Como montar um negócio: Confira o passo a passo completo

Por: | Data: agosto 20, 2021

montar uma negocio

Montar um negócio próprio é o sonho de muitos brasileiros que querem mudar de vida e conquistar a independência financeira.

Para muitos, ser dono do próprio negócio pode ser sinônimo de realização profissional e mais qualidade de vida.

Está em busca do seu sonho de montar um negócio, mas ainda não sabe por onde começar ou possui algumas dúvidas? A Já Calculei vai ajudar você!

Neste conteúdo, preparamos um passo a passo completo com todas as etapas que você precisa seguir para abrir a sua empresa.

Ao final, vamos deixar um canal de contato para que você retire as suas dúvidas com os nossos especialistas e um brinde especial, vale a pena conferir!

1.Tenha um plano de negócios

Preparar um plano de negócios é o primeiro passo para quem deseja montar um negócio que gere bons resultados e tenha sucesso.

O plano de negócios funciona como um guia, contribuindo para que o empresário e empreendedor saiba exatamente o que precisa fazer para colocar o seu negócio de pé.

Você já pensou em construir uma casa sem antes preparar um projeto? As chances de algo não sair como o esperado são grandes, na prática o mesmo acontece com quem tenta montar uma empresa sem plano de negócios.

A saber, você até pode conseguir montar a sua empresa sem antes preparar um plano de negócios, no entanto, a possibilidade de algo não sair como o esperado é praticamente inevitável.

Portanto, antes de montar um negócio, prepare um plano de negócios completo e que considere ao menos os seguintes itens:

  • Nome da empresa;
  • Atividades desenvolvidas;
  • Localização da empresa;
  • Público alvo;
  • Capital inicial para abrir a empresa;
  • Custos para operação dos negócios;
  • Estudo de viabilidade e concorrentes;
  • Planejamento de marketing;
  • Planejamento financeiro;
  • Mão de obra necessária.

Podemos considerar os itens da lista acima como um ponto chave para o sucesso da sua futura empresa.

2.Escolha o local de instalação da empresa

Após elaborar o plano de negócios, é hora de escolher um local adequado para instalação da empresa.

O local ideal para montar um negócio deve ser de fácil acesso ao público, preferencialmente em regiões com grande fluxo de pessoas, característica que contribuirá para a visibilidade da empresa.

A depender do tipo de negócio e do local de instalação também pode ser importante oferecer algumas comodidades adicionais como estacionamento, por exemplo.

Também é importante destacar que ao escolher o local ideal para montar um negócio você também deve levar em consideração fatores como os custos com aquisição ou locação do espaço e as necessidades de reforma.

Na prática, a localização ideal para a sua empresa deve ser aquela que atenda às necessidades do público e que esteja dentro do orçamento e dos negócios.

3.Trace um planejamento para a contratação de funcionários

Para montar um negócio que alcance o sucesso e os resultados esperados você não deve achar que poderá fazer tudo sozinho.

Contar com a ajuda de colaboradores é essencial para o sucesso e crescimento de toda e qualquer empresa.

Portanto, com base no seu plano de negócios, defina o número de funcionários que a sua empresa precisa e para quais funções contratar.

Você também precisará definir a duração da jornada de trabalho, a remuneração e os benefícios que serão concedidos aos contratados, sempre observando e respeitando a legislação vigente e a convenção do sindicato que representa a categoria.

Para contratar bons funcionários, realize um processo seletivo bem organizado composto de entrevistas e testes que julgar necessário.

Após selecionar os funcionários que você precisa para montar um negócio, solicite que os escolhidos entreguem a lista de documentos admissionais abaixo:

  • Cópia do RG e CPF;
  • Original e cópia da carteira de trabalho;
  • Número do PIS
  • Foto 3×4;
  • Título de eleitor;
  • Cópia do comprovante de residência atualizado;
  • Cópia do comprovante de escolaridade;
  • Cópia da certidão de nascimento ou de casamento;
  • Cópia do certificado de reservista.

Além de solicitar os documentos acima, os funcionários selecionados precisam realizar o exame médico admissional.

Se você é cliente Já Calculei, logo em seguida, basta solicitar à nossa equipe o registro e admissão dos novos funcionários, fazendo o upload da documentação em nossa plataforma online.

4.Invista em estratégias de marketing

Após definir o local de instalação da sua empresa, montar a estrutura necessária e contratar funcionários, será preciso pensar nas estratégias de marketing e divulgação do seu novo negócio.

Para gerar vendas e resultados a sua empresa precisa ser visível e aparecer para o público. Sendo assim, podemos afirmar que investir em boas estratégias de marketing será fundamental.

Não basta apenas um letreiro bacana, sua empresa deve aparecer para o seu público alvo e potenciais clientes, seja por meio de propagandas em jornais, rádios, revistas ou televisão, seja por meio das redes sociais.

Ao montar um negócio, quanto maior o investimento em boas estratégias de marketing, maior a visibilidade da sua empresa e as chances de conquistar novos clientes, portanto, não economize no marketing.

Abrir Empresa

5.Vai montar um negócio? Não esqueça do CNPJ

De nada adianta uma excelente ideia de negócio e a realização de investimentos para montar um negócio, se você não possui um CNPJ.

Para que a sua empresa esteja apta para entrar em funcionamento ela precisará de autorização do fisco e alguns documentos, sendo o CNPJ o mais conhecido e importante dentre eles.

Sendo assim, ao montar um negócio, não se esqueça da regularização da sua empresa e dos seguintes documentos:

  • Contrato Social;
  • CNPJ;
  • Inscrição Estadual;
  • Inscrição Municipal;
  • Alvará de Funcionamento.

Para que a sua empresa possa entrar em funcionamento, será preciso obter os documentos listados acima e em alguns casos licenças especiais, como a do Corpo de Bombeiros e a da Vigilância Sanitária.

No entanto, a boa notícia é que você pode contar com o apoio e assessoria da Já Calculei Contabilidade Online.

Lembra que prometemos um brinde ao final deste conteúdo? Pois bem, então lá vai:

Ao escolher a Já Calculei, a abertura da sua empresa é grátis!

Não perca a oportunidade, clique aqui e escolha um dos nossos planos agora mesmo!

Ficou com alguma dúvida? Clique aqui e entre em contato com o nosso time de especialistas!

Tags: