10 passos para abrir uma empresa

Por: | Data: fevereiro 18, 2022

10 passos para abrir uma empresa

Pensando em abrir uma empresa, mas não sabe por onde começar e quais são os passos necessários para transformar seus planos em realidade?

Se a sua resposta foi “Sim”, você chegou ao lugar certo! Neste conteúdo, reunimos de forma simples e didática todos os passos para abrir uma empresa.

Aqui você vai tirar todas as suas dúvidas e entender na prática o que é preciso para abrir uma empresa no Brasil.

Deseja saber mais sobre o assunto e conferir o que é necessário para montar o seu negócio? Continue conosco e acompanhe esse conteúdo até o final.

1.Contrate um serviço de contabilidade

O primeiro passo para abrir uma empresa é a contratação de um serviço de contabilidade.

O contador é o profissional responsável por fornecer todas as orientações que o empreendedor precisa e cuidar dos trâmites para registro, regularização e abertura de empresas.

Com o apoio de um profissional ou serviço de contabilidade, você terá acesso a todas as informações que precisa para registrar o seu negócio.

Procurando um contador para abrir a sua empresa? Clique aqui e entre em contato conosco! Na Já Calculei, a abertura de empresa é rápida e gratuita!

Abrir Empresa

2.Separe a documentação necessária

Após contratar um serviço de contabilidade você receberá as orientações necessárias para início dos trâmites para abertura da sua empresa.

Uma das orientações que você receberá, diz respeito aos documentos necessários para abertura do seu negócio.

Como regra geral, você precisará separar os seguintes documentos:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de Residência;
  • Carnê IPTU ou Inscrição Imobiliária do local para abertura da empresa;
  • Certidão de Casamento (quando casado);
  • Contrato Social (para empresas em sociedade) ou Requerimento de Empresário (para empresas individuais).

Além dos documentos acima, você também precisará fornecer ao seu contador três possíveis nomes para registro da sua empresa.

3.Defina o regime tributário e natureza jurídica

Quando o assunto são os passos para abrir uma empresa, você precisará definir em conjunto com o seu contador, a melhor opção em regime tributário e natureza jurídica para o seu negócio.

Aqui no Brasil, temos três regimes tributários:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real.

Por sua vez, em relação às naturezas jurídicas, o número de opções é maior:

  • Sociedade Simples;
  • Sociedade Empresária Limitada;
  • Sociedade Anônima;
  • Sociedade Limitada Unipessoal;
  • EI – Empresa Individual.

Com o apoio do contador, você conhecerá os detalhes e características de cada opção, descobrindo as melhores escolhas para o seu negócio.

4.Definição do CNAE

Um dos passos para abrir uma empresa é a definição do seu CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas.

O CNAE é utilizado para descrever as atividades que uma empresa desenvolve, impactando diretamente na sua forma de tributação.

São milhares de atividades disponíveis e a sua empresa poderá escolher até 100 opções, sendo uma delas a principal e as demais secundárias.

Para escolher o CNAE correto para suas atividades e evitar problemas com o fisco ou o pagamento de impostos em excesso, não deixe de consultar o contador.

5.Registro na Junta Comercial

Após os itens acima, o próximo passo para abrir uma empresa é o seu registro na Junta Comercial.

A Junta Comercial é a responsável por registrar o Contrato Social da empresa e liberar o seu NIRE – Número de Identificação no Registro de Empresas.

O documento em questão é fundamental para que a Receita Federal libere o CNPJ da empresa.

6.Emissão do CNPJ

Por falar em liberação do CNPJ, esse é justamente o próximo passo para quem pretende abrir uma empresa.

O CNPJ é um documento composto por 14 dígitos numéricos, semelhante ao CPF é obrigatório para todas as pessoas jurídicas.

A emissão do CNPJ é de responsabilidade da Receita Federal e um passo fundamental durante os trâmites para abertura e legalização de uma empresa.

7.Emissão da Inscrição Estadual e da Inscrição Municipal

Após registrar a empresa na Junta Comercial e obter o seu CNPJ, a contabilidade providenciará o registro do estabelecimento na esfera estadual e também na esfera municipal.

Na Secretaria Estadual de Fazenda, o contador deverá solicitar a emissão da Inscrição Estadual, documento obrigatório para o recolhimento do ICMS.

Por sua vez, na Prefeitura ou Secretaria Municipal de Fazenda, o contador deverá solicitar a emissão da Inscrição Municipal, documento obrigatório para que uma empresa funcione de forma regular.

8.Emissão do Alvará de Funcionamento

Dando sequência aos passos para abrir uma empresa, o contador precisará solicitar na Prefeitura, a emissão de mais um documento, o Alvará de Funcionamento.

O Alvará de Funcionamento é um documento obrigatório para todas as pessoas jurídicas, independente do seu porte e segmento.

O documento em questão, funciona como uma espécie de autorização municipal para que a empresa exerça suas atividades.

9.Emissão de Licenças

A depender do CNAE, ou seja, das atividades a serem desenvolvidas pela empresa, será necessário obter licenças especiais.

Dentre os tipos mais comuns de licenças exigidos para o funcionamento de uma empresa, podemos destacar:

  • Licença de Funcionamento do Corpo de Bombeiros;
  • Licença da Vigilância Sanitária;
  • Licença do IBAMA.

10.Cadastro na Previdência Social e Caixa Econômica

Por fim, para que uma empresa funcione de forma regular, contrate funcionários e recolha suas contribuições para o INSS e FGTS, a mesma precisará ser cadastrada na Previdência Social e na Caixa Econômica Federal.

Bom, agora que você já conhece os 10 passos para abrir uma empresa, é hora de tirar os planos do papel e abrir o seu negócio, não é mesmo?

Abrir Empresa

Abra sua empresa gratuitamente com a Já Calculei

Ao longo desse conteúdo, você conferiu 10 passos para abrir uma empresa. No entanto, a Já Calculei facilita esse processo para você.

Assinando um dos nossos planos anuais, você garante abertura de empresa grátis e deixa sob a responsabilidade dos nossos contadores todos os trâmites para abertura da sua empresa.

Confira o passo a passo e veja como funciona:

  • Efetue o seu cadastro em nosso chatbot, clicando aqui;
  • Escolha o plano ideal para as suas necessidades;
  • Efetue o pagamento da primeira mensalidade.

Não perca mais tempo, entre em contato conosco, efetuando o seu cadastro em nosso chatbot ou, se preferir, clique aqui e fale com um dos nossos contadores por WhatsApp!