Quanto uma pequena empresa paga de imposto? Essa é uma dúvida muito comum entre aqueles que sonham em empreender e montar o próprio negócio.
Sabendo disso, a Já Calculei Contabilidade decidiu preparar um conteúdo completo sobre o assunto, onde vamos explicar os modelos de tributação disponíveis no país e tirar todas as suas dúvidas.
Para saber mais sobre a tributação para pequenas empresas, conferir as alíquotas, os impostos e entender como tudo funciona, continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final.
O que é uma pequena empresa?
Antes de falarmos sobre a tributação em si, precisamos destacar e explicar o conceito de pequena empresa.
O conceito de microempresa foi introduzido pela Lei Complementar 123/2006 (Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte).
De acordo com a legislação em questão, quando falamos em pequena empresa, temos duas possibilidades:
- Microempresa: Estabelecimentos com faturamento anual de até R$ 360 mil.
- Empresa de Pequeno Porte: Estabelecimentos com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.
Para empresas que se enquadram nessas condições, são reservados alguns benefícios importantes, incluindo:
- Preferência em licitações públicas;
- Acesso a condições especiais de crédito e financiamento;
- Redução no número de obrigações acessórias;
- Possibilidade de optar pelo Simples Nacional.
Sendo assim, esclarecido o conceito, é hora de conferir quanto uma pequena empresa paga de imposto.
Quais os impostos de uma pequena empresa?
Os impostos de uma pequena empresa, costumam variar em função do tipo de atividade desenvolvida, mas em regra são os seguintes:
- IRPJ – Imposto de Renda Pessoa Jurídica;
- CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido;
- PIS – Programa de Integração Social;
- COFINS – Contribuição para Financiamento da Seguridade Social;
- IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados;
- CPP – Contribuição Previdenciária Patronal;
- ISS – Imposto Sobre Serviços;
- ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.
Continue conosco e confira os próximos tópicos para entender melhor o funcionamento da tributação para pequenas empresas.
Qual o valor que uma pequena empresa paga de imposto?
O valor dos impostos que uma pequena empresa paga, varia em função de alguns fatores, incluindo:
- Tipo de atividade desenvolvida (CNAE);
- Faturamento mensal e anual;
- Produtos e serviços vendidos;
- Despesas com pró-labore e folha de pagamento;
- Região geográfica de atuação;
- Regime tributário.
Diante de todas as variáveis citadas, quando o assunto é quanto uma pequena empresa paga de imposto, apenas um planejamento tributário personalizado e detalhado pode nos fornecer a resposta com precisão.
Quais são os regimes tributários para pequenas empresas?
De acordo com a legislação em vigor, uma pequena empresa pode ser tributada com base em um dos seguintes regimes tributários:
Simples Nacional: Regime tributário mais procurado pelas pequenas empresas, muito em virtude dos seus benefícios, dentre eles, o pagamento de impostos em guia única.
No Simples Nacional, as pequenas empresas são tributadas com base em um percentual sobre o seu faturamento mensal.
Este percentual varia com base no tipo de atividade e volume de faturamento das empresas, mas via de regra, pode iniciar em apenas 4% para comércio e 4,5% para prestação de serviços.
Lucro Presumido: Como alternativa ao Simples Nacional, as pequenas empresas também podem optar pelo Lucro Presumido.
Neste regime tributário, os impostos são calculados com base em uma guia diferente para cada tributo, ou seja, não existe a mesma unificação presente no Simples.
A alíquota também varia de acordo com o tipo de atividade que é desenvolvida por cada empresa.
Lucro Real: Por fim, temos o Lucro Real, regime tributário onde os impostos são calculados sobre o lucro líquido das empresas e não sobre o faturamento.
Considerado um regime de maior complexidade, o Lucro Real acaba não sendo muito comum em meio às pequenas empresas.
A boa notícia, é que em meio a tantas possibilidades, o time de contadores da Já Calculei Contabilidade, pode indicar aquela que oferece mais benefícios para a sua empresa.
Saiba mais sobre os impostos para pequenas empresas
Neste tópico, vamos apresentar mais detalhes e informações sobre os principais impostos que podem incidir sobre pequenas empresas.
ISS – Imposto Sobre Serviços: O ISS incide sobre atividades de prestação de serviços, com alíquotas que podem variar de 2% a 5%, a depender do município e tipo de serviço prestado.
ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços: O ICMS é um imposto estadual que incide sobre venda de mercadorias. A alíquota varia em função do Estado e do tipo de produto vendido.
IRPJ – Imposto de Renda Pessoa Jurídica: O IRPJ é o imposto de maior impacto para a arrecadação do Governo Federal, sua alíquota varia em função do tipo de atividade e regime tributário das empresas.
COFINS – Contribuição para Financiamento da Seguridade Social: O COFINS é um tributo federal que destina recursos para financiar a seguridade social, o que inclui a previdência social, a saúde e a assistência social.
PIS – Programa de Integração Social: O PIS é um imposto cuja arrecadação é destinada a manutenção de benefícios como o seguro-desemprego e o abono salarial anual dos trabalhadores de baixa renda.
CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido: Junto com o IR, a CSLL é outra contribuição destinada ao Governo Federal e de grande importância para o custeio da máquina pública.
IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados: O IPI é um imposto cobrado sobre a produção ou importação de itens industrializados em geral.
CPP – Contribuição Previdenciária Patronal: A CPP é uma contribuição destinada a auxiliar no financiamento dos benefícios e aposentadorias concedidas pelo INSS.
Como uma pequena empresa pode pagar menos imposto?
De acordo com o IBGE 95% das empresas brasileiras pagam mais impostos que o necessário, em função de falta de orientação e planejamento tributário.
Sua empresa pode estar pagando impostos em excesso, entre em contato conosco, conheça os nossos serviços e veja quanto sua empresa pode economizar em tributos.
A Já Calculei Contabilidade atende negócios e empreendedores de todas as partes do país e nos mais diversificados segmentos de negócio.
Para saber mais sobre os nossos serviços, clique aqui e entre em contato conosco!