Como abrir empresa com sócio

Por: | Data: setembro 15, 2021

Como abrir empresa com sócio

Abrir empresa com sócio pode ser uma excelente alternativa para quem busca dividir responsabilidades e principalmente os recursos necessários para montar um negócio.

A depender do ramo de atividade, o investimento inicial para abrir uma empresa pode ser considerável, sendo assim, a sociedade surge como alternativa para obter os recursos necessários.

Por sua vez, em alguns casos, os sócios podem se unir para complementar um conjunto de habilidades necessárias para gerenciar um negócio.

Você pretende abrir empresa com sócio, mas não sabe por onde começar e nem mesmo quais são as exigências legais para formalizar um negócio em sociedade? Não se preocupe, você chegou ao lugar certo.

Neste conteúdo, a Já Calculei Contabilidade vai tirar todas as dúvidas sobre o assunto, explicando como funciona o processo para abrir empresa com sócio, vale a pena conferir.

Tipo de empresa para abrir com sócio

Antes de qualquer coisa, quem pretende abrir empresa com sócio, precisa conhecer os tipos de empresa, ou seja, a natureza jurídica que permite a união de dois ou mais sócios.

De acordo com a legislação em vigor, as possibilidades são as seguintes:

Sociedade Empresária Limitada

A Sociedade Empresária Limitada é um dos modelos mais procurados por quem pretende abrir empresa com sócio.

Uma das maiores vantagens deste modelo societário é a proteção patrimonial, já que as responsabilidades dos sócios ficam limitadas à sua participação na empresa.

Na prática, uma empresa “Limitada”, protege o patrimônio pessoal dos sócios contra possíveis dívidas da empresa, evitando que os empresários precisem desfazer dos seus bens para colocar em dia dívidas do negócio.

A Sociedade Empresária Limitada pode ser utilizada para abertura de qualquer tipo de empresa com dois ou mais sócios.

Sociedade Simples

A Sociedade Simples é um tipo de empresa e natureza jurídica destinada a formalização de sociedade entre profissionais que exercem a mesma profissão de cunho literário, artístico ou científico.

Devido às suas características, esse modelo de empresa é muito utilizado por médicos, dentistas, contadores, engenheiros, arquitetos, advogados e outros profissionais que desejam prestar serviços em sociedade.

De acordo com a legislação em vigor, a Sociedade Simples pode ser constituída em uma das seguintes modalidades:

  • Sociedade Simples Pura: Nesta modalidade os sócios respondem com o seu patrimônio pessoal por dívidas contraídas e não liquidadas pela sociedade.
  • Sociedade Simples Limitada: Nesta modalidade os sócios não respondem com o seu patrimônio pessoal por dívidas contraídas e não liquidadas pela sociedade. Devido à maior segurança jurídica, esse é o tipo de Sociedade Simples mais utilizada atualmente.

Sociedade Anônima

Por fim, quem deseja abrir empresa com sócio, pode também optar por uma Sociedade Anônima.

A Sociedade Anônima possui uma sistemática de distribuição patrimonial diferente dos modelos anteriores.

Na Sociedade Anônima, o capital da empresa é dividido em ações. Por sua vez, essas ações, ou seja, participações podem ser negociadas pelos sócios com terceiros, de acordo com regras definidas no estatuto da empresa.

Na prática, quanto maior o número de ações em poder de determinado sócio, maior o seu poder de voto e influência nas decisões da empresa.

É importante destacar que uma Sociedade Anônima pode ser constituída em dois formatos distintos, são eles:

  • Sociedade Anônima de Capital Aberto: Parte das suas ações são negociadas e comercializadas na Bolsa de Valores para investidores em geral.
  • Sociedade Anônima de Capital Fechado: As ações da empresa não são negociadas em mercados aberto ao público em geral, como a Bolsa de Valores.

Após conhecer os tipos de natureza jurídica para abrir empresa com sócios, consulte o time de especialistas da Já Calculei e veja qual é a melhor opção para o seu negócio.

Vale destacar que não se recomenda que o empresário escolha uma natureza jurídica sem antes consultar uma assessoria contábil especializada. Afinal, basta uma escolha incorreta para enfrentar prejuízos e problemas no futuro.

Cuidados ao abrir empresa com sócios

Abrir empresa com sócios é uma decisão muito importante, e, portanto, que precisa ser bem pensada por ambas as partes envolvidas no negócio.

Para evitar problemas e discordâncias futuras que afetem o andamento e desenvolvimento dos negócios, os sócios precisam ter ideias e objetivos bem definidos e alinhados.

Também é importante que exista um grau de confiança significativo entre as partes e muita capacidade de diálogo para tomada de decisões em conjunto.

Quem decide abrir empresa com sócios precisa reconhecer que não pode tomar decisões importantes de forma unilateral.

As decisões precisam ser tomadas em comum acordo entre os sócios a fim de garantir a solidez e o bom andamento da sociedade.

Quem decide abrir sociedade precisa reconhecer que em alguns momentos precisará ceder às vontades e ideias dos sócios, mantendo jogo de cintura e excelente capacidade de diálogo e comunicação.

Abrir Empresa

Como abrir e legalizar empresa com sócio?

O processo de legalização para abrir empresa com sócio começa na constituição do Contrato Social.

O Contrato Social é um documento de formalização destinado a sociedades empresariais onde constam diversas informações de grande importância para o registro empresarial.

Dentre as informações presentes neste tipo de documento, podemos destacar:

  • Razão Social e Nome Fantasia da empresa;
  • Nome completo, RG, CPF e função dos sócios;
  • Capital inicial investido na empresa;
  • Percentual de participação de cada sócio;
  • Atividades a serem desenvolvidas pela sociedade;
  • Localização da empresa;
  • Direitos e Responsabilidades dos sócios;
  • Regras para saída ou entrada de novos sócios;
  • Dentre outros itens importantes.

O Contrato Social precisa ter assinatura das partes com firma reconhecida em cartório e ser registrado na Junta Comercial do Estado.

Com o registro do Contrato Social na Junta Comercial, a sociedade recebe um NIRE – Número de Identificação no Registro de Empresas.

A partir deste momento, é possível obter os outros documentos e registros necessários para que a sociedade receba autorização e entre em funcionamento, dentre eles:

  • CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas;
  • E – Inscrição Estadual;
  • M – Inscrição Municipal;
  • Alvará de Localização e Funcionamento.

Deseja saber mais e abrir empresa com sócio? Conte com o time de especialistas da Já Calculei Contabilidade, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas.