Plano de Negócios — Como Fazer Um Plano Assertivo

Por: | Data: novembro 16, 2020

Plano de Negócios — Como Fazer Um Plano Assertivo

Seja você um empreendedor de primeira viagem ou não, é imprescindível saber como desenvolver um plano de negócios. Essa ação serve para que você realize a abertura da sua empresa da melhor forma possível e mantenha sua saúde financeira. Neste artigo, você vai saber como criar um plano eficaz. Confira!

As etapas básicas de um plano de negócios assertivo

Antes de partir para o planejamento jurídico e financeiro, etapas geralmente mais complexas, o empreendedor precisa realizar a análise de mercado, marketing e operacional. Veja mais sobre elas a seguir:

 1. Análise de mercado, plano de marketing e operacional

Essas etapas são fundamentais para o empreendedor que está dando os primeiros passos rumo à abertura de uma empresa. Na análise de mercado é necessário estudar seu público-alvo, concorrência, fornecedores e o local onde ficará o empreendimento (em casos de negócios com sede física).

Com a análise de mercado feita, é hora de realizar o planejamento de marketing. Ele serve para que valores e missão da empresa sejam estabelecidos, assim como quais serão as estratégias adotadas para divulgação e venda dos produtos ou serviços.

Por fim, a base do seu planejamento fica estabelecida com a análise operacional. Nela o empreendedor irá estabelecer valor dos produtos e serviços e toda a estrutura da venda.

2. Etapa do planejamento financeiro

Para ter um plano de negócios que realmente seja útil, depois de realizar as etapas básicas anteriores, é necessário fazer o planejamento financeiro.

Esta etapa é ideal para ter em mãos todas as informações relacionadas a vida financeira do seu negócio, esteja ele começando ou já tenha anos de atividade. Nele, será preciso avaliar investimentos, lucros e fontes de financiamento.

Para desenvolver esse planejamento, você precisa cobrir tópicos como as receitas geradas, fluxos de caixa, investimentos e previsão de custos. De forma mais clara, é preciso incluir no seu planejamento especificações como:

  • quais são os recursos utilizados para as projeções financeiras;
  • despesas e receitas previstas para meses e anos próximos;
  • lucros e recursos financeiros previstos;
  • quanto já foi e será investido no negócio.

Para um bom planejamento, é importante ter na ponta do lápis relatórios de finanças passadas, finanças variáveis, assim como relatórios de entradas de lucros e despesas futuras.

3. Etapa do planejamento jurídico

Um planejamento só é assertivo quando possui todas as questões legais ligadas a empresa. Isso inclui como a empresa é enquadrada (como, por exemplo, MEI, PME ou ME), licenças e permissões legais, assim como representantes jurídicos.

Depois de todas essas informações, para ter certeza de que seu planejamento é realmente assertivo é preciso avaliar a eficácia dele. Para isso você pode revisar todas as informações e procurar auxílios de especialistas.

Agora que você já sabe como fazer um plano de negócios, continue acompanhando o blog do Já Calculei e tenha mais dicas como essas para sua empresa.

Links alternativos:

Contabilidade online
Blog
Planos e Preços
Área do Cliente
Contato

Tags: