O Que É Razão Social E Qual A Diferença Do Nome Da Empresa?

Por: | Data: dezembro 21, 2020

O Que É Razão Social E Qual A Diferença Do Nome Da Empresa?

Muitos empreendedores que estão iniciando um novo negócio, possuem dúvidas sobre alguns conceitos básicos do ramo empresarial. No entanto, existe uma que é muito frequente: o que é razão social e qual a diferença do nome da empresa? 

Para entendermos melhor, vamos explicar o que é razão social e quais são as principais características que diferenciam do nome da empresa. 

O que é razão social?

A razão social é a denominação real da sua empresa. É o nome que está vinculado a todos os documentos relacionados ao seu negócio, como o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), registros em cartório, junta comercial, contrato social, notas fiscais, documentos bancários, escrituras, entre outros. 

Assim como pessoas físicas possuem diversos tipos de documentos necessários para terem seus direitos e deveres reconhecidos pela sociedade, uma organização também possui. 

Ela é de extrema importância para a legalização da empresa, assim como o endereço do espaço físico e o CNPJ. Será necessário informar o nome escolhido para solicitar qualquer tipo de serviço, como contratação de terceiros ou se inscrever em demandas ou editais governamentais. 

Diferentemente de pessoas físicas, que podem ter nomes iguais, como João da Silva, por exemplo, a pessoa jurídica precisa ter uma denominação exclusiva. Por isso, você precisa se certificar que nenhum outro estabelecimento possui a mesma razão social que a sua. 

No entanto, esse registro possui abrangência apenas estadual, ou seja, outra empresa com a mesma razão social pode existir em outro estado do Brasil.

 Nome da empresa — ou Nome fantasia

O nome da empresa, também conhecido como nome fantasia ou marca empresarial, é como sua empresa é reconhecida popularmente, podendo ser igual ou não da razão social. Normalmente é o nome que serve para maior divulgação da marca, utilizando estratégias de marketing e vendas. 

Embora possa constar no cadastro social e também ser registrado na junta ou cartório, o que diferencia um nome do outro é a finalidade. É o nome fantasia que vai aparecer em seu logotipo, na fachada de sua loja e em seu material de divulgação. 

É fundamental que ele seja atraente aos olhos do consumidor, diferente da razão social que descreve o ramo de atividade do negócio.

Além disso, é importante que o nome seja de fácil memorização, para que conquiste um reconhecimento de marca e auxilie na sua consolidação no mercado.

Conseguiu entender o que é razão social e a qual diferente do nome da empresa? Então, continue acompanhando o blog do Já Calculei para adquirir mais conhecimento e estar preparado para abrir o seu próprio negócio.

Links alternativos:

Contabilidade online
Blog
Planos e Preços
Área do Cliente
Contato

Tags: