Como montar um negócio: Confira o passo a passo completo

Por: | Data: agosto 20, 2021

montar uma negocio

Montar um negócio próprio é o sonho de muitos brasileiros que querem mudar de vida e conquistar a independência financeira.

Para muitos, ser dono do próprio negócio pode ser sinônimo de realização profissional e mais qualidade de vida.

Está em busca do seu sonho de montar um negócio, mas ainda não sabe por onde começar ou possui algumas dúvidas? A Já Calculei vai ajudar você!

Neste conteúdo, preparamos um passo a passo completo com todas as etapas que você precisa seguir para abrir a sua empresa.

Ao final, vamos deixar um canal de contato para que você retire as suas dúvidas com os nossos especialistas e um brinde especial, vale a pena conferir!

1.Tenha um plano de negócios

Preparar um plano de negócios é o primeiro passo para quem deseja montar um negócio que gere bons resultados e tenha sucesso.

O plano de negócios funciona como um guia, contribuindo para que o empresário e empreendedor saiba exatamente o que precisa fazer para colocar o seu negócio de pé.

Você já pensou em construir uma casa sem antes preparar um projeto? As chances de algo não sair como o esperado são grandes, na prática o mesmo acontece com quem tenta montar uma empresa sem plano de negócios.

A saber, você até pode conseguir montar a sua empresa sem antes preparar um plano de negócios, no entanto, a possibilidade de algo não sair como o esperado é praticamente inevitável.

Abrir Empresa

Portanto, antes de montar um negócio, prepare um plano de negócios completo e que considere ao menos os seguintes itens:

  • Nome da empresa;
  • Atividades desenvolvidas;
  • Localização da empresa;
  • Público alvo;
  • Capital inicial para abrir a empresa;
  • Custos para operação dos negócios;
  • Estudo de viabilidade e concorrentes;
  • Planejamento de marketing;
  • Planejamento financeiro;
  • Mão de obra necessária.

Podemos considerar os itens da lista acima como um ponto chave para o sucesso da sua futura empresa.

2.Escolha o local de instalação da empresa

Após elaborar o plano de negócios, é hora de escolher um local adequado para instalação da empresa.

O local ideal para montar um negócio deve ser de fácil acesso ao público, preferencialmente em regiões com grande fluxo de pessoas, característica que contribuirá para a visibilidade da empresa.

A depender do tipo de negócio e do local de instalação também pode ser importante oferecer algumas comodidades adicionais como estacionamento, por exemplo.

Também é importante destacar que ao escolher o local ideal para montar um negócio você também deve levar em consideração fatores como os custos com aquisição ou locação do espaço e as necessidades de reforma.

Na prática, a localização ideal para a sua empresa deve ser aquela que atenda às necessidades do público e que esteja dentro do orçamento e dos negócios.

3.Trace um planejamento para a contratação de funcionários

Para montar um negócio que alcance o sucesso e os resultados esperados você não deve achar que poderá fazer tudo sozinho.

Contar com a ajuda de colaboradores é essencial para o sucesso e crescimento de toda e qualquer empresa.

Portanto, com base no seu plano de negócios, defina o número de funcionários que a sua empresa precisa e para quais funções contratar.

Você também precisará definir a duração da jornada de trabalho, a remuneração e os benefícios que serão concedidos aos contratados, sempre observando e respeitando a legislação vigente e a convenção do sindicato que representa a categoria.

Para contratar bons funcionários, realize um processo seletivo bem organizado composto de entrevistas e testes que julgar necessário.

Após selecionar os funcionários que você precisa para montar um negócio, solicite que os escolhidos entreguem a lista de documentos admissionais abaixo:

  • Cópia do RG e CPF;
  • Original e cópia da carteira de trabalho;
  • Número do PIS
  • Foto 3×4;
  • Título de eleitor;
  • Cópia do comprovante de residência atualizado;
  • Cópia do comprovante de escolaridade;
  • Cópia da certidão de nascimento ou de casamento;
  • Cópia do certificado de reservista.

Além de solicitar os documentos acima, os funcionários selecionados precisam realizar o exame médico admissional.

Se você é cliente Já Calculei, logo em seguida, basta solicitar à nossa equipe o registro e admissão dos novos funcionários, fazendo o upload da documentação em nossa plataforma online.

4.Invista em estratégias de marketing

Após definir o local de instalação da sua empresa, montar a estrutura necessária e contratar funcionários, será preciso pensar nas estratégias de marketing e divulgação do seu novo negócio.

Para gerar vendas e resultados a sua empresa precisa ser visível e aparecer para o público. Sendo assim, podemos afirmar que investir em boas estratégias de marketing será fundamental.

Não basta apenas um letreiro bacana, sua empresa deve aparecer para o seu público alvo e potenciais clientes, seja por meio de propagandas em jornais, rádios, revistas ou televisão, seja por meio das redes sociais.

Ao montar um negócio, quanto maior o investimento em boas estratégias de marketing, maior a visibilidade da sua empresa e as chances de conquistar novos clientes, portanto, não economize no marketing.

5.Vai montar um negócio? Não esqueça do CNPJ

De nada adianta uma excelente ideia de negócio e a realização de investimentos para montar um negócio, se você não possui um CNPJ.

Para que a sua empresa esteja apta para entrar em funcionamento ela precisará de autorização do fisco e alguns documentos, sendo o CNPJ o mais conhecido e importante dentre eles.

Sendo assim, ao montar um negócio, não se esqueça da regularização da sua empresa e dos seguintes documentos:

  • Contrato Social;
  • CNPJ;
  • Inscrição Estadual;
  • Inscrição Municipal;
  • Alvará de Funcionamento.

Para que a sua empresa possa entrar em funcionamento, será preciso obter os documentos listados acima e em alguns casos licenças especiais, como a do Corpo de Bombeiros e a da Vigilância Sanitária.

Como montar um negócio com pouco dinheiro?

A vontade de empreender e montar o próprio negócio anda lado a lado com uma parcela significativa dos brasileiros.

No entanto, sabemos que apesar de todo esforço e dedicação, nem sempre é fácil abrir um negócio do zero, principalmente quando levamos em consideração que a abertura de uma empresa envolve recursos financeiros.

Diante deste contexto, é muito provável que você que chegou até aqui, ainda não tenha montado um negócio próprio, justamente por falta de recursos.

Não se preocupe! A Já Calculei nasceu para ajudar pessoas empreendedoras como você! Por isso, vamos listar uma série de dicas e alternativas para quem pretende montar um negócio com pouco dinheiro.

Pensando em montar o próprio negócio, mas não tem muito dinheiro disponível para investir? Então, não perca mais tempo, confira nossas sugestões!

Abrir Empresa

1.Inicie um negócio como MEI

MEI é a sigla para Microempreendedor Individual, uma categoria empresarial para pequenos empreendedores que sonham com o próprio negócio.

De acordo com a legislação em vigor, quem decide abrir um MEI pode faturar até R$ 81 mil por ano e contratar 1 funcionário.

Além disso, o MEI paga seus impostos em guia única, com um valor reduzido que garante acesso aos benefícios da Previdência Social, incluindo aposentadoria.

Abrir um MEI e conquistar o seu CNPJ é muito fácil! Confira o passo a passo abaixo:

1.Acesse o Portal do Empreendedor;

2.Clique na opção “Quero ser MEI”;

3.Em seguida, clique em “Formalize-se”;

4.Crie uma conta “GOV.BR” ou acesse com sua senha;

5.Forneça os documentos e informações solicitadas;

6.Escolha as atividades do MEI;

7.Confira os dados e finalize sua inscrição;

8.Por fim, imprima ou salve no seu computador o CCMEI – Certificado de Condição de Microempreendedor Individual.

Para conferir quais tipos de empresa você pode abrir como MEI, clique aqui.

2.Venda lanches e refeições delivery

Em meio ao dia a dia agitado, as pessoas contam com um tempo cada vez menor para preparar suas próprias refeições, e por isso, procuram cada vez mais os aplicativos e estabelecimentos que vendem lanches e refeições no delivery.

Observando essa oportunidade que o mercado oferece, você pode abrir uma lanchonete, um pequeno restaurante ou até mesmo, iniciar um negócio preparando refeições para entrega, aproveitando a cozinha da sua própria casa.

Para conquistar clientes e divulgar seus produtos, invista em opções saborosas, divulgação nas redes sociais e venda através de aplicativos especializados, como o iFood.

3.Venda de produtos na internet

Outra dica muito interessante para quem pretende montar um negócio com pouco dinheiro é a venda de produtos através da internet.

Para começar, você não precisa de um site próprio, pois pode aproveitar plataformas de marketplace que já contam com um grande número de visitas, dentre elas, o Mercado Livre e a Shopee.

Se você tem amplo conhecimento em determinado assunto, também pode gravar um curso online ou produzir um e-book sobre o tema e vender em plataformas de afiliados, como a Hotmart, Eduzz, Monetizze e muitas outras.

Não tenha dúvidas, vender produtos na internet não exige alto investimento inicial, mas pode ser um negócio altamente lucrativo!

4.Invista em serviços de lava jato e limpeza automotiva

Oferecer serviços em limpeza automotiva pode ser uma excelente oportunidade para quem pretende montar um negócio com pouco dinheiro.

Você pode começar de maneira informal em um espaço reduzido, como a garagem da sua própria casa e à medida que for conquistando clientes e obtendo recursos, expandir os seus negócios.

Aqui, o segredo é tratar os clientes com cordialidade e cuidar de todos os detalhes para oferecer um serviço de excelência, garantindo assim, que os clientes voltem mais vezes.

5.Ofereça serviços em manutenção de computadores

Você tem um conhecimento bacana sobre computadores? Se a sua resposta foi “Sim”, você pode utilizar esse conhecimento ao seu favor e oferecer serviços de manutenção e reparo em notebooks e computadores em geral.

Tem sempre alguém precisando formatar ou substituir algum componente, sendo assim, você pode aproveitar para oferecer seus serviços e garantir inicialmente uma renda extra.

Muitos profissionais iniciam neste mercado, utilizando o espaço da própria casa para realizar os serviços de manutenção, e posteriormente, com o crescimento da demanda, abrem um ponto comercial.

Com uma loja própria, além de oferecer serviços, você pode vender peças, acessórios e componentes, potencializando o seu faturamento.

Quais são os documentos necessários para montar um negócio?

Ao contrário do que muitos pensam, quem pretende abrir uma empresa, precisa separar poucos documentos, incluindo:

  • RG e CPF;
  • Título de Eleitor;
  • Comprovante de Residência;
  • Certidão de Casamento (se casado);
  • Inscrição Imobiliária ou Carnê IPTU do local para instalação da empresa.

Durante muito tempo, abrir uma empresa foi sinônimo de complexidade e algo que parecia ser para poucos. No entanto, a tecnologia nos ajudou a quebrar esse paradigma.

Com o apoio da Já Calculei Contabilidade Online, você pode abrir a sua empresa sem sair de casa e em poucos passos, com total comodidade.

Quem pode montar um negócio?

Todo e qualquer brasileiro maior de 18 anos que não esteja impedido por condenação judicial em contrário, pode montar um negócio e abrir uma empresa.

A exceção fica por conta dos funcionários públicos concursados, uma vez que a legislação em vigor impede tais profissionais de desenvolver atividades de cunho empresarial.

Quanto vou pagar de imposto ao montar um pequeno negócio?

Ao montar um pequeno negócio, você poderá optar pelo Simples Nacional, regime tributário que permite o pagamento de impostos em guia única.

No Simples, prestadoras de serviços contam com alíquotas de contribuição a partir de 4,5% sobre o faturamento mensal e empresas do comércio com alíquota a partir de 4%.

Por sua vez, o valor exato do imposto a pagar, dependerá de fatores como:

  • Faturamento da empresa;
  • Valor da folha de pagamento;
  • Tipo de atividade desenvolvida.

Por fim, agora que você já sabe como montar um negócio, lembra que prometemos um brinde ao final deste conteúdo? Pois bem, então lá vai:

Ao escolher a Já Calculei, você ganha abertura de empresa é grátis!

Não perca a oportunidade! Clique aqui e entre em contato com o nosso time de especialistas!

A Já Calculei Contabilidade Online, atende empresas e empreendedores de todas as regiões e estados do país!

 

Abrir Empresa

 

Tags: