Para que serve o e-CNPJ na abertura de empresa?

Por: | Data: novembro 15, 2021

Cada vez mais vemos o mundo se tornando digital. As inovações tecnológicas estão por toda parte, e facilitam bastante processos que, de outro modo, costumavam ser mais burocráticos.

Nesse contexto, temos o e-CNPJ como exemplo. Essa forma de identificação de pessoas jurídicas no mundo digital tem serventia até mesmo na hora de abrir uma empresa.

Afinal de contas, para que serve o e-CNPJ no contexto da abertura de uma empresa? Esse é o tema do post de hoje. Siga com a leitura para saber um pouco mais sobre o assunto!

O que é um e-CNPJ?

Antes de mais nada, vamos explicar o que é o referido e-CNPJ.  Da mesma forma que o CNPJ é o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, e serve como identificação, o e-CNPJ vem como uma espécie de identidade digital para o mundo eletrônico.

Por ser uma espécie de identificação para pessoas jurídicas, para o meio eletrônico, o e-CNPJ tem diversas funções no contexto de confirmar a identidade da pessoa. No tópico seguinte, vamos falar mais sobre o uso do e-CNPJ na abertura de uma empresa.

e-CNPJ

Para que serve o e-CNPJ?

Agora que você já sabe o que é o e-CNPJ, vamos falar um pouco mais sobre sua utilidade na abertura de uma empresa.

Quando se abre uma empresa, é preciso fazer alguns procedimentos. Por exemplo, registrar a empresa na junta comercial local. E, para isso, o e-CNPJ serve para fazer o registro de forma digital.

Outro procedimento que deve ser realizado no ato de abertura de empresa é o reconhecimento de firma. E, do mesmo modo, ele também pode ser feito por meio do e-CNPJ, após ser emitido.

Além desses, também é possível utilizar o e-CNPJ para a emissão de notas fiscais eletrônicas (NF-e). Além disso, o e-CNPJ pode ser usado para movimentações bancárias, acesso a processos na justiça e quaisquer processos que requeiram identificação da pessoa jurídica.

Como adquirir um e-CNPJ?

O e-CNPJ, como mencionamos, funciona como uma forma de assinatura digital, que permite a autenticação dos atos da empresa, tanto em sistemas públicos e privados. O e-CNPJ está disponível em forma de arquivo, ou como um cartão físico (token).

Para se adquirir um, deve-se escolher uma autoridade certificadora, que opere com permissão da ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira). Essa autoridade pode fazer a emissão do certificado digital. Após isso, deve-se fazer o pedido e comparecer pessoalmente com os documentos solicitados para a concessão do e-CNPJ.

Lembre-se de que uma boa contabilidade online pode te ajudar na missão de adquirir um e-CNPJ para assinar as suas transações ao abrir uma empresa.

É importante saber mais sobre o certificado digital chamado e-CNPJ, assim como o seu papel na abertura de uma empresa. Sua emissão pode facilitar diversos processos para quem está no processo de abertura de empresa. Assim como para quem já tem uma empresa.

Cada vez mais, os processos estão automatizados. O CNPJ não é exceção. Esperamos que o nosso texto sobre o e-CNPJ tenha sido esclarecedor a respeito do assunto. Não hesite em entrar em contato com a Já Calculei para tirar as suas dúvidas sobre a abertura de empresa. Estamos à disposição!