Empreendedorismo: Guia definitivo para o empreendedor

Por: | Data: janeiro 12, 2022

Empreendedorismo- Guia definitivo para o empreendedor

A palavra “Empreendedorismo” está cada vez mais presente em nosso dia a dia. Você conhece o seu significado?

Para aqueles que pensam em montar um novo negócio, conhecer o conceito de empreendedorismo, suas características e benefícios pode ser fundamental.

Por sinal, foi pensando nisso, que decidimos criar esse guia completo sobre o assunto. Confira cada detalhe com atenção e tire todas as suas dúvidas sobre o conceito de empreendedorismo.

O que é empreendedorismo?

Empreendedorismo é muito mais que o processo de iniciar ou melhorar um negócio com o objetivo final de obter lucro. Na prática, os empreendedores são aqueles que identificam uma lacuna de mercado e desenvolvem um produto ou serviço para atender a essa necessidade.

Muitas vezes, o ato de empreender envolve grande risco e incerteza, mas também é uma oportunidade para superar desafios e colocar sonhos em prática.

Do marketing à contabilidade, os empreendedores supervisionam as muitas facetas da administração de um negócio. Empreender não é fácil. No entanto, o empreendedorismo continua a ser uma carreira extremamente atraente.

E embora o risco possa ser grande, as recompensas também são, o empreendedorismo é uma das formas de negócios mais criativas e recompensadoras, pois tem o poder de transformar a forma como vivemos.

Algumas das pessoas mais conhecidas em todo o mundo são e foram empreendedores famosos, incluindo Oprah Winfrey, Bill Gates, Walt Disney, Elon Musk, Jeff Bezos e Steve Jobs.

Se você deseja ser como essas pessoas de sucesso, o empreendedorismo pode ser o caminho para você.

Abrir Empresa

Benefícios do empreendedorismo

O empreendedorismo é uma das atividades mais recompensadoras que uma pessoa pode experimentar.

Empreender envolve desafios, realizações e benefícios. Por falar em benefícios, decidimos destacar alguns deles:

  • Você controla o seu tempo e gerencia sua agenda;
  • O empreendedor é o seu próprio chefe;
  • Você tem mais motivos para ter sucesso, crescer e vir trabalhar;
  • Sua vida é mais emocionante e repleta de decisões importantes;
  • Você decide quem vai trazer para sua equipe à medida que ela cresce;
  • O empreendedor determina o seu salário e os seus reajustes;
  • Você sente uma sensação de recompensa e motivação.
  • O empreendedor pode mudar o mundo para melhor.
  • O empreendedor é capaz de melhorar a vida de seus clientes.

O empreendedorismo pode ser um processo desgastante e que consome todo o seu tempo, principalmente no início dos negócios e na fase de implantação das ideias. No entanto, as recompensas do empreendedorismo valem seu trabalho e tempo.

Como investir no empreendedorismo e iniciar um negócio?

Quando você decide investir no empreendedorismo e iniciar um negócio próprio, será preciso trilhar um caminho que logo no início possui uma série de decisões.

Para auxiliar você, preparamos um pequeno passo a passo, confira:

1.Contrate um escritório de contabilidade: Quando o assunto é o empreendedorismo, contratar um escritório de contabilidade é o primeiro passo para regularizar os negócios e iniciar a trilha em direção ao sucesso.

O contador cuidará de todos os aspectos relacionados à legalização do negócio e além disso, está preparado para esclarecer e tirar as principais dúvidas do empreendedor.

2.Escolha e registre o nome da sua empresa: Após contratar um escritório de contabilidade, é hora de escolher o nome da empresa e registrar sua marca.

No entanto, antes de registrar o nome da sua empresa, será preciso solicitar à contabilidade a realização de uma consulta de viabilidade para verificar a possibilidade de abrir uma empresa com o nome que você deseja.

Por fim, após abrir a sua empresa, você poderá solicitar o registro e proteção da marca contra seu uso indevido no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Intelectual.

3.Registre a sua empresa: Com o auxílio da contabilidade, você poderá registrar e legalizar a sua empresa, processo que envolve o registro da empresa na Junta Comercial e a emissão de alguns documentos, dentre eles:

4.Escreva seu plano de marketing: Após cuidar da parte burocrática que envolve o empreendedorismo e a abertura de uma empresa, é hora de tornar sua ideia de negócio conhecida.

Por sua vez, o melhor caminho para tornar uma ideia de negócio conhecida, é estruturar um plano de marketing.

Pergunte a você mesmo as seguintes questões:

  • Quem quer o que estou vendendo?
  • Quais pessoas precisam do que estou vendendo?
  • Quais pessoas podem se tornar defensoras do produto que estou vendendo?

Trace um perfil do seu público. Considere suas origens, interesses, objetivos e desafios, bem como sua idade, o que eles fazem, quais plataformas sociais eles usam e assim por diante.

Com base nesses itens, estruture um plano de marketing que impulsione o crescimento do seu negócio e o leve ao sucesso!

Qual é o objetivo do empreendedorismo?

O objetivo do empreendedorismo varia de empreendedor para empreendedor, mas a maioria compartilha objetivos como: gerar lucro, criar valor para os clientes ou transformar a forma como as pessoas vivem.

Por falar nisso, antes de embarcar no empreendedorismo, determine seus objetivos. Os empreendedores mais bem-sucedidos entram na construção de negócios pelos motivos certos.

Podemos afirmar que sem um objetivo genuíno, é improvável que você tenha determinação e motivação para superar os desafios.

Lembre-se: Investir no empreendedorismo é abrir seu próprio caminho e fazer algo que nunca foi feito antes, então não existe uma receita única para o sucesso.

Como ser um empreendedor de sucesso?

Confira algumas dicas de empreendedorismo que podem ajudar você a chegar ao sucesso:

Comece um negócio pelas razões certas: Comece sua vida como empreendedor identificando uma necessidade ou um problema e procurando uma maneira de resolvê-lo.

Encontrar soluções que facilitem a vida das pessoas é um dos maiores desafios do empreendedor, mas também, pode significar o seu sucesso.

Aproveite o conhecimento e a experiência anteriores: A experiência anterior, seja de seu trabalho diário ou empreendimentos anteriores, geralmente é fundamental para seu sucesso como empreendedor.

Aprenda com o local onde você está hoje para inspirar onde você quer estar amanhã e, se puder, explore em busca de conhecimento.

Abrace a incerteza e o risco: Começar seu próprio negócio é uma viagem ao desconhecido, no entanto, para ter sucesso, você precisa abraçar a incerteza.

O risco não é apenas um elemento essencial do empreendedorismo, mas também tende a estar diretamente relacionado ao sucesso. Bons investidores sabem, que quanto maiores os riscos, maior o potencial de retorno.

Não tema o fracasso, aprenda com isso:  Um dos indicadores mais claros de sucesso futuro para um empreendedor está relacionado às falhas que ele experimentou no passado.

Abrir Empresa

Certamente, você não pretende falar, no entanto, precisa pensar no fracasso como uma ferramenta de ensino em direção ao sucesso. Boa parte das grandes empresas e marcas que você conhece hoje, são frutos de falhas e persistência.

Conte com o nosso apoio: É hora de acreditar no seu potencial e na força do empreendedorismo, conte com o apoio da Já Calculei Contabilidade e coloque seus sonhos em prática.

Aqui na Já Calculei, a abertura de empresa é gratuita, para saber mais, clique aqui e entre em contato conosco!