O que é Sociedade Limitada Unipessoal (SLU) e diferenças para empresas EIRELI e LTDA

Por: | Data: agosto 3, 2022

O que é Sociedade Limitada Unipessoal (SLU) e diferenças para empresas EIRELI e LTDA

Sociedade Limitada Unipessoal, ou SLU como também é conhecida, é um tipo de empresa (natureza jurídica) para empreendedores que desejam abrir um negócio sem precisar de sócios.

Esta natureza jurídica surgiu em nosso ordenamento jurídico em 2019 e desde então, vem se consolidando como a melhor alternativa para quem deseja abrir uma empresa individual, ou seja, sem sócios.

Diante disso, preparamos um conteúdo completo onde vamos destacar, os seguintes pontos:

  • O que é Sociedade Limitada Unipessoal (SLU);
  • Vantagens da Sociedade Limitada Unipessoal (SLU);
  • Diferenças entre MEI, EI, Eireli e SLU;
  • Quais os documentos para abrir uma SLU;
  • Como abrir uma Sociedade Limitada Unipessoal.

Para saber mais e esclarecer todas as suas dúvidas, continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final.

Abrir Empresa

O que é Sociedade Limitada Unipessoal (SLU)

A Sociedade Limitada Unipessoal é um tipo de empresa que não exige sócio para a sua abertura, nem mesmo exige um capital social mínimo para a formalização de um negócio.

Além disso, este tipo de empresa se destaca por ser uma “Limitada”, ou seja, natureza jurídica que mantém o patrimônio e as possíveis dívidas da empresa e do empresário separadas.

Esta separação é fundamental para a segurança jurídica dos empreendedores, evitando que seus bens pessoais possam ser utilizados para o pagamento de dívidas da empresa.

A SLU surgiu com a publicação da Medida Provisória 881/2019 e posteriormente, foi convertida na Lei 13.874/2019, também conhecida como Lei da Liberdade Econômica.

Por sua vez, com a chegada da SLU, deixou de existir a EIRELI, tipo de empresa que também era voltada para empresários individuais, mas que tinha como exigência, um capital social de no mínimo 100 salários mínimos, fato que dificultava a abertura de empresas sem sócios no país.

Vantagens da Sociedade Limitada Unipessoal (SLU)

Desde que entrou em vigor, a SLU foi muito comemorada por contadores, empresários e empreendedores, tendo em vista os seus significativos benefícios.

Dentre as principais vantagens que a Sociedade Limitada Unipessoal (SLU) tem a oferecer, podemos destacar:

  • Permite a abertura de empresa sem sócios;
  • Não exige capital social mínimo para abertura;
  • Mantém o patrimônio pessoal do empreendedor e o da empresa separados;
  • Permite a abertura de mais de uma empresa neste formato pelo mesmo empreendedor.

Sem dúvida alguma, os itens listados são vantagens importantes e que fizeram da Sociedade Limitada Unipessoal uma opção muito melhor que a antiga EIRELI.

Diferenças entre MEI, EI, Eireli e SLU

Por sua vez, agora que você já sabe o que é uma Sociedade Limitada Unipessoal, vamos destacar as principais características e diferenças entre MEI, EI, Eireli e SLU.

Sabemos que essas siglas podem gerar certa confusão e muitas dúvidas na cabeça do empreendedor, por isso, nada melhor que diferenciá-las.

MEI: Esta é a sigla para Microempreendedor Individual, uma natureza jurídica e tipo de empresa destinada a empreendedores individuais (sem sócios), que desejam abrir e formalizar um negócio com faturamento anual de até R$ 81 mil.

Neste tipo de empresa, os impostos são pagos em guia única, com valor fixo e reduzido, mas apesar do benefício, o MEI só pode contratar 1 funcionário.

EI – Empresário Individual: O EI é um tipo de empresa que também é destinado a empresários individuais, mas que tem como vantagem a sua natureza ilimitada.

Em outras palavras, o patrimônio da empresa e do empresário ficam vinculados, e com isso, possíveis dívidas da empresa podem alcançar o patrimônio do empresário.

EIRELI: Esta é a sigla para Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, uma natureza jurídica para abertura de empresas sem sócios, mas que exigia capital social de no mínimo 100 salários mínimos.

Pouco flexível, este tipo de empresa deixou de existir com a chegada da SLU – Sociedade Limitada Unipessoal.

SLU: Por fim, temos a Sociedade Limitada Unipessoal, tipo de empresa para negócios individuais, conhecida por seus benefícios, conforme já destacamos anteriormente.

Quais os documentos para abrir uma SLU

Ao contrário do que muitos empreendedores acreditam, a lista de documentos para abrir uma SLU – Sociedade Limitada Unipessoal é simples e inclui os seguintes itens:

  • RG e CPF do empreendedor;
  • Comprovante de Residência do empreendedor;
  • Inscrição Imobiliária ou Carnê IPTU do local para instalação da empresa;
  • Contrato Social dentro das normas da Junta Comercial e em três vias.

Dentre os documentos da lista acima, o Contrato Social é aquele que costuma gerar o maior número de dúvidas entre os empreendedores.

No entanto, se você possui alguma dúvida, quanto a este documento, não se preocupe, pois, o time de contadores aqui da Já Calculei Contabilidade está preparado para orientar você.

Contabilidade Online

Como abrir uma Sociedade Limitada Unipessoal

Após conhecer todos os detalhes da Sociedade Limitada Unipessoal, é hora de conferir o que é preciso para abrir uma empresa deste tipo.

Para ajudar você a ficar por dentro de tudo, a Já Calculei preparou um pequeno passo a passo com todas as etapas que envolvem a abertura deste tipo de empresa, confira:

  1. Contrate um serviço de contabilidade;
  2. Defina o nome da sua empresa;
  3. Defina o regime tributário da empresa (Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real);
  4. Escolha seu CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas;
  5. Elabore o Contrato Social;
  6. Separe os documentos necessários para abertura da empresa;
  7. Obtenha o CNPJ e a Inscrição Estadual;
  8. Obtenha a Inscrição Municipal e o Alvará de Funcionamento.

A princípio, pode parecer que são muitas etapas, mas na prática, você poderá observar que com o apoio de uma contabilidade, tudo é resolvido de forma rápida e descomplicada.

Como abrir uma empresa gratuitamente pela internet

Pensando em abrir uma Sociedade Limitada Unipessoal, mas não sabe por onde começar?

Conte com o apoio da Já Calculei Contabilidade, assine um dos nossos planos em serviços contábeis e abra a sua empresa de forma gratuita, com total comodidade através da internet.

A Já Calculei atende negócios e empreendedores nos mais variados segmentos e em todas as partes do país.

Para saber mais sobre os nossos serviços e abrir a sua empresa, clique aqui e entre em contato conosco, agora mesmo!