Como escolher nome de empresa - Já Calculei - Contabilidade Online





Como escolher nome de empresa

Por: | Data: dezembro 29, 2021

Como escolher nome de empresa

Como escolher nome de empresa? Essa é uma dúvida muito comum entre os empreendedores em geral, e pode ser também a sua.

Escolher o nome de uma empresa não é uma tarefa fácil, afinal, precisamos que ele reflita o que a empresa faz e ao mesmo tempo, seja marcante.

Um nome de empresa atraente e memorável pode ajudar a construir o reconhecimento e a gerar negócios. Por outro lado, um nome mal escolhido pode afastar os clientes e fazer com que a sua empresa acabe no esquecimento.

Para ajudar você, separamos algumas dicas sobre como escolher nome de empresa, que você não pode deixar de conferir!

1.Escolha um nome que não limite o crescimento da empresa

Escolha um nome que seja amplo o suficiente para dar espaço ao crescimento de sua empresa.

Os nomes geográficos, por exemplo, aqueles que levam o nome de um lugar, são populares. Mas o que acontecerá se o seu negócio decolar e você precisar expandir a área geográfica que cobre?

A menos que você tenha certeza de que deseja ficar em um local específico, evite usar a geografia no nome de sua empresa.

Também é importante ficar longe de nomes que descrevam modismos ou tendências atuais, pois com o passar das tendências, esses nomes podem se tornar inapropriados.

Abrir Empresa

2.Escolha um nome de fácil memorização

O ideal é que o novo nome da empresa seja composto de palavras fáceis de lembrar, soletrar e pronunciar. Além disso, evite os nomes longos, sempre que possível prefira os nomes curtos e marcantes.

Quando o assunto é como escolher nome de empresa, é muito importante pensar em opções de fácil memorização e pronúncia, pois isso fará com que o público lembre da sua empresa com maior facilidade.

Além disso, é preciso destacar que os nomes de fácil pronúncia podem facilitar até mesmo, futuras indicações por parte dos seus clientes a familiares e amigos.

3.Faça uma pesquisa pelo nome da empresa

Ao escolher o nome da sua empresa, muitos empreendedores não realizam uma pesquisa detalhada para verificar se o nome em questão já está em uso, e com isso, acabam enfrentando problemas no futuro.

Antes de definir o nome da sua empresa, é muito importante verificar a existência de outra empresa utilizando o mesmo nome. É possível fazer isso em uma pesquisa no Google e preferencialmente no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Intelectual.

Ao utilizar um nome empresarial que já está em uso, você poderá ser obrigado a trocar o nome da sua empresa, e além disso, pagar multas e indenizações ao proprietário do nome, caso ele esteja registrado contra o seu uso indevido.

Portanto, quando pensar em como escolher nome de empresa, reúna as possibilidades e verifique se elas não estão em uso, antes de tomar sua decisão final.

Veja também: Registro de marcas: Saiba o que é e como registrar sua marca

4.Verifique a disponibilidade de domínio

Vivemos na era digital, e, portanto, independente do tamanho da sua empresa, é fundamental que ela marque presença na internet, principalmente por meio de sites e redes sociais.

Sendo assim, ao pensar em como escolher nome de empresa, não se esqueça de considerar a disponibilidade de domínios para o nome desejado.

Verifique se já não existe algum domínio, ou seja, endereço de site que utilize o nome da sua empresa. Caso não exista, providencie a compra do domínio de forma imediata, mesmo que você não esteja pensando em montar um nesse primeiro momento.

O registro de um domínio custa em média R$ 40,00 anuais, e você pode consultar gratuitamente a sua disponibilidade em sites como o registro.br.

5.Utilize um gerador de nomes de empresa gratuito

Não tenha dúvidas, o assunto é como escolher nome de empresa, deixa muita gente de cabelo branco, a tarefa realmente não é fácil.

Diante disso, surgiram muitos sites na internet que fornecem ferramentas gratuitas para a escolha de nomes empresariais.

Esses sites podem ser uma boa alternativa quando faltam boas ideias, pois mesmo que você não utilize uma das sugestões fornecidas, elas podem ser úteis para despertar ideias.

Dentre os sites para gerar nomes de empresa mais conhecidos, podemos destacar:

6.Faça um brainstorming de ideias

Reúna pessoas próximas e solicite sugestões para o nome da sua futura empresa, em uma espécie de brainstorming de ideias.

Ouça atentamente, as ideias apresentadas e anote cada uma delas para avaliar futuramente, quem sabe com a ajuda de amigos, familiares e pessoas próximas, você não consiga definir um nome bacana para a sua empresa?

7.Seja criativo para escolher um bom nome de empresa

Quando o assunto é como escolher nome de empresa, não podemos deixar a criatividade de lado. Ser criativo é um dos segredos para criar um nome empresarial marcante e de sucesso.

Utilize todo o poder da sua imaginação, preferencialmente sem muita pressa, e tenha sempre em mãos um papel e caneta para ir anotando os nomes que podem surgir em sua mente de forma repentina.

Mas, lembre-se, um nome criativo não necessariamente precisa ser algo de outro mundo ou completamente diferente de tudo o que já se viu.

Em muitos casos, grandes marcas e empresas de sucesso nascem com nomes simples, mas autênticos e marcantes.

O nome Apple, por exemplo, é uma referência a fruta preferida de Steve Jobs, ou seja, a maçã.

Assim como a Apple, muitas empresas de sucesso possuem nomes simples, mas que com o tempo se tornaram marcantes, e a próxima, pode ser a sua!

Abrir Empresa

Abra a sua empresa gratuitamente

Ao longo desse conteúdo você conferiu 7 dicas relacionadas a como escolher nome de empresa, após definir um nome para o seu negócio, é hora de aproveitar a oportunidade para abrir sua empresa gratuitamente.

Aqui na Já Calculei, sua primeira opção em contabilidade online, acreditamos no empreendedorismo e na força dos novos negócios.

Sendo assim, incentivamos empreendedores como você a tirar seus planos do papel, oferecendo abertura de empresa grátis!

Precisando do apoio e orientação para abrir a sua empresa sem sair de casa e sem qualquer complicação?

Clique aqui e entre em contato conosco, agora mesmo!