Como abrir uma filial

Por: | Data: setembro 7, 2021

Como abrir uma filial

Sua empresa cresceu e você está pensando em abrir uma filial? Se a sua resposta foi “Sim”, você chegou ao lugar certo.

Neste conteúdo, vamos tirar todas as dúvidas sobre o assunto e apresentar um passo a passo completo, explicando como funciona o processo para abertura de filiais.

Abrir uma filial, expandir os seus negócios e ver a sua empresa crescendo é um sonho em comum dos empresários. No entanto, precisamos reconhecer que muitos não sabem como montar um planejamento e o que é preciso para concretizar esse importante passo.

Pensando nisso, a Já Calculei Contabilidade Online decidiu preparar um conteúdo completo para esclarecer todas as possíveis dúvidas sobre o tema.

Para saber mais e ficar por dentro de tudo, continue conosco e acompanhe o artigo até o final!

O que é uma filial?

Filial é um estabelecimento que está diretamente relacionado a uma empresa matriz e, que, portanto, possui poderes para representá-la, inclusive para praticar atos como emitir notas fiscais, prestar serviços e comercializar produtos.

Uma filial pode ser instalada na mesma cidade e estado da empresa matriz ou em cidades e estados diferentes, desde que utilize o mesmo nome empresarial do estabelecimento principal e também a mesma raiz do CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas.

Planejamento para abrir uma filial

Quando tratamos do tema “como abrir uma filial”, o planejamento é a chave para que o empresário que possui esse tipo de objetivo alcance o sucesso.

Justamente por isso, você que pretende abrir uma filial precisa iniciar seu planejamento, muito antes de colocar seus objetivos em prática.

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Dentre as etapas que envolvem o planejamento para abrir uma filial, podemos destacar:

1.Montagem do plano de negócios

Apesar da relação de uma filial com a sua empresa matriz, a montagem de um plano de negócios continua sendo um passo importante.

O plano de negócios para abertura de uma filial é um documento que auxilia o empreendedor e empresário a organizar suas ideias e colocá-las em prática, dispondo de uma série de informações importantes, dentre elas:

  • Escolha da localização ideal;
  • Planejamento financeiro;
  • Planejamento de marketing;
  • Contratação de funcionários;
  • Investimento e prazo de retorno;
  • Dentre outros itens importantes.

Na sequência, vamos apresentar mais detalhes sobre cada item, auxiliando na elaboração do planejamento para abertura da sua filial.

Para evitar erros e ser assertivo nas suas decisões, confira com atenção todas as dicas que serão apresentadas nos tópicos abaixo.

2.Escolha da localização

A escolha da localização ideal para abertura da filial será fundamental para o sucesso do empreendimento e retorno financeiro que ele poderá oferecer.

O ideal é que a filial seja inaugurada em um local não muito próximo a matriz, a fim de que possa atender um novo grupo de consumidores, sem dividir as vendas e concorrer com a empresa mãe.

A depender do tamanho do município e da sua densidade populacional, a filial pode ser aberta dentro da mesma cidade ou então em outras cidades, a depender da estratégia adotada pela empresa.

No entanto, é preciso destacar que a abertura de filiais em outras cidades ou até mesmo estado exigirá desafios adicionais de logística e gestão, sendo muito importante que a estrutura organizacional da sua empresa esteja preparada.

Dito isso, estude o mercado, o público consumidor, o posicionamento dos concorrentes e defina a localização ideal para abrir uma filial rentável e lucrativa.

Nesta etapa do planejamento, você também precisará avaliar se optará por adquirir um ponto comercial para abertura da filial, construir ou alugar.

O ideal é verificar a opção que trará o melhor custo-benefício, levando em consideração todos os fatores e custos envolvidos nesta decisão.

3.Planejamento financeiro

Abrir uma filial é sinal de crescimento e pode garantir um excelente retorno financeiro no futuro.

No entanto, antes de tomar qualquer decisão e colocar em prática o sonho de abrir uma filial, o empresário precisa se planejar financeiramente.

