Por: Já Calculei | Data: outubro 14, 2021
Como criar uma empresa, essa dúvida é comum entre aqueles que estão pensando em empreender e montar o próprio negócio.
Muitos acreditam que abrir uma empresa é um processo lento e burocrático, enquanto outros não sabem por onde começar.
Pensando nisso, preparamos um passo a passo completo sobre como criar uma empresa, incluindo todas as etapas que envolvem a abertura de um novo negócio, desde o seu planejamento até o registro e regularização perante o fisco.
Deseja saber mais e tirar definitivamente as suas dúvidas sobre o assunto? Continue conosco e acompanhe o conteúdo até o final.
Elaborar um plano de negócios é o primeiro passo para você que chegou até aqui em busca de informações sobre como criar uma empresa.
O plano de negócios é um documento que reúne informações importantes sobre o novo negócio, incluindo:
Ao elaborar um plano de negócios, o empreendedor consegue organizar melhor as suas ideias para montar um negócio de sucesso.
Na sequência, será preciso definir o tipo de empresa que se pretende abrir e o melhor regime tributário para abertura do negócio.
Quando o assunto são os tipos de empresas, o empreendedor tem as seguintes opções:
Por sua vez, em relação ao regime tributário, são três opções:
Para garantir escolhas assertivas para o futuro do negócio, é muito importante buscar informações com um contador.
Você que chegou até aqui em busca de informações sobre como criar uma empresa, tem duas opções: empreender sozinho ou com sócios.
Quem decide empreender sozinho tem maior autonomia sobre as decisões do negócio e não precisa dividir os lucros da empresa, mas por outro lado, precisa dispor de todos os recursos necessários para montar o negócio.
Por sua vez, quem decide empreender com sócios, precisa tomar decisões compartilhadas, dividir os lucros, mas tem como vantagem a divisão do investimento inicial para abertura da empresa.
Cabe ao empreendedor escolher a melhor opção de acordo com os seus planos e possibilidades.
Após tomar as decisões listadas anteriormente, o empreendedor precisa elaborar o Contrato Social, uma espécie de certidão de nascimento empresarial.
Neste documento, devem constar dentre outras, as seguintes informações:
Uma vez, elaborado, o Contrato Social precisa ser registrado na Junta Comercial, para isso, o empreendedor deverá reunir os seguintes documentos:
Na sequência do nosso passo a passo sobre como criar uma empresa, temos a emissão do CNPJ.
O CNPJ, também conhecido como Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas, é um documento obrigatório para toda e qualquer empresa instalada no Brasil.
A emissão deste documento deve ser solicitada à Receita Federal do Brasil.
Dando sequência aos processos e registros relacionados ao passo a passo sobre como abrir uma empresa, será preciso solicitar a emissão da Inscrição Estadual.
A Inscrição Estadual é um documento emitido pela Secretaria de Fazenda do Estado de instalação da empresa.
Esse documento é obrigatório para empresas que precisam emitir notas fiscais de mercadorias e recolher o ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.
Após cadastrar a empresa na esfera estadual, é hora de realizar o cadastro junto ao fisco municipal.
Cabe à prefeitura ou à Secretaria Municipal de Fazenda, a emissão da Inscrição Municipal e do Alvará de Funcionamento, ambos documentos importantes para o funcionamento de toda e qualquer empresa.
Sem esses documentos as empresas não podem exercer as suas atividades.
Quando o assunto é como criar uma empresa, é muito importante que o empreendedor verifique se a sua atividade exige licenças adicionais de funcionamento.
A depender das atividades exercidas pela empresa, algumas licenças adicionais podem ser necessárias, dentre elas:
Vale lembrar que a falta de licenças, quando obrigatórias, pode resultar em multas e até mesmo na interdição da empresa.
Uma das últimas etapas do passo a passo sobre como criar uma empresa, consiste no seu registro na Previdência Social e também na Caixa Econômica Federal – CEF.
Tais registros são obrigatórios para que a empresa possa recolher a sua contribuição para o INSS e o FGTS sobre a folha de pagamento.
Quando o assunto é como criar uma empresa, não se esqueça ou abra mão do registro de marcas no INPI.
Apesar de não ser obrigatório, o registro de marcas protegerá a sua empresa, contra o uso indevido da marca e evitará por exemplo, a abertura de outras empresas com o mesmo nome da sua.
Por fim, não se esqueça de contratar um contador para manter todas as obrigações da sua empresa em dia com o fisco.
Ainda não tem um contador? Conte com a Já Calculei, aqui você tem acesso a serviços completos de contabilidade com mensalidades reduzidas (a partir de R$ 99,00).
Além disso, oferecemos abertura de empresas grátis, cuidando de todos os trâmites para abertura e regularização da sua empresa e deixando você livre de burocracias.
Abra a sua empresa agora mesmo, clicando aqui, ou se preferir, clique aqui e converse com um dos nossos contadores.