Como tirar Alvará de Funcionamento pela internet?

Por: | Data: dezembro 27, 2021

Como tirar Alvará de Funcionamento pela internet?

Como tirar Alvará de Funcionamento pela internet? Se você está pensando em empreender e abrir uma empresa, saiba que tirar o Alvará de Funcionamento é um passo fundamental para regularizar o seu negócio.

Neste conteúdo, vamos tirar todas as suas dúvidas em relação ao Alvará de Funcionamento, incluindo:

  • O que é Alvará de Funcionamento
  • Quem precisa de Alvará de Funcionamento
  • MEI precisa de Alvará de Funcionamento?
  • Como tirar Alvará de Funcionamento pela internet

Você possui dúvidas em relação ao Alvará e deseja saber o que é necessário para tirar um Alvará de Funcionamento pela internet?

Continue conosco, tire todas as suas dúvidas e confira o passo a passo para tirar Alvará de Funcionamento pela internet sem qualquer complicação.

O que é Alvará de Funcionamento?

O Alvará de Funcionamento é um documento emitido pela Prefeitura e obrigatório para todas as empresas que tem por objetivo conceder permissão para o exercício das atividades no endereço indicado.

Na prática, sem esse documento, as empresas não podem exercer suas atividades de forma legal, e, portanto, podem ter o seu estabelecimento multado e fechado pelo fisco municipal.

Abrir Empresa

Quem precisa de Alvará de Funcionamento

O Alvará de Funcionamento é um documento obrigatório para todas as pessoas jurídicas, dentre elas empresas, associações e igrejas.

Vale destacar que até mesmo os negócios digitais, como e-commerces, por exemplo, que não possuem uma sede física para receber seus clientes precisam de um Alvará de Funcionamento válido para funcionar de forma legal.

Como tirar Alvará de Funcionamento pela internet: MEI precisa de Alvará de Funcionamento?

Como tirar Alvará de Funcionamento pela internet para MEI? Afinal, MEI precisa de Alvará de Funcionamento?

Desde a aprovação da Lei da Liberdade Econômica que tem por objetivo facilitar a abertura de empresas no Brasil, o MEI – Microempreendedor Individual ficou dispensado da obrigatoriedade de Alvará de Funcionamento.

De acordo com a legislação em vigor, o Certificado da Condição de Microempreendedor Individual – CCMEI, documento que comprova a constituição do MEI, dispensa a obrigatoriedade de Alvará.

No entanto, é importante destacar que a dispensa de Alvará não desobriga o MEI a cumprir outras obrigações acessórias, dentre elas, a Declaração Anual do MEI, DASN SIMEI.

Passo a Passo: Como tirar Alvará de Funcionamento pela internet

Muitos empresários e empreendedores se perguntam se é possível e como tirar Alvará de Funcionamento pela internet.

Com o dia a dia corrido, tirar um tempo para ir até a Prefeitura solicitar a emissão do Alvará de Funcionamento, pode não ser uma tarefa fácil, não é mesmo?

No entanto, a boa notícia é que com o avanço da internet e da tecnologia, empreendedores de todo o país podem solicitar a emissão do seu Alvará de Funcionamento pela internet, sem qualquer complicação.

O passo a passo para tirar Alvará de Funcionamento é composto por algumas etapas, confira:

1.Contrate uma contabilidade online

Para tirar o Alvará de Funcionamento pela internet você precisará do apoio de uma contabilidade online.

Os escritórios de contabilidade online, ajudam empreendedores a tirar os seus planos do papel e regularizar suas empresas de forma descomplicada, sem qualquer burocracia, e o melhor, sem sair de casa para enfrentar fila em órgãos públicos.

Portanto, se você chegou até aqui em busca de informações sobre como tirar Alvará de Funcionamento pela internet, não perca mais tempo, clique aqui e entre em contato com um dos nossos contadores, agora mesmo.

Abrir a sua empresa e solicitar o seu Alvará de Funcionamento sem sair de casa é muito simples, basta contar com o apoio do time de contadores da Já Calculei.

2.Separe os documentos necessários

Quando o assunto é como tirar Alvará de Funcionamento pela internet, você precisará de alguns documentos, são eles:

  • RG e CPF do empresário individual ou dos sócios;
  • Comprovante de Residência do empresário ou dos sócios;
  • Inscrição Imobiliária ou Carnê IPTU do ponto comercial;
  • Contrato Social ou Requerimento de Empresário Individual em três vias.

Com esses documentos em mãos, nosso time de contadores cuidará de todos os trâmites para emissão do Alvará e outros documentos importantes para a sua empresa.

3.Defina o endereço, a natureza jurídica, regime tributário e atividades

Além dos documentos listados no tópico anterior, para obter o Alvará da sua empresa, você precisará definir alguns itens, são eles:

Endereço: O endereço é fundamental para liberação do Alvará de Funcionamento, afinal, cada município possui regras próprias de zoneamento urbano que definem onde cada tipo de empresa pode ser instalada.

Sabendo disso, nosso time de contadores realizará uma consulta prévia de localização na Prefeitura, antes de entrar com o pedido de Alvará.

Natureza Jurídica: Também será preciso definir e fornecer a prefeitura o tipo de natureza jurídica da empresa, como por exemplo:

  • EI – Empresa Individual;
  • SLU – Sociedade Limitada Unipessoal;
  • Sociedade Empresária Limitada;
  • Sociedade Simples;
  • Sociedade Anônima.

Contabilidade Online

Não se preocupe, vamos ajudar você a escolher a melhor opção para o seu negócio.

Regime tributário: Antes de tirar o Alvará de Funcionamento pela internet, você também precisará definir o regime tributário da sua empresa, incluindo dentre as opções:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real.

Atividades: Por fim, você precisará definir com a orientação do seu contador, o CNAE, ou seja, as atividades que serão exercidas pela sua empresa.

4.Solicite as licenças necessárias

A depender das atividades desenvolvidas pela sua empresa, algumas licenças podem ser necessárias para liberação do Alvará de Funcionamento, dentre elas:

  • Licença do Corpo de Bombeiros;
  • Licença Ambiental;
  • Licença da Vigilância Sanitária.

Após obter todas as informações necessárias e fornecer as orientações que você precisa, nosso time de contadores emitirá o seu Alvará de Funcionamento.

Achou o passo a passo complicado? Então, veja como tirar Alvará de Funcionamento pela internet de forma prática, rápida e simples com o apoio da Já Calculei Contabilidade Online:

  • Efetue o seu cadastro em nosso chatbot, clicando aqui;
  • Converse com o nosso time de contadores;
  • Solicite a abertura da sua empresa e emissão do Alvará de Funcionamento.

Ficou com alguma dúvida, sobre como tirar Alvará de Funcionamento pela internet? Nós podemos ajudar, clique aqui e entre em contato conosco!