Abrir uma pequena empresa

Por: | Data: janeiro 5, 2022

Abrir uma pequena empresa

Pensando em abrir uma pequena empresa, mas não sabe exatamente por onde começar? Então, você chegou ao lugar certo!

Neste conteúdo, vamos apresentar um passo a passo completo relacionado a abertura de micro e pequenas empresas, ou seja, negócios com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.

Deseja saber tudo sobre o assunto e tirar todas as suas dúvidas? Continue conosco e acompanhe esse conteúdo até o final.

O que é uma pequena empresa?

De acordo com a legislação em vigor, são consideradas pequenas empresas, ou EPP – Empresa de Pequeno Porte, os negócios com faturamento anual não superior a R$ 4,8 milhões.

Esse tipo de empresa conta com diversos benefícios, dentre eles, a possibilidade de optar pelo Simples Nacional, regime tributário com alíquotas de contribuição a partir de 4% sobre o faturamento e recolhimento de todos os impostos em guia única.

A título de curiosidade, vale destacar que as micro e pequenas empresas representam mais de 90% dos negócios em funcionamento no Brasil.

Abrir Empresa

Passo a passo para abrir uma pequena empresa

Confira o passo a passo completo que separamos para ajudar você a tirar os seus planos do papel e abrir uma pequena empresa.

Listamos em 10 passos, todos os detalhes que o empreendedor precisa conhecer antes de abrir uma pequena empresa.

Após acompanhar o passo a passo você vai tirar todas as suas dúvidas e colocar em prática o plano para abertura do seu negócio.

1.Contrate um serviço de contabilidade

Não tenha dúvidas, contratar um serviço de contabilidade é o primeiro passo para quem pretende abrir uma pequena empresa.

O contador é o profissional responsável por fornecer todas as orientações que o empreendedor precisa para tirar os seus planos do papel e fazer as melhores escolhas.

Além disso, o contador será o responsável por dar andamento a todos os trâmites relacionados à abertura da empresa, incluindo a emissão do CNPJ.

2.Defina o CNAE da empresa

Na sequência, com o apoio da contabilidade, o empreendedor precisará tomar as suas primeiras decisões, começando pela definição do CNAE, ou seja, do tipo de atividade que será exercida pela empresa.

Você já sabe o que montar e que tipo de atividade exercer? Seu contador precisará dessa informação para registrar e regularizar o seu negócio.

3.Defina o tipo de empresa (natureza jurídica)

Quem decide abrir uma pequena empresa, tem à sua disposição diferentes naturezas jurídicas, incluindo aquelas que não exigem sócios:

  • EI – Empresa Individual;
  • SLU – Sociedade Limitada Unipessoal.

E também, aquelas que exigem sócios, como:

  • Sociedade Empresária Limitada;
  • Sociedade Simples.

Verifique com o seu contador qual é a melhor opção para o seu tipo de negócio e defina qual natureza jurídica abrir.

4.Escolha um regime tributário

Após escolher a natureza jurídica ideal para o seu negócio, o próximo passo é definir o regime tributário mais adequado para a sua empresa.

Temos três regimes tributários no Brasil: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.

Dentre os regimes tributários listados acima, a maior parte das pequenas empresas acabam optando pelo Simples Nacional.

5.Separe os documentos necessários

Para que a contabilidade possa cuidar dos trâmites necessários para abrir uma pequena empresa, o empreendedor precisa fornecer alguns documentos, são eles:

  • RG e CPF;
  • Título de Eleitor;
  • Comprovante de Residência;
  • Carnê IPTU do local para abertura da empresa;
  • Certidão de Casamento (quando casado).

6.Elabore o Contrato Social

Além dos documentos listados no item anterior, o empreendedor também precisará elaborar um Contrato Social ou preencher um Requerimento de Empresário (no caso da abertura de empresa individual).

O Contrato Social é o documento utilizado para registro de empresas na Junta Comercial, possuindo, dentre outras, as seguintes informações:

  • Nome dos sócios;
  • Direitos e obrigações de cada sócio;
  • Percentual de cada sócio no negócio;
  • Capital inicial investido na empresa;
  • Atividades a serem exercidas;
  • Local de instalação da empresa;
  • Natureza jurídica da empresa.

7.Registre a empresa na Junta Comercial

Com toda a documentação exigida e o Contrato Social em mãos, o contador poderá iniciar os trâmites necessários para abrir uma pequena empresa.

Nessa etapa, o primeiro passo é o registro do documento de constituição da empresa na Junta Comercial.

A Junta Comercial funciona como uma espécie de cartório destinado ao registro e reconhecimento de empresas e outras pessoas jurídicas instaladas aqui no Brasil.

8.Solicite a emissão do CNPJ

Após o registro da empresa na Junta Comercial é hora de emitir o CNPJ da pequena empresa.

O CNPJ é um documento de caráter obrigatório para toda e qualquer pessoa jurídica instalada no Brasil.

A emissão do documento deverá ser solicitada pela contabilidade na Receita Federal, órgão responsável pela emissão do referido documento.

9.Solicite a emissão da Inscrição Estadual

Logo após a emissão do CNPJ, a contabilidade deverá providenciar o cadastro da empresa na esfera estadual, por meio de uma Inscrição Estadual.

A Inscrição Estadual é um documento obrigatório para empresas que precisam emitir notas fiscais de venda e efetuar o recolhimento do ICMS.

Sendo assim, as empresas que atuam apenas com prestação de serviços podem ser isentas desse documento.

10.Solicite a emissão do Alvará de Localização e Funcionamento

Para finalizar o passo a passo para abrir uma pequena empresa, a contabilidade deverá solicitar na prefeitura a emissão da Inscrição Municipal e do Alvará de Localização e Funcionamento.

O Alvará de Localização e Funcionamento é um documento obrigatório para que a empresa possa iniciar as suas atividades de forma regular.

Abrir Empresa

Como abrir uma pequena empresa pela internet?

Abrir uma pequena empresa pode ser mais fácil do que você imagina, e o melhor, você pode fazer isso pela internet de forma gratuita e sem qualquer complicação.

Aqui na Já Calculei não cobramos honorários abertura de empresas. Sendo assim, essa é a sua oportunidade de tirar os seus planos do papel e abrir a sua empresa.

Atendemos empresas de todo o Brasil e a próxima pode ser a sua, solicite agora mesmo a abertura da sua empresa sem sair de casa, clique aqui e entre em contato conosco!