O que é Assessoria Contábil e qual a sua importância?

Por: | Data: setembro 8, 2021

O que é Assessoria Contábil

A contabilidade possui uma infinidade de termos e nomenclaturas, sendo a assessoria contábil uma delas. Mas afinal, você sabe o que é assessoria contábil e qual a sua importância?

Neste conteúdo, você vai entender o papel da assessoria contábil e a sua contribuição para a sociedade e para o desenvolvimento das empresas.

Possui dúvidas sobre o que é assessoria contábil e deseja saber mais sobre o assunto? Então este conteúdo é o seu lugar, acompanhe até o final para eliminar todas as suas dúvidas.

O que é assessoria contábil?

Assessoria contábil é uma gama de serviços prestados por profissionais e escritórios da área de contabilidade para empresas e outras instituições.

De acordo com o CRC – Conselho Regional de Contabilidade e com a legislação em vigor, estão habilitados para fornecer assessoria contábil, os técnicos em contabilidade (profissionais de nível médio) e os bacharéis em contabilidade (profissionais de nível superior).

Qual a importância da assessoria contábil?

A assessoria contábil tem um papel fundamental para as empresas e organizações, afinal é ela quem controla e cuida de diversos aspectos essenciais para a regularidade das empresas perante o fisco.

Dentre as funções da assessoria contábil estão:

  • Escrituração e controle de movimentos contábeis;
  • Escrituração e controle de movimentos fiscais;
  • Registro de funcionários e cálculo de folhas de pagamento;
  • Entrega de obrigações acessórias exigidas pelo fisco;
  • Dentre outras atribuições importantes para que as empresas cumpram com suas obrigações legais.

Vale destacar que o descumprimento das obrigações previstas em lei pode resultar em uma série de sanções que vão desde multas ao encerramento compulsório das atividades da empresa.

Com certeza você já percebeu a importância da assessoria contábil e a responsabilidade de um contador.

No entanto, vale destacar que esse profissional é essencial para toda e qualquer empresa, independente do seu porte ou ramo de atividade.

Quais são as funções da assessoria contábil?

No tópico anterior citamos como exemplo algumas funções da assessoria contábil, agora, vamos apresentar mais detalhes sobre a atividade do contador e a sua contribuição para as empresas.

Entenda tudo o que o contador pode fazer pela sua empresa, muitas vezes sem ao menos que você perceba.

Registro e regularização de empresas

O registro e regularização de empresas é uma função clássica da assessoria contábil. Na prática, a primeira coisa que alguém faz ao pensar em abrir uma empresa é procurar um contador.

O contador é o profissional responsável por fornecer todas as orientações necessárias em relação a abertura de empresas, além de ser o profissional indicado para cuidar dos trâmites legais para a abertura de empresas, dentre eles:

  • Escolha do regime societário e tributário;
  • Registro na Junta Comercial;
  • Emissão do CNPJ;
  • Emissão da Inscrição Estadual e da Inscrição Municipal;
  • Emissão de alvarás e licenças;
  • Registro da empresa na Previdência Social e na Caixa Econômica Federal.

Cálculo de impostos e emissão de guias

Muitos acreditam que a única função da assessoria contábil consiste no cálculo de impostos e emissão de guias, no entanto, essa é apenas uma das funções do contador.

Após entrar em funcionamento as empresas precisam cumprir uma série de regulamentos e obrigatoriedades, sendo a emissão de guias e o pagamento de impostos apenas uma delas.

Ainda em relação ao cálculo de impostos, o contador precisa reunir e escriturar as movimentações da empresa para posterior apresentação ao fisco.

Contabilidade Online

Não basta apenas calcular o valor dos impostos e emitir as guias para pagamento, é preciso comprovar para o fisco que os valores estão corretos com base na legislação e no regime tributário escolhido, seja ele o Simples Nacional, o Lucro Presumido ou o Lucro Real.

Escrituração de movimentos contábeis

Além de comercializar produtos e prestar serviços, toda empresa realiza outros tipos de movimentações, incluindo a compra de ativos e movimentações em contas bancárias.

Por sua vez, cabe a assessoria contábil reunir todas essas informações e escriturá-las, mantendo tudo organizado para posterior apresentação ao fisco.

O fisco está sempre de olho nas movimentações das empresas e solicita periodicamente que o seu contador envie informações sobre as movimentações da empresa, incluindo balanços e balancetes.

Entrega de declarações e obrigações acessórias

Como pessoa física você sabe que precisa declarar anualmente o imposto de renda, mas e as empresas, precisam entregar algum tipo de declaração ao fisco?

Tenha certeza que sim, na verdade, o número de declarações e obrigações acessórias exigidas pelo fisco em relação às empresas é muito maior que o exigido das pessoas físicas.

Dentre as obrigações que a sua assessoria contábil precisa preparar e conferir para envio ao fisco, podemos destacar:

  • SEFIP – Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social;
  • SPED ECD;
  • SPED ECF;
  • SPED REINF;
  • DCTF – Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais;
  • RAIS – Declaração Anual de Informações Sociais;
  • Dentre outras obrigações acessórias.

Vale destacar que basta um único dia de atraso no envio das obrigações acessórias listadas acima para que o fisco aplique multas e sanções sobre as empresas.

Cálculos de folha de pagamento e pró-labore

Também compete à assessoria contábil a responsabilidade pelo cálculo de folha de pagamento dos funcionários e pró-labore dos sócios de uma empresa.

O contador calcula e emite as folhas e também as guias para pagamento do INSS e do FGTS.

Além disso, a assessoria contábil processa a admissão, o afastamento e a demissão de funcionários, como também calcula eventos como férias e 13º salário.

Como funciona uma assessoria contábil online?

No tópico anterior você conferiu as principais funções de uma assessoria contábil, mas e quanto a assessoria contábil online, como funciona?

A assessoria contábil online está preparada para fornecer os mesmos serviços que uma contabilidade tradicional, no entanto, com melhorias importantes.

Uma assessoria contábil investe em tecnologia para desburocratizar e agilizar processos contábeis, eliminando o uso excessivo de papel e reduzindo os custos dos seus serviços.

Na prática, a tecnologia é a grande responsável por fazer com que os serviços em assessoria contábil online tenham custos significativamente menores que a contabilidade tradicional.

Procurando uma assessoria contábil online para a sua empresa? Conte com a Já Calculei, o serviço de contabilidade que mais cresce no Brasil.

Conheça os nossos planos e faça a sua assinatura hoje mesmo. A abertura de empresa é grátis!

Ficou com alguma dúvida ou deseja saber mais? Clique aqui e entre em contato conosco agora mesmo.