Abrir CNPJ Simples Nacional

Por: | Data: agosto 21, 2021

Abrir CNPJ Simples Nacional

Quando se vai abrir uma empresa Simples Nacional existem diversas informações e escolhas que precisam ser feitas, uma delas é a opção pelo regime tributário, ou seja, é preciso escolher a forma como a sua empresa vai pagar impostos para o governo. Uma forma que a grande maioria opta é pagar imposto pelo CNPJ Simples Nacional, pois esse método apresenta diversas vantagens para o empresário.

Hoje em dia são previstos três regimes de tributação na legislação brasileira: o Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real. Podem optar por Abrir CNPJ Simples Nacional, as empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões e que exerçam atividades permitidas para esse regime. Existe inclusive um site que foi criado exclusivamente para quem deseja optar pelo Simples Nacional poder conferir quais são as atividades enquadradas nesse sistema.

Basicamente, as empresas que não podem aderir ao Abrir CNPJ Simples Nacional são cooperativas, empresas que atuam no setor financeiro, empresas que prestem serviços de transporte, que importam combustíveis, que trabalham com a fabricação de veículos, e aquelas que geram ou distribuem energia.

Quais impostos eu pago quando opto por Abrir CNPJ Simples Nacional?

Neste regime tributário, os impostos são calculados com base no faturamento da empresa e devem ser pagos mensalmente em guia única com vencimento no dia 20 de cada mês. Isso significa que ao optar pelo CNPJ Simples Nacional, a sua empresa vai pagar sempre uma guia única chamada DAS, mas que vai abranger todos os impostos exigidos.

Os impostos que compõem o CNPJ Simples Nacional, podem varias de acordo com a natureza jurídica do seu negócio, e também o seu ramo de atividade, mas de forma geral ele é composto pelos seguintes impostos e contribuições:

  • IRPJ – Imposto de Renda Pessoa Jurídica
  • CSLL – Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido
  • PIS – Programa de Integração Social
  • COFINS – Contribuição para Financiamento da Seguridade Social
  • ICMS – Imposto Sobre Circulação de Mercadorias
  • ISS – Imposto Sobre Serviços
  • CPP – Contribuição Previdenciária PatronalAbrir Empresa

Como saber se Abrir CNPJ Simples Nacional é o certo para a minha empresa?

Para escolher o regime tributário do seu negócio, é preciso entender a diferença entre eles e avaliar qual o mais vantajoso para o seu negócio. O CNPJ Simples Nacional é o modelo mais adotado no Brasil, principalmente por apresentar maiores vantagens para as micro e pequenas empresas.

O CNPJ Simples Nacional foi criado para ser mais simples e facilitar a vida do empreendedor, um dos seus principais benefícios é que a pequena ou microempresa optante pelo regime paga os seus tributos de acordo com o seu faturamento anual. Isso pode nem sempre parecer uma vantagem, mas para a maioria das empresas é.

Além do fator financeiro, existem também diversas regras impostas pelo governo para determinar se uma empresa pode ou não aderir ao CNPJ Simples Nacional. Por exemplo, nenhum sócio de uma empresa optante pelo Simples Nacional pode possuir mais de 10% do capital de outra empresa que também não seja optante do Simples Nacional. Além disso, uma Pessoa Física não pode ser sócia de duas empresas que são optantes do Simples Nacional. Entre diversas outras exigências.

A verdade é que saber quando optar por Abrir CNPJ Simples Nacional ou por um dos outros tipos de regime tributários disponíveis é algo bem complexo e que precisa ser feito e orientado por profissionais da área contábil, que consegue avaliar a sua empresa, o seu rendimento e então avaliar os pontos positivos e negativos de cada opção disponível e assim te orientar para que você faça a melhor escolha para o seu negócio. Na dúvida, converse com o seu contador da Já Calculei e entenda as diferenças entre cada opção e quais as vantagens de cada um para o seu negócio.