Por: Já Calculei | Data: dezembro 16, 2021
Para lidar com a crise da atualidade, muitas pessoas apostam no empreendedorismo. Sabemos que abrir uma empresa não é nada fácil. Um dos passos para a efetivação desse sonho é a obtenção de um certificado digital.
Esse passo é essencial na hora de abrir uma empresa. Diversas etapas essenciais a um empreendimento dependem de um certificado digital para serem realizadas corretamente.
O assunto desse texto é certificado digital. Você sabe como obter um para abertura de empresa? Então siga conosco para saber mais sobre esse assunto. Boa leitura!
Antes de mais nada, vamos explicar o que é um certificado digital. O instrumento que identifica digitalmente pessoas, sejam elas físicas ou jurídicas, é o certificado digital. Como o próprio nome sugere, a identificação é feita de forma online, em ambientes digitais.
Essa identificação serve para validar atos juridicamente, para que estes sejam assinados pelo detentor do certificado. Desse modo, é possível que o Poder Público (prefeituras e demais órgãos de fiscalização).
O certificado digital para pessoas físicas pode vir nas seguintes formas:
Como mencionamos, o certificado digital também é para pessoas jurídicas. E, nesse caso, vai obedecer às seguintes regras:
Quem precisa de um certificado digital? A obrigatoriedade desse tipo de certificado digital é para pessoas (sejam elas físicas ou jurídicas) que realizem operações digitais que tenham a necessidade de autenticação.
O ato de ter esse certificado permite a prática de operações autenticadas no mundo online, e a obrigatoriedade fica por conta das empresas que emitem notas fiscais eletrônicas. Assim como as que são inscritas no sistema lucro real ou lucro presumido.
Agora que você sabe o que é e quem precisa de um certificado digital, vamos te contar como obter um.
O processo começa com a reunião dos documentos pedidos pela autoridade certificadora. Em geral, a documentação que é necessária é:
Além disso, são necessários documentos referentes aos gestores e sócios da empresa, como:
Após isso, deve-se comparecer à autoridade certificadora, que vai fazer o cadastro e validação dos dados apresentados. Após isso, é só esperar a emissão do certificado.
Uma boa contabilidade pode te ajudar a emitir o seu certificado digital antes mesmo da abertura do seu CNPJ. Vale a pena ressaltar que é essencial estar bem assessorado para não cometer erros desde o início das atividades de sua empresa.
Um certificado digital é parte importante na hora de abrir uma empresa. Afinal de contas, ele dá legitimidade às ações realizadas pela empresa, assim como sua identificação. Além de permitir a emissão de notas fiscais, importantes para a correta tributação.
Você gostou de saber mais sobre a obtenção de certificado digital para abertura de empresa? Esperamos que o nosso conteúdo tenha sido útil para você. Para que você saiba mais ainda acerca do tema abertura de empresa, baixe o nosso manual “Saia da irregularidade! Confira o manual para abrir um CNPJ de forma rápida e simples”.
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Sabemos que abrir uma empresa não é nada fácil. Um dos passos para a efetivação desse sonho é a obtenção de um certificado digital. Veja como obter um!
PC: certificado digital