Destacamos este ponto, pois são inúmeros os custos relacionados a abertura de uma filial, dentre eles:

  • Taxas para registro e legalização da filial;
  • Aquisição ou locação do ponto comercial;
  • Reformas e adequações estruturais;
  • Aquisição de mobiliário e equipamentos;
  • Contratação de mão de obra;
  • Aquisição de mercadorias.

Além dos itens listados acima, o empresário precisa planejar sua empresa para o crescimento dos custos mensais do negócio, após a abertura da filial, incluindo:

  • Despesas com água, luz, telefone e internet;
  • Custos com folha de pagamento;
  • Despesas com impostos e contribuições;
  • Despesas com sistemas de gestão.

Todos os custos precisam ser colocados na ponta do lápis, evitando que os planos possam ser frustrados em função da falta de recursos financeiros.

4.Planejamento de marketing

Quando o assunto é como abrir uma filial, montar um planejamento de marketing para tornar a filial conhecida é fundamental.

Sabendo disso, você deve montar um planejamento de marketing completo, listando todos os recursos e ferramentas que serão empregadas para uma ampla divulgação da filial.

Para isso, você pode contratar uma agência de marketing e publicidade, contando com o apoio de profissionais da área para desenvolver as melhores estratégias, incluindo:

  • Anúncio nas redes sociais;
  • Anúncio em cadeias de rádio e televisão;
  • Anúncio em jornais de grande circulação;
  • Ações de branding e marketing;
  • Dentre outras ações que contribuam para atrair o seu público-alvo.

5.Contratação de funcionários

Quando o objetivo é abrir uma filial, também é preciso montar um planejamento para contratação de funcionários.

Nesta etapa, você deve listar todas as funções que precisam ser ocupadas e o número de funcionários para preencher as vagas, considerando seus turnos de trabalho.

Também será preciso determinar quais serão os benefícios e a remuneração oferecida para cada cargo, respeitando sempre, acordos coletivos e o piso salarial de cada categoria.

Você também precisará elaborar o processo seletivo, desde as estratégias para divulgação das vagas e captação de currículos, até a escolha dos melhores candidatos.

Para escolher e contratar os melhores funcionários, você pode montar e administrar por conta própria o processo seletivo ou contratar empresas de RH especializadas para cuidar da seleção dos funcionários.

6.Investimento e prazo de retorno

Por fim, lembre-se também, de traçar estimativas de investimento e também quanto ao prazo de retorno esperado.

Ao abrir uma filial, tudo que o empresário espera é que a sua nova unidade seja lucrativa, contribuindo de forma efetiva para o crescimento das receitas e lucros do negócio.

Após acertar a engrenagem e garantir que a primeira filial seja lucrativa, você poderá repetir a receita, expandindo cada vez mais o faturamento e o número de unidades da sua empresa.

Passo a Passo Completo: Como abrir uma filial

Bom, agora que já estudamos as etapas voltadas ao planejamento para abertura de uma filial, é hora de conferir o que é preciso para registrar e regularizar o novo estabelecimento sob o ponto de vista legal.

A boa notícia é que o passo a passo para legalizar e abrir uma filial é muito semelhante ao que você utilizou na abertura da sua empresa matriz.

Na sequência, vamos apresentar todas as etapas e também os documentos necessários para abrir uma filial. Confira!

1.Consulta de viabilidade

Vamos iniciar o nosso passo a passo sobre como abrir uma filial com a Consulta de Viabilidade, um procedimento obrigatório para abertura e registro de toda e qualquer empresa, seja ela, matriz ou filial.

A Consulta de Viabilidade é uma pesquisa eletrônica que verifica a possibilidade de exercício das atividades econômicas a serem desenvolvidas pela filial no endereço escolhido.

A aprovação do endereço da filial é uma condição obrigatória para a liberação do Alvará de Funcionamento, documento obrigatório para o registro e legalização de estabelecimentos, independente se matriz ou filial.

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2.Registro na Junta Comercial

Após uma resposta positiva da Consulta de Viabilidade, é hora de entrar com o requerimento para abertura da filial na Junta Comercial do Estado.

