O que é pró-labore e como fazer para ter o seu?

Por: | Data: dezembro 16, 2021

O que é pró-labore

Atualmente, cada vez mais pessoas apostam em abrir empresas para driblar os efeitos da crise. Isso faz com que seja comum o esquema de sócios. Você já parou para pensar em como é o salário do sócio de uma empresa?

Um termo bastante comum no mundo do empreendedorismo e gestão de negócios é o pró-labore. No entanto, muitos nem sabem exatamente o que significa. E quem sabe, acaba não definindo um valor por achar que seria algo impróprio.

Você sabe o que é pró-labore e como definir esse valor? Preparamos este conteúdo para que você fique por dentro de tudo sobre o assunto. Siga conosco para saber um pouco mais. Confira!

O que é pró-labore?

Antes de mais nada, vamos explicar o que é pró-labore. Você já ouviu falar nesse termo? Em suma, podemos dizer que é o salário do sócio em médios e pequenos empreendimentos.

Em latim, o termo em questão significa “pelo trabalho”. Ou seja, é uma referência a um valor pago aos sócios pelo trabalho realizado nas empresas. Valor esse que não se confunde, por exemplo, com a divisão de lucros ou a participação nos lucros de venda.

Essa remuneração é devida apenas se o sócio desempenha funções no âmbito empresarial. Do contrário, é apenas cabível a sua divisão de lucros correspondente.

Contabilidade Online

Como é definido o valor do pró-labore?

Afinal de contas, como se dá a definição do valor pago no pró-labore? O valor em questão é definido a partir da média paga pela atividade executada pela pessoa. Ou seja, depende da atividade a ser realizada pelo sócio.

O primeiro passo é definir as atividades e responsabilidades do sócio. Após essa definição, é necessário realizar uma pesquisa para ver quanto é pago pela execução dessas mesmas atividades no mercado.

O ideal é que o pró-labore tenha um valor de cerca de 20% a mais do que um salário comum, de CLT. Podendo chegar a 30%. Essa majoração se dá em decorrência de o sócio não ter direitos e benefícios trabalhistas. Após essa pesquisa e definição, o sócio já pode começar a receber o valor do pró-labore condizente com o praticado no mercado.

Como ter o meu pró-labore?

Agora que você já sabe exatamente o que é e como é definido o seu valor, vamos falar como você pode fazer para ter o seu pró-labore. Confira.

Para ter o seu pró-labore, o primeiro passo é definir o valor, como detalhamos anteriormente. Após isso, o mais recomendado é programar a transferência bancária do valor todo mês para a conta do sócio. Da mesma forma que é pago o salário dos demais funcionários.

Lembre-se de que esse valor deve ser destacado dos lucros. Essa rotina pode ser delegada para a contabilidade responsável pela empresa, que vai fazer toda a administração e pagamento dos funcionários.

O pró-labore é um valor pago aos sócios referente ao trabalho desempenhado por eles na empresa. É importante se atentar que nem todo dinheiro que os sócios recebem do empreendimento provém de lucros, e é necessário definir esse valor.

Você gostou de nosso conteúdo? Esperamos que tenha sido útil para você. Cadastre-se em nossa newsletter e receba um material gratuito sobre a abertura de uma empresa e veja como esse processo pode ser bastante simples.