Por: Já Calculei | Data: dezembro 27, 2021
A Inscrição Municipal é um dos documentos mais importantes para uma empresa, sobretudo para aquelas que atuam como prestadoras de serviços, diante disso é natural que muitos empresários tenham dúvidas sobre esse documento.
Em relação ao documento em questão uma das principais dúvidas é a seguinte: Inscrição Municipal onde encontrar?
Para responder a dúvida acima e muitas outras relacionadas a Inscrição Municipal, decidimos preparar esse conteúdo, vale a pena conferir para ficar por dentro do assunto.
A Inscrição Municipal é um cadastro que as empresas precisam realizar junto a prefeitura do seu município para exercer as suas atividades de forma regular.
Esse documento é muito importante para todas as empresas, mas principalmente para aquelas que desenvolvem atividades de prestação de serviços.
Agora que você já sabe o que é Inscrição Municipal, é hora de conferir a resposta para a dúvida mais importante a ser tratada nesse conteúdo:
Inscrição Municipal onde encontrar?
A forma mais fácil de encontrar a Inscrição Municipal de uma empresa se dá por meio da consulta ao seu Alvará de Localização e Funcionamento.
O Alvará é um documento obrigatório para todas as empresas e pessoas jurídicas, que por sinal, também é emitido pelas prefeituras.
A saber, não são todas as empresas e pessoas jurídicas que possuem Inscrição Municipal, pois algumas recebem isenção quanto a obrigatoriedade de obter esse documento.
No entanto, caso a sua empresa possua uma Inscrição Municipal, será possível consultá-la no Alvará de Localização e Funcionamento.
Entretanto, talvez, você que chegou até aqui em busca de informações sobre Inscrição Municipal onde encontrar, também não tenha em mãos um Alvará de Funcionamento.
Nesse caso, é preciso consultar no site da Prefeitura do seu município se há alguma ferramenta para consulta de Inscrição Municipal, ou então, solicitar essa informação ao seu contador.
Você também pode consultar a Inscrição Municipal pelo CNPJ, por meio do site do Portal de Informação e Solicitação Fiscal de ISSQN.
Para consultar a Inscrição Municipal de uma empresa por meio do seu CNPJ, acesse o site, clicando no link acima, e logo em seguida, informe o CNPJ a ser consultado.
Como resultado da consulta será apresentado um Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral com as seguintes informações:
Se você chegou até aqui em busca de informações sobre Inscrição Municipal onde encontrar e a sua empresa está instalada em São Paulo, você tem duas formas de encontrar o número da Inscrição Municipal da sua empresa, são elas:
Quando o assunto é Inscrição Municipal onde encontrar, você já tem as respostas que procurava, no entanto, é importante destacar que as dúvidas relacionadas a Inscrição Municipal não param por aí.
Uma dúvida muito comum que podemos destacar é a dos empreendedores individuais: MEI precisa ter Inscrição Municipal?
A resposta para essa pergunta é “SIM”, principalmente para o MEI que atua como prestador de serviços, uma vez que a Inscrição Municipal é obrigatória para emissão de notas fiscais de serviços.
Você chegou até aqui buscando informações sobre Inscrição Municipal onde encontrar e descobriu que a sua empresa não possui Inscrição Municipal?
Neste caso, é preciso providenciar a emissão da Inscrição Municipal para completa regularização da empresa, evitando assim, problemas com a prefeitura, incluindo a aplicação de multas e sanções.
Felizmente, se você já possui um CNPJ, emitir a Inscrição Municipal é muito simples, para isso, basta providenciar alguns documentos, dentre eles:
Com esses documentos em mãos, basta solicitar o apoio de uma contabilidade para registrar a sua empresa na Prefeitura e obter a sua Inscrição Municipal.
Agora, se você ainda não possui um CNPJ, mas precisa de uma Inscrição Municipal, será necessário cuidar de todos os trâmites para abertura de uma empresa, incluindo:
Precisa de apoio para abrir a sua empresa ou emitir a sua Inscrição Municipal? Conte com o apoio do time de contadores especialistas da Já Calculei, entre em contato conosco!
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Neste conteúdo, você tirou uma série de dúvidas relacionadas a Inscrição Municipal, no entanto, ainda precisamos esclarecer uma dúvida muito importante e comum entre empresários e empreendedores.
Você sabe o que é preciso e como alterar a Inscrição Municipal da sua empresa? Em alguns casos, será necessário atualizar o cadastro da sua empresa na Prefeitura, são eles:
As alterações devem ser solicitadas no prazo máximo de 30 dias após as alterações em questão.
Agora que você já tirou suas principais dúvidas sobre a Inscrição Municipal e sabe onde encontrar o número desse importante documento, conheça os serviços em contabilidade da Já Calculei.
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