5 Erros De Contabilidade De Micro E Pequenas Empresas

Por: | Data: julho 2, 2021

erros de micro e pequenas empresas

Alguns erros frequentes acontecem com micro e pequenas empresas que não possuem o auxílio de contador. 

Ter uma contabilidade online exclusiva para sua empresa, será de extrema utilidade para te orientar e evitar que esses descuidos aconteçam e acabem prejudicando o andamento do seu negócio. 

Quer saber quais são os erros mais comuns e como evitá-los? Neste artigo você verá:

  • 5 erros de contabilidade comuns em micro e pequenas empresas;
  • conheça os serviços da Já Calculei.

5 erros de contabilidade comuns em micro e pequenas empresas

Abrir uma micro e pequena empresa é uma tarefa bem desafiadora nos dias de hoje, principalmente, se for do ramo comércio varejista. 

Isso porque, devido ao grande fluxo de vendas e de entrada e saída de capital, fica ainda mais complicado saber lidar com essas demandas e gerenciar da maneira correta as questões financeiras e contábeis do seu negócio. 

Abrir Empresa

Por isso, listamos cinco erros comuns que podem te ajudar a evitar esse tipo de situação e estar sempre em dia com as leis que regem as micro e pequenas empresas.

Veja a seguir:

1. Não registrar todas as transações

O principal erro comum cometido pelas micro e pequenas empresas é não registrar os valores menores no seu caixa e emitir a sua nota fiscal. 

No entanto, para evitar problemas com a justiça e ter maior controle sobre a gestão do negócio, é fundamental que isso aconteça em todas as transações, sem exceções.

Apesar de parecer um valor irrelevante para a sua empresa, é possível que aos poucos esses valores que não estão sendo registrados vire uma alta quantia, trazendo uma grande dor de cabeça e burocracias desnecessárias. 

Para isso, um profissional de contabilidade capacitado para auxiliar no gerenciamento e processos envolvendo todas as transações da sua empresa é essencial para o bom funcionamento do seu negócio. 

Na Já Calculei, você encontra um time de profissionais especializados em contabilidade que estão dispostos a te ajudar em qualquer momento!

2. Não emitir notas fiscais

Pegando o gancho do primeiro erro, não emitir notas fiscais também é um erro que acontece com frequência e que pode trazer sérios problemas com o Fisco, órgão que gerencia e controla o tesouro público, se referindo a questões financeiras e econômicas. 

A multa gerada por não emitir notas fiscais pode variar entre 10% e 100% do valor da nota autuada. 

Diante disso, é fundamental ter um apoio de uma empresa capacitada para resolver questões contábeis, como a Já Calculei que cuida de todos os detalhes, desde o momento do cadastro da sua empresa, até no auxílio da emissão das notas. 

3. Perder o prazo de recolhimento dos tributos

É muito comum as micro e pequenas empresas perderem o prazo de recolhimento de tributos, pela falta de atenção ou, até mesmo, para “enganar”os órgãos tributários. 

Por isso, é fundamental que você esteja atento às datas de recolhimento de tributos para não correr o risco de ter bloqueios de certidões de regularidade fiscal pelo não cumprimento desses pagamentos.

Com a Já Calculei você não precisará se preocupar com esse pagamento, pois o nosso time de profissionais qualificados estarão atentos a todos os prazos por você.

4. Ausência de comprovantes de despesas

Ter o comprovante de despesas de tudo que está sendo pago, é fundamental para o controle de entrada e saída de capital e para saber se está havendo excesso de gastos. 

Inclusive, é essencial que, além dos comprovantes, as despesas estejam sendo registradas no fluxo de caixa para ter ainda mais gerenciamento do que está sendo investido. 

Neste caso, um contador online dará todo o apoio necessário para que os comprovantes sejam guardados e o aspecto administrativo do seu negócio esteja sempre em dia. 

5. Não ter um contador online para auxiliar

Esse é o último, mas não menos importante, erro cometido por micro e pequenas empresas. Não ter um contador online para auxiliar nas questões financeiras, contábeis, jurídicas e administrativas da sua empresa, pode ocasionar em uma má gestão e problemas recorrentes com o Fisco. 

Para que isso não aconteça, na Já Calculei você encontra uma plataforma de contabilidade online que oferece diversos serviços para apoiar a sua empresa em diferentes questões, como:

  • segurança e controle do negócio;
  • obrigações legais;
  • impostos;
  • folha de pagamentos;
  • relatórios;
  • pró-labores dos sócios.  

Agora que você já sabe quais os erros comuns cometidos por micro e pequenas empresas, entre em contato com a Já Calculei e solicite o serviço de contabilidade online agora mesmo!

Contabilidade Online

Tags: