Como abrir um CNPJ LTDA: Confira o passo a passo





Como abrir um CNPJ LTDA

Por: | Data: fevereiro 22, 2022

Como abrir um CNPJ LTDA

Você sabe o que é preciso para abrir um CNPJ LTDA? A abertura de CNPJs do tipo LTDA é a opção mais indicada para empresários e empreendedores que não abrem mão da segurança jurídica.

Nesse conteúdo, você vai conferir o que é um CNPJ LTDA e o passo a passo para abrir uma empresa com essa característica.

Deseja saber mais sobre o assunto e tirar todas as suas dúvidas? Continue conosco e acompanhe esse conteúdo até o final.

O que é CNPJ LTDA?

LTDA é a sigla para “Limitada” e faz referência às empresas constituídas em um formato onde a responsabilidade patrimonial dos sócios é limitada.

A princípio pode parecer complexo, mas na prática, uma empresa LTDA é aquela onde o patrimônio pessoal dos sócios e da empresa permanecem desvinculados.

Essa característica garante maior segurança jurídica para os empreendedores e empresários, uma vez que os seus bens pessoais não podem ser afetados ou penhorados para o pagamento de dívidas contraídas em nome da empresa.

Abrir Empresa

Quais são os tipos de CNPJ LTDA?

No Brasil, temos diferentes tipos de empresas e CNPJ com natureza limitada, dentre os quais, podemos destacar:

  • SLU – Sociedade Limitada Unipessoal: A SLU – Sociedade Limitada Unipessoal é uma natureza jurídica que permite aos interessados abrir uma empresa individual, ou seja, sem sócios e com responsabilidade limitada.
  • Sociedade Empresária Limitada: Outro tipo de empresa com características de limitada é a Sociedade Empresária Limitada, opção que é utilizada por empresários e empreendedores que desejam montar um negócio em sociedade.
  • Sociedade Simples Limitada: Por sua vez, a Sociedade Simples Limitada é uma opção para profissionais que desejam constituir uma sociedade para o desenvolvimento de atividades de natureza artística, científica ou intelectual.
  • Sociedade Anônima (S/A): Por fim, apesar de não destacado no seu nome, as Sociedades Anônimas também possuem características de empresa com responsabilidade limitada.

Como abrir uma empresa LTDA?

Agora que você já sabe o que é CNPJ LTDA e conhece os seus tipos, é hora de conferir o que é preciso para abrir uma empresa Limitada em um passo a passo completo sobre o assunto.

1.Contrate um serviço de contabilidade

O primeiro passo para abrir uma empresa, independente do seu tipo, porte ou segmento é a contratação de um serviço de contabilidade.

O contador é o profissional mais indicado para tirar todas as dúvidas de empresários e empreendedores a respeito da legalização dos seus negócios.

Além disso, é o contador quem cuidará de todos os trâmites para registro e legalização da empresa perante os órgãos públicos, incluindo a emissão do CNPJ e do Alvará de Funcionamento.

2.Defina a natureza jurídica

O primeiro passo para abrir uma empresa LTDA consiste na definição da melhor natureza jurídica.

Conforme visto no tópico anterior, existem diferentes tipos de empresa com natureza LTDA.

Por sua vez, as opções mais indicadas para quem está iniciando um novo negócio, são:

  • SLU – Sociedade Limitada Unipessoal (para quem não possui sócios):
  • Sociedade Empresária Limitada (para quem possui sócios).

No entanto, para tomar uma decisão assertiva, o mais indicado é que o empreendedor consulte o seu contador.

3.Separe a documentação necessária

Após contratar um serviço de contabilidade e definir a melhor natureza jurídica LTDA com base nos seus objetivos, será preciso separar alguns documentos.

Para abrir e legalizar sua empresa, separe os seguintes documentos:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de Residência;
  • Inscrição Imobiliária do local para instalação da empresa;
  • Certidão de Casamento (quando casado).

Quando a empresa possui sócios, é necessário separar os documentos pessoais de todos os membros da sociedade.

Por fim, além de separar os documentos listados acima, você precisará preparar com o apoio da contabilidade um dos seguintes documentos:

  • Contrato Social (Caso possua sócios);
  • Requerimento de Empresário (caso não possua sócios).

4.Registro da empresa LTDA na Junta Comercial

Após reunir a documentação necessária, o contador poderá registrar a empresa LTDA na Junta Comercial.

Com esse importante passo, a sua empresa ganhará vida e passará a ser reconhecida pelos órgãos públicos, recebendo um NIRE – Número de Identificação no Registro de Empresas.

5.Emissão do CNPJ

Após o registro da empresa LTDA na Junta Comercial, a contabilidade poderá providenciar a emissão do CNPJ na Receita Federal.

O CNPJ é um documento obrigatório para todas as pessoas jurídicas instaladas no Brasil e no caso das empresas, só pode ser emitido após o registro do negócio na Junta Comercial ou Cartório de Pessoas Jurídicas, a depender do caso.

6.Alvará de Funcionamento, Licenças e Inscrições

Por fim, a contabilidade cuidará da emissão do Alvará de Funcionamento da empresa, assim como também das suas licenças e inscrições, dentre as quais, podemos destacar:

  • Inscrição Municipal;
  • Inscrição Estadual;
  • Licença do Corpo de Bombeiros (quando necessária);
  • Licença da Vigilância Sanitária (quando necessária).

Como abrir um CNPJ LTDA pela internet

A princípio, pode parecer que o processo para abrir um CNPJ LTDA é complexo e lento, em virtude das suas diversas etapas.

No entanto, a boa notícia é que com o avanço da internet e da tecnologia, você já pode abrir a sua empresa limitada pela internet, com total praticidade e comodidade.

Confira o nosso passo a passo e solicite agora mesmo a abertura da sua empresa LTDA:

  • Efetue o seu cadastro em nosso chatbot, clicando aqui;
  • Escolha o plano ideal para as suas necessidades;
  • Efetue o pagamento da primeira mensalidade.

Aqui na Já Calculei Contabilidade, assinantes dos nossos planos anuais ganham abertura de empresa grátis!

Abrir Empresa

Qual o prazo para abrir uma empresa LTDA?

O prazo para abrir uma empresa LTDA varia de estado para estado e também em função do segmento de atuação da empresa.

Alguns negócios dependem de licenças especiais como a da Vigilância Sanitária e a do Corpo de Bombeiros, exigindo um pouco mais de tempo para a regularização.

No entanto, na maioria dos casos, o prazo médio para abrir uma empresa no Brasil é de 30 dias.

Deseja saber mais sobre como abrir CNPJ LTDA e tirar suas dúvidas? Conte com o apoio do nosso time de contadores, clique aqui e entre em contato conosco!