Código de atividades econômicas: Aprenda a classificar sua empresa

Por: | Data: abril 26, 2022

Código de atividades econômicas

As atividades que uma empresa exerce, seja prestando serviço, comercializando ou fabricando produtos são definidas pelo código CNAE. Essa classificação é muito importante na legalização de um CNPJ.

Você já ouviu falar sobre o código de atividades econômicas? Sabe a importância desse código para a sua empresa? Não? Então, continue lendo nosso post, que falaremos mais sobre a CNAE e sua utilização!

O que é CNAE?

CNAE ou Classificação Nacional de Atividades Econômicas é o padrão nacional de classificação dos códigos de atividades econômicas. Também é utilizada como critério pelos diversos órgãos para o enquadramento das empresas. Resumidamente, a CNAE serve para definir as operações e os segmentos das empresas.

A CNAE é aplicada a todas as empresas, organismos públicos e privados, estabelecimentos rurais, instituições sem fins lucrativos e pessoas físicas que economicamente produzam bens ou prestem serviços.

Como escolher a classificação de atividades econômicas para uma empresa?

Para escolher a CNAE adequada para uma empresa, é necessário definir qual atividade econômica que a empresa vai exercer. Por isso, a ajuda de um contador é importante, pois ele poderá, com base no seu plano de negócios, selecionar um ou mais código de acordo com as atividades que serão realizadas na empresa.

Uma empresa pode ter um ou mais códigos de classificação de atividades econômicas. Aquela que a organização mais realizar é considerada a CNAE principal; e todas as outras serão tituladas como CNAEs secundárias.

Vale observar que a empresa poderá ter até 99 atividades secundárias, porém a atividade principal não pode ser informada como secundária; nem a secundária como principal.

Abrir Empresa

Como é formado um código de atividades econômicas?

A CNAE é composta por sete dígitos, que representam a seção, a divisão, o grupo, a classe e a subclasse. Conheça a divisão da CNAE:

  • ·         seção: ao todo são 21 seções e são representadas por uma letra do alfabeto;
  • Divisões: são os dois primeiros números da sequência, ao todo são 87 divisões;
  • Grupos: formado por 285 grupos é representado pelo terceiro número do CNAE;
  • Classes: o quarto número do CNAE e o dígito verificador representa a classe, que ao todo são 672;
  • Subclasses: são 1.332 subclasses existentes, que equivalem aos dois últimos algarismos do código de atividades econômicas, após o dígito verificador.

Por exemplo, uma oficina mecânica de veículo automotor, o CNAE adequado é 4520-0/01, onde:

  • Seção: G (comércio: reparação de veículos automotores e motocicletas);
  • Divisão: 45 (comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas);
  • Grupo: 2 (manutenção e reparação de veículos automotores);
  • Classe: 0-0 (classe manutenção e reparação de veículos automotores);
  • Subclasse: 01 (serviços de reparação e manutenção mecânica de veículos automotores).

Todos os códigos CNAE estão disponíveis no site do IBGE, no CONCLA (Comissão Nacional de Classificação).

Ao formalizar uma empresa, é necessário conhecer o mais adequado código de atividades econômicas, para determinar o melhor CNAE e legalizar o seu CNPJ conforme as atividades que a empresa vai desempenhar. Com a ajuda de uma assessoria contábil é bem mais fácil tomar essa decisão e não errar a classificação.

Gostou de conhecer mais sobre a classificação de atividades econômicas? Ao abrir uma empresa todas as informações são essenciais, não é mesmo? Sabia que é possível abrir uma empresa totalmente online? Aproveite e conheça como abrir uma empresa online.