Aqui no Estado de São Paulo, este requerimento deve ser solicitado na JUCESP – Junta Comercial do Estado de São Paulo.

De acordo com a Junta Comercial, o interessado em entrar com um pedido para abertura e registro de filial deve apresentar os seguintes documentos:

  • 01 via do Requerimento Padrão com a identificação e assinatura do Representante da Empresa;
  • 02 vias da Ficha Cadastral;
  • 01 via do Protocolo;
  • 03 vias do Instrumento de Alteração Contratual; constando a abertura do estabelecimento filial;
  • Comprovante de pagamento da taxa de abertura de filial cobrada pela Junta Comercial.

4.Emissão do CNPJ da filial

Após o registro na Junta Comercial a filial poderá solicitar a emissão do seu CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas.

O CNPJ deverá ser emitido pela Receita Federal, seguindo a mesma raiz do CNPJ da empresa matriz, ou seja, os primeiros oito números do documento em questão.

Confira como funciona a estrutura do CNPJ:

XX.XXX.XXX/XXXX-XX 

Ao todo, são 14 dígitos distribuídos da seguinte forma:

  • 1º ao 8º dígito: Raiz do CNPJ;
  • 9º ao 12º dígito: Número do estabelecimento;
  • 13º e 14º dígito: Número verificador.

Sendo assim, a empresa filial deverá seguir a mesma raiz (8 primeiros dígitos do CNPJ Matriz), sendo diferenciada pelo número do estabelecimento.

Veja o exemplo:

  • CNPJ Matriz: 345.678/0001-00
  • CNPJ Filial: 345.678/0002-00

5.Emissão da Inscrição Estadual

Dando sequência ao nosso passo a passo sobre como abrir uma filial, chegamos à etapa de registro da Inscrição Estadual.

A Inscrição Estadual é um documento emitido pela Secretaria de Fazenda do Estado, considerado de caráter obrigatório para empresas contribuintes de ICMS, ou seja, aquelas que estão classificadas em atividades da indústria ou do comércio.

Empresas que exercem apenas atividades de prestação de serviços podem ficar isentas deste documento.

6.Emissão da Inscrição Municipal e do Alvará de Funcionamento

Por fim, para finalizar o nosso passo a passo sobre como abrir uma filial, será preciso solicitar a emissão da Inscrição Municipal e do Alvará de Funcionamento.

Ambos os documentos são essenciais para abertura e registro de uma filial, sendo da prefeitura do município da filial a responsabilidade pela emissão.

Cumprindo todos os passos, a filial poderá entrar em efetivo funcionamento.

Como funciona a tributação de empresas com filial?

Uma dúvida bastante comum entre aqueles que buscam informações sobre “Como abrir uma filial”, diz respeito a sua forma de tributação.

Antes de mais nada, é importante destacar que a filial deve seguir o mesmo regime tributário da empresa matriz, sendo assim, se a matriz é enquadrada no Simples Nacional, a filial será registrada no mesmo regime.

Para empresas do Lucro Presumido e do Lucro Real, a regra é a mesma.

Além disso, é importante destacar que os tributos federais devem ser recolhidos de forma centralizada (na mesma guia) pela empresa matriz.

São impostos federais:

  • IRPJ – Imposto de Renda Pessoa Jurídica;
  • CSLL – Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido;
  • PIS – Programa de Integração Social;
  • COFINS – Contribuição para Financiamento da Seguridade Social;
  • IPI – Imposto Sobre Produtos Industrializados.

Por sua vez, o imposto estadual (ICMS – Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e o imposto municipal (ISS – Imposto Sobre Serviços) devem ser pagos de forma individualizada pela matriz e por suas filiais.

Como abrir uma filial? Precisa de contador?

É muito importante que você que chegou até aqui buscando informações sobre “como abrir uma filial”, conte com um contador de confiança para guiar todo o processo.

O contador é o profissional habilitado para tirar todas as suas dúvidas e fornecer as informações e orientações necessárias relacionadas a abertura de filiais.

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