Código de atividades econômicas (CNAE): aprenda a classificar sua empresa

Por: | Data: dezembro 9, 2021

Código de atividades econômicas (CNAE)

Você já entende a importância de selecionar bem um CNAE? Trata-se de um código que serve para a categorização de empresas. É um assunto que, para muitos, ainda é complexo, ainda gera dúvidas diversas. Várias descrições de atividades se assemelham e, dessa forma, surgem confusões.

Neste artigo, vamos mostrar como funciona o Código de Atividades Econômicas e como deve ser feita a classificação de sua empresa. Continue a leitura e fique por dentro!

O que é CNAE?

CNAE é a sigla para Código Nacional de Atividades Econômicas. É um modo de padronizar os códigos referentes às diversas atividades econômicas, bem como os critérios aplicados pelos órgãos tributários do país para fazer o enquadramento. Dessa forma, o código define as operações que a empresa pode realizar e a qual segmento ela pertence.

O Código de Atividades Econômicas envolve tanto as operações relacionadas à produção/venda de itens como à prestação de serviços. Nesse sentido, são envolvidas empresas, organismos privados/públicos, instituições sem fins lucrativos, empresas agropecuárias e mesmo pessoas físicas.

Abrir Empresa Grátis

Como selecionar o CNAE da empresa?

Para escolher o CNAE adequadamente, é necessário conversar com o contador. A atuação desse profissional é fundamental para que o gestor não cometa nenhum erro.

Para identificar qual é o código correto para sua empresa, é preciso analisar qual será a atividade-fim do negócio, que operações serão efetuadas, se serão realizados serviços, se haverá produção, industrialização, comercialização, revenda, quais os produtos que serão vendidos, se haverá apenas um tipo de produto ou mais…

A respostas a essas questões determinará se a empresa terá um Código de Atividades Econômicas ou mais de um.

O que acontece com empresas que desenvolvem mais de uma atividade?

Algumas empresas podem ter uma atividade principal e outras secundárias. A principal, chamada de atividade-fim, é a que contribui para a maior parte da geração de renda do negócio. Existe uma tabela da CNAE, disponível em uma página específica do site do governo federal.

Quando acessar a página, deve-se clicar em “Estrutura” (localizada na parte direita de baixo, ao lado de “Pesquisa”) e assim poderá consultar a primeira divisão de seções.

É importante fazer a escolha respeitando uma ordem específica:

  •         seção;
  •         divisão;
  •         grupo;
  •         classe mais compatível com a atividade da empresa.

Como é formado o CNAE?

O CNAE é formado por sete dígitos, que combinam a seção, a divisão, o grupo, a classe e a subclasse. Veja como funciona essa divisão:

  •         seção: são 21 seções e são representadas por uma letra do alfabeto;
  •         divisões: são 87 divisões e correspondem aos dois primeiros números da sequência;
  •         grupos: ao todo, são 285 grupos e é determinado pelo terceiro número do CNAE;
  •         classes: são 672 classes que correspondem ao quarto número do código e ao dígito verificador;
  •         subclasses: são, ao todo, 1.318 que equivalem aos dois últimos algarismos do Código de Atividades Econômicas, logo após o dígito verificador.

Confira alguns exemplos. Bares e estabelecimentos que vendem bebidas sem entretenimento, o código é 5611-2/04, onde:

  •         56 equivale à divisão “alimentação”;
  •         1 representa o grupo de “restaurantes e outros serviços de alimentação e bebidas”;
  •         o segundo 1 e o dígito 2 correspondem à classe de “restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas”;
  •         04 está associado aos “bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas, sem entretenimento”.

A partir da tabela do CNAE e com a ajuda de um profissional qualificado, você não terá problemas ao escolher o Código de Atividades Econômicas de sua empresa.

Gostou de nossa abordagem? Aproveite para saber mais sobre o assunto. Veja como esse código é usado em pequenas e médias empresas. Saiba mais sobre o CNAE Simples!

 

Meta-description/SP:

Em nosso artigo, vamos mostrar como funciona o Código de Atividades Econômicas (CNAE) e como deve ser feita a classificação de sua empresa. Venha descobrir!

PC: Código de Atividades Econômicas