O que é empreender?

Por: | Data: junho 2, 2022

O que é empreender?

Você sabe o que é empreender? Qual o real significado deste termo e porque escutamos falar tanto sobre o assunto?

O empreendedorismo está se tornando a carreira preferida de muitos, prova disso é que em 2020 já existiam mais de 582 milhões de empreendedores em todo o mundo.

De pequenas empresas a grandes multinacionais, empreender é essencial para manter a economia dos países saudável, gerando riquezas e empregos.

Para que você esclareça todas as suas dúvidas e saiba mais sobre o assunto, preparamos um conteúdo completo sobre o universo do empreendedorismo.

O que é empreender?

Empreender é o ato de iniciar um negócio com a intenção de gerar lucro e transformar o mundo resolvendo problemas e contribuindo de alguma forma para o crescimento e evolução da sociedade.

Também podemos dizer que empreender é uma oportunidade para que os indivíduos desenvolvam suas próprias jornadas e fonte de renda, trabalhando por conta própria na oferta de bens ou serviços para pessoas físicas e empresas.

Para alguns, esta é uma abordagem arriscada para ganhar a vida, no entanto, para muitos outros, o empreendedorismo é um caminho que pode resultar em recompensas incríveis e sucesso duradouro.

Abrir Empresa

O que é um empreendedor?

Embora existam algumas ideias diferentes sobre o que exatamente é um empreendedor, o consenso geral é que se refere a um indivíduo que cria um negócio com o objetivo principal de obter lucro.

Um empreendedor é uma pessoa que inicia um novo negócio e assume a maioria dos riscos enquanto colhe a maioria dos benefícios.

Empreendedorismo refere-se ao processo de iniciar um negócio. O empreendedor é frequentemente retratado como criador de novas ideias, produtos e serviços.

Os empreendedores são fundamentais para qualquer economia porque têm as habilidades e a iniciativa para antecipar as necessidades e trazer novas ideias ao mercado.

Por isso não tenha dúvidas, sem empreendedores, provavelmente não teríamos muitos dos produtos e serviços inovadores que usamos hoje.

Empreender e os 5 tipos de empreendedorismo

Talvez você não saiba, mas para aqueles que desejam empreender, existem pelo menos 5 tipos de empreendedorismo.

Na sequência, vamos apresentar mais detalhes e características sobre cada opção, a fim de contribuir para que você identifique o seu perfil empreendedor.

1.Empreendedorismo social

Um negócio socialmente consciente está focado em resolver problemas sociais, como acesso a alimentos, dinheiro e educação. O objetivo declarado dessas empresas é tornar o mundo melhor (embora, para a maioria, o objetivo final ainda seja ganhar dinheiro).

Por sua vez, devido as suas características e objetivos esse modelo também é adotado por organizações sem fins lucrativos.

2.Empreendedorismo inovador

O empreendedorismo inovador está enraizado em novas invenções e ideias, que são então transformadas em empreendimentos. E

Empresas inovadoras visam mudar a forma como as pessoas vivem e buscam formas de fazer com que produtos e serviços se destaquem, realizando assim algo que outras empresas não conseguiram.

Produtos como o iPhone mostram que a inovação pode alterar completamente a forma como as pessoas realizam suas rotinas diárias.

Esse tipo de empreendedorismo é ambicioso e muitas vezes requer investimentos significativos para decolar.

3.Empreendedorismo de grandes negócios

Uma grande desvantagem para uma empresa quando ela cresce é que ela começa a se mover lentamente. Como resultado, as grandes empresas muitas vezes tentam impulsionar os seus negócios, comprando uma empresa menor.

A empresa maior pode alavancar ciclos de vida limitados de produtos ou serviços e ter profissionais experientes tomando as rédeas de novos projetos.

Grandes empresas de tecnologia, como Google e Microsoft, costumam fazer isso comprando um pequeno desenvolvedor com tecnologia promissora.

4.Empreendedorismo de pequenas empresas

No empreendedorismo de pequenas empresas, a inovação é tipicamente mais modesta e baseada em uma nova reviravolta nos produtos e serviços atualmente disponíveis ou simplesmente em fazer um trabalho bem feito.

Essas pequenas empresas geralmente são compostas por membros de uma mesma família e amigos que decidem iniciar um pequeno negócio para sustento próprio.

5.Empreendedorismo de negócios escaláveis

O empreendedorismo de negócios escaláveis começa com a crença do empreendedor de que a sua ideia pode mudar o mundo.

Os investidores de risco muitas vezes investem para financiar esses tipos de startups na esperança de obter retornos financeiros extraordinários no futuro.

O Uber, por exemplo, começou como uma ideia para revolucionar a indústria de táxi e, depois de atrair investimentos, a empresa explodiu e conquistou uma enorme participação de mercado em muito pouco tempo.

Por que empreender?

Agora que você já sabe o que é empreender e os diferentes tipos de empreendedorismo, é hora de conferir os principais benefícios de empreender e montar o próprio negócio.

Se você está se sentindo preso em sua carreira atual e está procurando uma grande mudança, tornar-se um empreendedor pode atrair você.

Talvez, você tenha uma ideia incrível que deseja tentar transformar em um negócio viável. Há muitas vantagens em ser um empreendedor, incluindo:

  • Se o seu próprio chefe: Você pode achar o empreendedorismo atraente porque lhe dá a capacidade de obter lucro em seus próprios termos, para um negócio que é todo seu.

Talvez você esteja cansado de trabalhar para os outros e queira trabalhar por conta própria. Muitas pessoas são atraídas pelo empreendedorismo porque são automotivadas e querem ser independentes.

Abrir Empresa

  • Flexibilidade: Muitos empreendedores são atraídos por um estilo de vida em que podem trabalhar em horários flexíveis e não precisam aderir à agenda de outra pessoa.

No entanto, é preciso reconhecer que muitos empreendedores acabam trabalhando mais horas para fazer seus negócios funcionarem, mas isso pode valer a pena se você estiver trabalhando para si mesmo e construindo um negócio em que acredita.

Ser empreendedor também significa que você pode trabalhar em casa ou viajar e trabalhar em outro lugar.

  • Maior qualidade de vida: Por sua vez, um dos principais benefícios associados ao empreendedorismo é a qualidade de vida que um negócio pode oferecer para o seu proprietário.

Muitas pessoas decidem empreender para garantir uma renda melhor e oferecer maior conforto e melhores condições para a sua família.

Empreenda com o apoio da Já Calculei

Por fim, agora que você já sabe o que é empreender e conhece algumas das suas vantagens, conte com o nosso apoio para abrir o seu negócio!

A Já Calculei Contabilidade Online acredita na força do empreendedorismo e, por isso, oferece abertura de empresa gratuita para pessoas como você.

Deseja saber mais e abrir a sua empresa gratuitamente e sem sair de casa? Clique aqui e entre em contato conosco!