Como abrir uma empresa LTDA

Por: | Data: setembro 16, 2021

Como abrir uma empresa LTDA

O que é e como abrir uma empresa LTDA? Neste conteúdo, vamos explicar o que é uma LTDA (Limitada), quais são as suas características e o que você precisa fazer para abrir uma empresa deste tipo.

Existem diversos tipos de empresas LTDA, por isso, antes de montar o seu negócio, é muito importante que você conheça todas as opções disponíveis.

Continue conosco, fique por dentro do assunto e veja como abrir uma empresa LTDA gratuitamente e sem complicação.

O que é uma empresa LTDA?

As empresas LTDA, ou Limitada como também são conhecidas estão entre as mais procuradas por aqueles que desejam abrir uma empresa e também entre as mais indicadas pelos contadores.

Talvez, você já tenha recebido orientações para abrir uma empresa LTDA, mas afinal, por que as empresas classificadas como Limitada são a melhor opção?

As empresas LTDA são classificadas desta forma, pois oferecem maior proteção ao patrimônio do empresário e dos seus sócios.

O termo “Limitada” indica que as responsabilidades dos sócios por dívidas da empresa ficam limitadas à sua participação no negócio.

Na prática, isso significa que o patrimônio pessoal dos sócios ou do empresário individual que decidem abrir uma empresa LTDA ficam desvinculados da pessoa jurídica, e, portanto, não podem ser utilizados para pagar dívidas da empresa.

Você já pensou se os seus bens pessoais incluindo, casa e carros fossem vendidos ou leiloados para pagar dívidas da sua empresa? Ao abrir uma empresa LTDA você não corre esse risco.

Tipos de empresa LTDA

Atualmente, a legislação brasileira conta com diversos tipos de empresas com natureza limitada. Neste tópico, vamos conhecer todas as opções.

SLU – Sociedade Limitada Unipessoal: Como o próprio nome indica, a Sociedade Limitada Unipessoal é uma opção destinada a empreendedores que desejam abrir uma empresa sem sócios.

Vale destacar que essa é uma novidade do nosso ordenamento jurídico, pois até pouco tempo atrás para abrir uma empresa individual com características de LTDA era preciso abrir uma EIRELLI – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada.

No entanto, para abrir uma EIRELI, o empreendedor precisava investir no mínimo 100 salários mínimos no negócio.

Por sua vez, com a Sociedade Limitada Unipessoal, não existe esse tipo de exigência.

Sendo assim, podemos dizer que essa é a opção ideal para você que chegou aqui buscando informações sobre como abrir uma empresa LTDA e não possui sócios.

Sociedade Empresária Limitada: A Sociedade Empresária Limitada é um tipo de empresa para quem deseja abrir uma LTDA em conjunto com dois ou mais sócios.

Você pode abrir uma Sociedade Empresária Limitada para desenvolver diversos tipos de atividades, seja no segmento do comércio, serviços ou indústria.

Tudo o que você precisa para abrir uma empresa deste tipo é ter ao menos um sócio para compartilhar deveres e responsabilidades.

Sendo assim, podemos dizer que essa é a opção ideal para você que chegou aqui buscando informações sobre como abrir uma empresa LTDA e possui sócios.

Sociedade Simples Limitada: Por fim, temos também, a Sociedade Simples Limitada, um tipo de empresa destinado a profissionais que exercem atividades de natureza artística, literária ou científica.

Uma Sociedade Simples Limitada precisa ter como objetivo a prestação de serviços em uma das naturezas citadas no parágrafo anterior.

Essa é uma boa opção para você que exerce profissões regulamentadas, como médico, dentista, engenheiro, arquiteto, contador, fisioterapeuta, nutricionista, dentre outros e deseja abrir uma empresa LTDA.

Como abrir uma empresa LTDA: Passo a Passo

Você já sabe o que é e quais são os tipos de empresa LTDA, agora vamos conferir um passo a passo completo com todos os detalhes sobre como abrir uma empresa LTDA.

Pensando em montar um negócio próprio, mas possui dúvidas em relação aos procedimentos necessários para a regularização do negócio? Então, confira atentamente os passos a seguir.

Quando o assunto é como abrir uma empresa LTDA você precisa antes de qualquer coisa, providenciar a contratação de um contador de confiança.

Após a contratação do contador, inicia-se o processo para abertura da empresa que é composto pelas seguintes etapas:

1.Registro na Junta Comercial

O Registro na Junta Comercial, uma espécie de cartório para registro e reconhecimento de empresas, é o primeiro passo para a legalização de uma pessoa jurídica.

Na Junta Comercial será registrado o Contrato Social, documento com informações básicas sobre a empresa que se pretende constituir.

Dentre as informações presentes no Contrato Social, estão nome e documentos dos sócios, endereço dos sócios e da empresa, tipo de empresa, e atividades a serem desenvolvidas.

Vale destacar que é neste momento que você que chegou aqui buscando informações sobre como abrir uma empresa LTDA precisará escolher entre uma das seguintes opções:

  • SLU – Sociedade Limitada Unipessoal;
  • Sociedade Empresária Limitada;
  • Sociedade Simples Limitada.

Abrir Empresa Grátis

2.Registro na Receita Federal e emissão do CNPJ

Logo após a conclusão do registro na Junta Comercial, seu contador deverá solicitar a emissão do CNPJ da empresa.

O CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, é um documento essencial para que a sua empresa entre em funcionamento e a sua emissão fica sob responsabilidade da Receita Federal.

3.Inscrição Estadual, Municipal e Alvará de Funcionamento

Na sequência será preciso registrar a empresa na Secretaria Estadual de Fazenda para emissão da Inscrição Estadual.

Por fim, deve ser realizado um cadastro na Prefeitura para emissão da Inscrição Municipal e do Alvará de Localização e Funcionamento.

Acompanhando o passo a passo pode parecer complicado, mas com a assessoria de uma contabilidade especializada tudo fica mais fácil e pode ser resolvido em poucos dias.

Como abrir uma empresa LTDA grátis?

Você sabia que pode abrir uma empresa LTDA, gratuitamente? A Já Calculei Contabilidade não cobra honorários na abertura de empresas.

Aproveite a oportunidade, confira como obter este importante benefício no passo a passo abaixo:

  • Inicie o seu cadastro pelo nosso chatbot, clicando aqui;
  • Escolha um dos nossos planos e efetue o pagamento da primeira mensalidade;
  • Na sequência nossa equipe cuidará dos trâmites legais para abertura da sua empresa.

Ficou com alguma dúvida? Deseja saber mais? Clique aqui e entre em contato conosco!