Abrir empresa online: como deve ser feito o processo de abertura?

Por: | Data: março 30, 2022

Abrir empresa online

Atualmente o processo de abertura de empresa ficou bem mais prático e fácil, o que contribuiu para o aumento de formalizações de pequenos e grandes negócios. Só em 2021 foram criadas 4.026.776 novas empresas, um aumento de 20% em relação a 2020.

Abrir empresa online com menor burocracia já é realidade, por isso vamos falar como é feito esse processo e o que mais você precisa saber sobre o assunto. Acompanhe a seguir!

Abra sua empresa 100% online

Com o avanço da tecnologia hoje já é possível abrir uma empresa 100% online. É o caso do Microempreendedor Individual (MEI), que além de não ter taxas para abertura pode ser constituído no mesmo dia.

Algumas Juntas Comerciais também já atuam de forma 100% online, de forma integrada com todos os órgãos de registro.

Outra possibilidade para abrir uma empresa online é contratar o serviço de uma contabilidade online, que realiza todos os trâmites de formalização e ainda têm condições de aberturas vantajosas para aqueles que estão iniciando os negócios.

Separe a documentação necessária para abrir empresa online

O que mais facilita ao abrir uma empresa online é separar a documentação necessária. Alguns documentos são indispensáveis na hora do processo, independente do tipo e ramo da empresa. Veja:

  •         documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS);
  •         CPF;
  •         comprovante de residência;
  •         comprovante de endereço comercial;
  •         título de eleitor para os proprietários que não declaram imposto de renda ou número do recibo de entrega dos dois últimos anos da DIRPF.

Para o processo de abertura de uma empresa online é necessário que os proprietários emitam um certificado digital e-CPF, que é a assinatura online dos sócios.

Abrir Empresa

Contrate uma contabilidade online

Para abrir uma empresa online é necessário um contador. Além de ser exigido os dados do profissional no processo de abertura é ideal contar com uma assessoria completa, para sanar todas as suas dúvidas e evitar atrasos na formalização do CNPJ.

Escolha o nome empresarial

O nome empresarial de uma empresa é um dado importante quando for constituí-la. Ele é a identidade do seu negócio, por isso é importante pensar em uma boa opção para divulgação e marketing.

Defina a atividade de sua empresa

As atividades que uma empresa exerce são classificadas pelo CNAE. Defina o ramo que vai atuar e qual serviço será oferecido pela sua empresa. Você pode contar com o esclarecimento da contabilidade para definir qual a nomenclatura correta para o seu negócio.

Conte com a contabilidade para realizar todos os trâmites

Ao abrir empresa online conte com a ajuda da contabilidade e fique despreocupado com os trâmites legais de abertura. No entanto, caso você deseje saber como o processo funciona, explicaremos de forma breve.

O primeiro passo para abrir uma empresa é realizar o processo de viabilidade na Junta Comercial do seu estado. Após aceito é necessário fazer uma coleta de dados pelo DBE no site do REDESIM, esse processo é integrado entre Junta, Estado e Receita Federal.

Com o DBE deferido é preciso realizar o processo de formalização documental na Junta Comercial e realizar o registro nesse órgão. Logo após a aprovação a empresa já é inscrita no CNPJ e inscrição estadual, se for o caso.

Abrir empresa online é uma facilidade para os novos empreendedores. Todo o processo pode ser realizado de forma prática e rápida, sobretudo quando se pode contar com a ajuda de uma contabilidade online.

E aí, gostou de saber como é possível abrir empresa online? Aproveite e saiba mais como formalizar um pequeno negócio.