Empreendedorismo Digital: O que é? Confira dicas e exemplos

Por: | Data: junho 2, 2022

Empreendedorismo Digital- O que é?

O empreendedorismo digital está em alta, acompanhando o crescimento da internet, das plataformas e dos serviços digitais.

Por sinal, tem muita gente por aí, ganhando dinheiro com o empreendedorismo digital, fato que sem dúvidas, é uma excelente notícia para quem deseja empreender.

Observando tendências e o comportamento do mercado, a Já Calculei Contabilidade Online decidiu preparar um conteúdo explorando o conceito de empreendedorismo digital e apresentando dicas para quem deseja embarcar em um negócio próprio neste mercado.

Para saber mais sobre o assunto e quem sabe, montar um negócio digital, continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final.

O que é empreendedorismo digital?

Chamamos de empreendedorismo digital a iniciativa de montar um negócio nos meios digitais, explorando e aproveitando todo o potencial da internet.

Atualmente, temos vários exemplos de negócios que nasceram e sobrevivem exclusivamente no digital, mostrando-se opções rentáveis e lucrativas, como por exemplo, os e-commerces e marketplaces.

Empreender no digital é explorar um universo relativamente novo, repleto de possibilidades, sem fronteiras e com um público consumidor gigantesco.

Por falar em público gigantesco, uma das principais vantagens do empreendedorismo digital, está na capacidade que negócios deste segmento possuem de alcançar pessoas em todas as partes do país ou até mesmo do mundo.

Na prática, enquanto um negócio físico fica limitado a uma determinada localidade, os negócios digitais podem chegar mais longe, atravessando fronteiras.

Abrir Empresa

Empreendedorismo digital e modelos de negócios

Se você sonha com o empreendedorismo digital e todos os seus benefícios, dentre eles, a vantagem de trabalhar no conforto da sua própria casa, este tópico é para você.

Aqui, vamos listar algumas dicas e exemplos de negócios digitais que podem ser lucrativos e entregar os resultados que você espera.

1.E-commerce

O e-commerce brasileiro fatura bilhões todos os anos e vem em um ritmo forte de expansão que está pautado nas mudanças de hábitos e desejos dos consumidores.

As pessoas estão em busca de facilidade, comodidade e economia de tempo. Por isso, tornou-se muito mais fácil para os brasileiros, realizar compras na internet e receber os pedidos sem sair de casa.

Em meio a este cenário, não tenha dúvidas, quando o assunto são ideias de empreendedorismo digital, montar um e-commerce é uma excelente alternativa.

2.Marketplace

O marketplace é uma variação do e-commerce tradicional que ficou conhecida por democratizar o acesso de pequenos empreendedores ao comércio eletrônico.

Precisamos reconhecer que a construção de um site próprio e o desenvolvimento de estratégias de marketing para que o mesmo alcance visibilidade exige investimento.

Pode não ser uma tarefa fácil para um site pequeno, disputar espaço com os grandes e-commerces da internet.

Diante deste cenário, você pode aproveitar o espaço dos marketplaces e anunciar seus produtos em sites com alta visibilidade, como o Mercado Livre e a Shopee, por exemplo.

3.Venda de cursos e e-books

Outro negócio que vem rendendo frutos e crescendo muito no empreendedorismo digital é a venda de cursos online e e-books.

Você domina determinado assunto ou área do conhecimento? Então, porque não gravar um curso ou produzir um e-book sobre o tema para vender na internet?

Tem muita gente faturando alto com a venda de infoprodutos e você pode ser o próximo a embarcar nesta jornada.

4.Canal no YouTube

Você tem boa desenvoltura na frente das câmeras? Se sim, pode considerar a possibilidade de investir no empreendedorismo digital através de um canal no YouTube.

Com um canal monetizado no YouTube, você pode receber receitas de várias fontes, incluindo:

  • Google Ads (Anúncios);
  • Super Chat;
  • Clube de Membros;
  • Patrocínios.

Youtubers famosos chegam a faturar milhões todos os anos, lucrando alto através do empreendedorismo digital e da internet.

5.Agência de marketing digital

Com a população cada vez mais conectada e navegando na internet, as empresas que querem crescer, precisam investir pesado em estratégias de marketing digital.

Considerando este cenário, você pode empreender montando a sua própria agência de serviços em marketing digital.

Este tipo de agência, oferece suporte e assessoria para empresas que desejam crescer na internet, e normalmente oferecem diversos serviços, incluindo:

  • Gestão de anúncios e tráfego pago;
  • Produção de conteúdo e gestão de SEO;
  • Gestão de redes sociais;
  • Disparo de campanhas de e-mail marketing;
  • Construção e manutenção de sites.

Vantagens do empreendedorismo digital

Agora que você já sabe o que é empreendedorismo digital e conferiu dicas e exemplos de negócios neste segmento, é hora de conferir algumas das suas vantagens.

O empreendedorismo através dos meios digitais pode oferecer uma série de benefícios importantes, dentre eles:

  • Baixo investimento inicial: Uma das principais vantagens do empreendedorismo digital é o seu baixo investimento inicial.

Normalmente, quem empreende neste segmento, começa por conta própria, trabalhando da sua própria casa, através de um computador ou celular conectado à internet.

  • Sem limites geográficos: Limites geográficos não existem para negócios que nascem no digital.

Na prática, como empreendedor digital, você poderá atender desde um vizinho ou familiar a pessoas que estão do outro lado do mundo.

  • Sem limite de faturamento: Nos negócios digitais, não há limite de renda e faturamento.

Na prática, tudo dependerá do seu esforço e sucesso. Existem empreendedores faturando milhões anualmente.

  • Flexibilidade: A internet permite que os empreendedores trabalhem de qualquer lugar com acesso à internet e a qualquer horário.

Desta forma, é possível organizar melhor os compromissos, reservar tempo com a família e ter mais qualidade de vida.

Abrir Empresa

Como investir no empreendedorismo digital e abrir um negócio online?

Pensando em montar um negócio online, mas ainda não sabe por onde exatamente deve começar?

Comece com o suporte e assessoria da Já Calculei, sua melhor opção em contabilidade online!

Aqui na Já Calculei, ajudamos empreendedores de todas as partes do Brasil a colocar seus planos em prática, realizando o sonho do próprio negócio.

Cientes da nossa missão e compromisso com a sociedade, oferecemos abertura de empresa gratuita, democratizando o empreendedorismo.

Deseja saber mais sobre o empreendedorismo digital e abrir o seu negócio?

Clique aqui e entre em contato conosco! Fale com um contador, agora mesmo!