Por: Já Calculei | Data: julho 28, 2021
Microempresa (ME) é aquela que tem faturamento anual igual ou inferior a R$ 360 mil. Para ela e para a Empresa de Pequeno Porte (EPP), foi criado um regime tributário especial: Simples Nacional, o qual reúne em apenas uma guia, chamada Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), os principais tributos que elas devem pagar.
Mas a Microempresa não está obrigada a adotar o Simples Nacional. Ela pode escolher outro regime. Mas, para boa parte das MEs, o Simples Nacional é o mais vantajoso porque simplifica o pagamento dos tributos federais (IRPJ, CSLL, Cofins, CSLL, PIS, CPP, IPI), estadual (ICMS) e municipal (ISS).
Vamos analisar, neste post, quais são as obrigações legais de uma microempresa. São obrigações de natureza contábil, fiscal (tributária), trabalhista e previdenciária. Observe a seguir!
São obrigações legais de recorrência mensal:
Trata-se do Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional-Declaratório. A finalidade é calcular o valor dos tributos do mês e emitir a guia única de pagamento DAS.
Sefip é uma declaração magnética que contém informações trabalhistas, previdenciárias e relacionadas ao Fundo de Garantia (FGTS).
Gfip é uma declaração que contém informações sobre vínculos empregatícios, valor do FGTS e remuneração.
Caged é o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, declaração eletrônica que contém informações a respeito de admissões/demissões relativas aos empregados contratados de acordo com a CLT.
Trata-se da Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação, uma declaração devida em âmbito estadual e relacionada ao ICMS.
Sistema que registra informações sobre operações interestaduais de produtos/serviços e as repassa para a Sefaz estadual e a Receita Federal.
É a Guia de Informação e Apuração do ICMS, de natureza estadual e referente às atividades de Substituição Tributária. Mas o envio dessa declaração não é obrigatório em todos os estados.
A Declaração de Débitos Tributários Federais é uma obrigação acessória que registra informações sobre os tributos da União, como IRPJ. IRFF, CSLL, IPI e outros.
Nesse caso, o envio das declarações ocorre somente uma vez por ano:
A Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte informa à Receita Federal sobre as retenções fiscais feitas por meio de pagamentos e recebimentos que a empresa efetuou.
Trata-se de uma declaração que permite ao governo federal controlar as atividades trabalhistas e identifica os trabalhadores com direito ao abono salarial do PIS e Pasep, entre outros.
A Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais é enviada à Receita Federal e contém informações sobre o pagamento de tributos referentes àquele ano.
A Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física serve para verificar se os sócios da Microempresa se encaixam na obrigatoriedade de declarar o IRPF.
Podemos citar outras obrigações legais das Microempresas:
Para cumprir todas as obrigações legais corretamente, a Microempresa deve contar com serviços contábeis confiáveis, prestados por um escritório idôneo, com boa reputação.
Gostou de nosso post? Deseja ficar atualizado sobre as obrigações de sua empresa e sobre soluções eficientes para lidar com elas? Então, aproveite para se cadastrar na nossa newsletter e receber conteúdo diretamente em seu e-mail.
Tags: Obrigações Micro Empresa