O que é Marketing Digital? Como utilizar essa estratégia em pequenas e médias empresas?

Por: | Data: julho 12, 2022

O que é Marketing Digital

Você sabe o que é marketing digital e como esse tipo de estratégia pode ser útil para atrair e captar clientes nas pequenas e médias empresas?

Em um mundo onde as pessoas estão cada vez mais conectadas nas redes sociais e na internet, investir em estratégias de marketing digital é um item obrigatório para empresas que desejam crescer e conquistar mais clientes.

Sabendo disso, a Já Calculei Contabilidade decidiu preparar um conteúdo completo, explicando desde o conceito do marketing digital até os seus benefícios para pequenas e médias empresas.

Contabilidade Online

O que é marketing digital?

O marketing digital é um conjunto de estratégias que uma empresa ou pessoa desenvolve na internet com o objetivo de atrair novos clientes e negócios, estabelecer relacionamentos com o público, divulgar produtos e fortalecer sua marca.

Por sinal, é cada vez maior o número de empresas que decidem investir no marketing digital e fazem uso desta ferramenta para atrair e captar mais clientes.

Engana-se quem pensa que são apenas as grandes marcas e empresas que investem neste tipo de marketing. Na prática, o marketing digital é uma estratégia que está disponível para negócios de todos os portes, incluindo micro e pequenas empresas.

É possível iniciar no marketing digital, com um grande investimento ou investindo muito pouco, a depender da capacidade de cada empresa.

Contudo, o importante mesmo é começar e aos poucos ir crescendo em visibilidade nos canais digitais e também em número de clientes.

Quais são as principais estratégias de marketing digital para pequenas e médias empresas?

Conforme destacamos no tópico anterior, o marketing digital é composto por um conjunto de estratégias e ações que as empresas podem empregar para conquistar visibilidade na internet.

Dentre as principais ações do marketing digital para pequenas e médias empresas, podemos destacar:

Redes sociais

As empresas utilizam as redes sociais para divulgar seus produtos e serviços, estabelecer interação com clientes e potenciais clientes, bem como, para alcançar um público cada vez maior.

Por isso, não tenha dúvidas, independente do porte da sua empresa, ela precisa marcar presença nas principais redes sociais, incluindo dentre elas, o Facebook e o Instagram.

As pessoas passam um bom tempo diário nas redes sociais e você pode utilizar isso a favor do seu negócio, aproximando o público do seu negócio.

Site

Quando o assunto são estratégias de marketing digital, criar e colocar um site no ar, é fundamental para divulgar os produtos e serviços de uma empresa.

Os sites, funcionam como vitrines virtuais, permitindo que uma empresa possa ser encontrada por pessoas de todas as partes do país.

Além de transmitir credibilidade e auxiliar na divulgação dos produtos e serviços que as empresas possuem a oferecer, um site é capaz de expandir os horizontes do seu negócio, levando o nome da sua empresa cada vez mais longe.

Blog + SEO

Por falar em criar um site, todo estrategista em marketing digital sabe que existem caminhos que precisam ser percorridos para que um site cresça e conquiste visibilidade.

Para que o site da sua empresa apareça e seja capaz de atrair clientes, você precisa investir em SEO Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca), fazendo com que o mesmo conquiste as primeiras posições nos resultados de busca do Google.

Em outras palavras, não basta ter um site, é preciso fazer com que ele apareça no Google, utilizando estratégias de SEO e a publicação de conteúdos que respondam às dúvidas dos internautas e potenciais clientes.

Normalmente, estes conteúdos são publicados em um blog que fica associado com as páginas do seu site institucional.

E-mail marketing

Outra estratégia importante dentro do marketing digital para pequenas e médias empresas é a distribuição de campanhas e promoções via e-mail marketing.

O disparo de campanhas de e-mail é uma estratégia de baixo custo, mas que pode render resultados interessantes no médio prazo.

No entanto, para que seja possível enviar este tipo de e-mail, é fundamental desenvolver antes uma estratégia de inbound marketing, distribuindo materiais gratuitos, como e-books, em troca de informações de contato dos famosos leads (potenciais clientes).

Na sequência, as empresas utilizam o endereço de e-mail fornecido pelos leads para disparar campanhas e conteúdos que possam ser de interesse do público.

Anúncios patrocinados

Por sua vez, quando o assunto são estratégias de marketing digital, não podemos deixar de comentar sobre os anúncios patrocinados.

Através de canais como o Facebook Ads e o Google Ads, as empresas investem em anúncios digitais para alcançar pessoas que até então não conheciam a marca ou que ainda não realizaram uma ação de compra, por exemplo.

Neste tipo de estratégia, as empresas pagam determinado valor para conseguir maior visibilidade nas plataformas.

Contabilidade Online

Como o marketing digital pode ajudar pequenas e médias empresas?

O marketing digital pode ajudar pequenas e médias empresas de diversas formas, incluindo, dentre outros, os seguintes benefícios:

  • Aumentando a competitividade da empresa;
  • Aproximando o público alvo da marca;
  • Abrindo novos canais de comunicação com o público;
  • Auxiliando na expansão das vendas e resultados;
  • Fornecendo métricas e insights importantes.

Além disso, é perfeitamente possível iniciar nas estratégias de marketing digital com pouco dinheiro, muitas vezes, por conta própria, ou seja, sem uma agência de marketing.

Criar um perfil nas redes sociais, por exemplo, é uma estratégia totalmente gratuita e que, portanto, só depende da força de vontade do empreendedor.

É claro, que um perfil profissional faz toda diferença, mas com um pouco de dedicação e ferramentas como o Canvas, qualquer pessoa pode produzir conteúdos fantásticos!

O que é funil de vendas no marketing digital para pequenas e médias empresas?

Um dos conceitos básicos do marketing digital divide os potenciais clientes, que uma empresa atrai através da internet em três níveis ou etapas:

  • Topo: Grupo do aprendizado e descoberta, onde estão as pessoas que estão começando a conhecer a marca, seus produtos e serviços.
  • Meio: Neste grupo, estão as pessoas que já descobriram que precisam dos produtos e serviços que determinada empresa está divulgando na internet.
  • Fundo: Por fim, temos o grupo do fundo de funil, região onde estão as pessoas que estão propensas a realizar uma ação de compras ou fechar um negócio a qualquer momento.

Com alguns conhecimentos básicos em marketing digital e algumas estratégias, pequenas e médias empresas podem conquistar resultados satisfatórios.

Gostou deste conteúdo? Então, antes de sair, conheça os nossos planos e serviços em contabilidade online!

Para saber mais, clique aqui e entre em contato conosco!