Emissão de notas fiscais: 4 erros que sua empresa pode evitar

Por: | Data: fevereiro 23, 2022

Emissão de notas fiscais: 4 erros que sua empresa pode evitar

Qualquer empresa precisa emitir notas fiscais. A nota fiscal serve para regularizar o processo de compra de produtos e serviços da empresa. Na maioria dos estados, a sua emissão é obrigatória e dá benefícios ao estabelecimento.

No entanto, a emissão de notas fiscais precisa de atenção. Não são poucos os empreendedores que cometem erros simples no processo. Apesar de, nos dias de hoje, ser feito de modo digital.

No presente texto, vamos te falar como evitar 4 erros na hora de emitir notas fiscais. Quer saber quais são e como não cometer mais? Siga conosco e desfrute da leitura!

Contabilidade Online

1. Errar o preenchimento das notas fiscais

Para começar, um ponto que merece atenção é que a nota fiscal precisa ser preenchida corretamente. Ou seja, é preciso preencher a nota fiscal com atenção e colocar os dados corretos, a fim de evitar a recusa por parte do governo ou do cliente.

Esse erro é um pouco mais comum quando a emissão de notas fiscais é manual, mas pode ocorrer também em sistemas automatizados. Quando o volume de vendas é grande, o preenchimento manual pode acabar tendo erros que prejudiquem o seguimento do documento.

Por isso, é importante revisar as informações (de preferência mais de uma vez), e preferir automatizar o processo, que diminui as chances de preenchimento equivocado.

2. Ter problemas com o CNPJ

Da mesma forma, o seu CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) é muito importante para que você fique em dia com as suas obrigações de empreendedor.

Se o CNPJ informado for nulo ou carecer de regularização, você não vai conseguir emitir nota fiscal. Apesar de esse problema afetar vários empreendedores, acontece com mais pessoas do que imaginamos.

Para evitar essa intercorrência, é preciso verificar quaisquer pendências no CNPJ, que pode ser feito no site da Receita Federal.

3. Confundir as notas fiscais

Existem alguns tipos de notas fiscais. E, caso você se confunda na hora de emitir, isso pode ocasionar alguns problemas com o fisco. Os tipos mais conhecidos de nota fiscal são:

  •       Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFS-e) – nota fiscal utilizada por prestadoras de serviços;
  •         Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) – nota fiscal em substituição à versão impressa;
  •       Nota Fiscal Avulsa (NFA-e) – nota fiscal emitida por pessoas físicas e MEIs (microempreendedores individuais);
  •         Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e) – nota fiscal emitida em vendas de consumidores finais.

Ainda, existe o DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) e a NF-e (Nota Fiscal Eletrônica), que não são conceitos similares. Cada tipo de nota fiscal serve para um propósito. Por isso, é importante conhecer cada um dos tipos e contar com a ajuda de uma boa contabilidade online.

4. Configurar o certificado digital de forma errada

Além disso, você deve se atentar a um aspecto muito importante na hora de emitir notas fiscais: o seu certificado digital. Já falamos desse assunto aqui do blog algumas vezes. O certificado digital da sua empresa precisa estar regularizado para a emissão de notas fiscais.

Tanto o certificado digital do tipo A1, que é online, quanto o A3, que é físico, devem ser regularizados para que você realize a emissão de notas fiscais corretamente. Procure manter os seus certificados atualizados para não passar por isso.

No caso de expiração de seu certificado digital, é muito importante solicitar um novo de pronto. Afinal, há outros problemas que podem vir além do relacionados à emissão de notas fiscais, como a assinatura de documentos que utilizam o certificado.

Contabilidade Online

A emissão de notas fiscais é algo que deve ser feito com atenção. Afinal de contas, é bem fácil errar nesse processo, apesar de parecer simples. E contar com ajuda especializada nesse momento é o melhor caminho para evitar problemas.

Você gostou de saber mais sobre a emissão de notas fiscais? Esse assunto é muito importante para qualquer empresa. Não perca mais tempo e contrate uma plataforma online para emitir suas notas, conheça a solução da Já Calculei!