Nome Fantasia MEI

Por: | Data: dezembro 16, 2021

Nome Fantasia MEI

Nome Fantasia MEI: Confira como cadastrar ou alterar o nome fantasia da sua empresa e tenha acesso a uma série de dicas e ideias que podem ajudar você a definir o nome fantasia da sua empresa.

Por falar nisso, você sabe o que é nome fantasia MEI? Não se preocupe, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, respondendo essas e outras perguntas.

Sendo assim, se você deseja saber mais sobre o nome fantasia MEI, continue conosco e acompanhe esse conteúdo até o final!

O que é nome fantasia MEI?

Nome fantasia MEI é o nome comercial que você utilizará para a sua empresa, ele é diferente do nome empresarial, que no caso do MEI é o seu próprio nome completo seguido do CPF.

O nosso nome fantasia, por exemplo, é “Já Calculei”, e você já pensou no nome ideal para a sua empresa?

O nome fantasia MEI é um dos itens que você precisará fornecer no momento de abertura e registro da sua empresa e será muito importante para os seus negócios.

Use toda a sua criatividade e pense com carinho em um nome para o seu negócio. Vamos ajudar, fornecendo algumas dicas no próximo tópico.

Abrir Empresa

Como escolher um nome fantasia MEI?

Escolher um nome fantasia MEI nem sempre é uma tarefa fácil, pois podem faltar boas ideias durante o processo de escolha, não é mesmo?

Pensando nisso, decidimos separar algumas dicas que podem ajudar você a escolher o nome fantasia da sua empresa, confira na sequência.

1.Não coloque limites no seu negócio

Observe o nome de empresas amplamente conhecidas, como Google, Apple, Microsoft, Tesla, Facebook, esses nomes não estão ligados a limites geográficos, esferas de negócios ou tipos de produtos.

As empresas mais conhecidas do mundo, prestam uma série de serviços ou vendem diferentes produtos em várias partes do mundo, por isso, os seus nomes não estão relacionados a um limite geográfico ou a uma única atividade empresarial.

Portanto, quando se trata do nome fantasia MEI, você deve considerar que seu negócio não oferecerá no futuro, necessariamente os mesmos serviços e produtos que no início.

Suas ideias irão evoluir, seu produto certamente mudará, você desejará expandir seus negócios para novos mercados, e, portanto, o nome da empresa não deve se tornar um problema em determinado estágio do desenvolvimento da empresa.

2.Conte uma história por trás do nome

Muitos nomes empresariais conhecidos foram criados em circunstâncias interessantes que adicionaram algum tipo de mistério em torno da marca.

Por exemplo, “Google” é apenas um erro ortográfico da palavra googol, enquanto “Nike” foi batizada em homenagem ao deus grego da vitória, por fim, você provavelmente pode adivinhar a fruta favorita de Steve Job.

Pense em uma história memorável que despertará emoções e curiosidade nas pessoas para definir o seu nome fantasia MEI.

3.Prefira um nome curto e de fácil memorização

Você já observou que empresas amplamente conhecidas e startups de sucesso têm nomes curtos e exclusivos? Veja alguns exemplos:

  • NuBank;
  • Ifood;
  • Uber;
  • SpaceX

Os nomes da lista acima são compostos por uma única palavra e podem ser simples, mas, ao mesmo tempo, são cativantes e únicos.

Esses tipos de nomes são lembrados pelas pessoas à primeira vista, o que torna mais fácil para os empreendedores construir a sua marca.

Nomes corporativos extremamente longos e impronunciáveis podem confundir seus clientes em potencial e fazer com que eles prefiram comprar produtos ou serviços de seu concorrente cujo nome eles simplesmente se lembram com mais facilidade.

Além disso, nomes complexos são difíceis de usar, pense em um futuro nome de domínio, e-mails corporativos, elementos de design, é um lado extremamente importante do seu negócio. Leve todos esses itens em consideração ao escolher o seu nome fantasia MEI.

4.Verifique a disponibilidade do domínio e do nome

O nome da sua empresa não será colocado apenas no papel, o domínio, as marcas registradas e os perfis de mídia social provavelmente serão nomeados da mesma forma que sua empresa.

Portanto, antes de escolher um determinado nome para sua empresa, verifique a disponibilidade do nome de domínio em sites especializados e também para uso nas redes sociais.

Além disso, se você deseja proteger o seu nome fantasia MEI e a sua marca, providencie, o quanto antes o seu registro no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

5.Elabore uma lista com ideias

Para escolher o melhor nome fantasia MEI, você deve criar uma lista de nomes potenciais.

Você pode esboçar ideias sozinho ou com amigos durante uma sessão de brainstorming. Depois disso, deixe que todos votem e, por fim, escolha não mais do que as cinco melhores opções.

Você pode pedir para seus amigos ou parentes para votar nas opções e expressar seus pontos de vista.

Verifique as melhores opções de disponibilidade de domínio, a existência de empresas com esses nomes e outros pontos destacados acima.

Por fim, leve em consideração todas as opiniões, resultados da enquete e sua opinião para escolher o nome da sua futura empresa.

Saiba que o nome fantasia MEI não deve cumprir nenhum requisito. Pode ser uma palavra única que nunca existiu, um nome informativo que permitirá que as pessoas saibam o que a sua empresa faz ou apenas um nome significativo para você.

Como alterar nome fantasia MEI

Você já sabe o que é nome fantasia MEI e conferiu uma série de dicas para escolher o nome da sua empresa, mas, e se for preciso alterar?

É possível alterar o nome fantasia MEI? Sim, você pode alterar o nome fantasia MEI, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o Portal do Empreendedor, clicando aqui.
  2. Clique em “Já Sou MEI”;
  3. Na sequência, clique em “Atualização Cadastral”;
  4. Na próxima página clique em “Solicitar”;
  5. Faça login com a sua senha GOV para atualizar os dados cadastrais da sua empresa;
  6. Por fim, não se esqueça de salvar as alterações.

Contabilidade Online

Agora que você já sabe tudo sobre o nome fantasia MEI, conte com a Já Calculei, temos planos a partir de R$ 29,90 para Microempreendedores Individuais.

Conte com o apoio dos nossos contadores, clique aqui e entre em contato conosco para saber mais!