O que é certificado A1 e para que serve na abertura de empresa?

Por: | Data: fevereiro 2, 2022

O que é certificado A1 e para que serve na abertura de empresa?

Cada vez mais pessoas se aventuram no empreendedorismo nos dias de hoje. E como abrir uma empresa não é uma tarefa fácil, é preciso saber o que é um certificado digital e certificado A1. Esse documento, de porte obrigatório para grande parte das empresas, serve para facilitar a vida do empreendedor.

No mercado, existem dois tipos de certificado digital. O certificado A1 e o certificado A3. A opção entre um ou outro é assunto sério, especialmente quando se fala no contexto de abertura de empresa. E ter dúvidas sobre esse tema é algo recorrente.

Afinal de contas, o que é certificado A1 e para que serve na abertura de empresa? Esse é o assunto do presente texto. Se você deseja saber um pouco mais sobre esse tema, siga com a leitura!

Abrir Empresa

O que é um certificado digital?

Antes de mais nada, é necessário explicar o que é um certificado digital para, então, falar sobre o certificado A1. Certificado digital é o nome dado ao documento digital de porte obrigatório para diversas empresas.

O certificado digital serve, de forma resumida, para identificar a empresa no mundo digital. A assinatura por meio do certificado produz um documento com validade jurídica, e dá mais segurança às partes envolvidas.

As empresas que emitem a nota fiscal eletrônica (NF-e) são obrigadas a obter um certificado digital, de modo a poder emitir a nota fiscal corretamente. O documento digital referido vem em diversas formas: arquivo, cartão, token ou até mesmo na nuvem.

Qual a diferença do certificado A1 para o A3?

Existem duas formas de certificado digital: o certificado A1 e o A3. Você sabe quais são as diferenças básicas entre eles? Perceba.

O certificado A1 é armazenado no computador do usuário por meio de um arquivo de computador. O certificado digital A3, por sua vez, vem em forma de mídia (cartão, USB ou token, como mencionamos), e precisa de um computador preparado para a leitura do certificado.

O certificado A1 também tem a particularidade de durar até 1 ano, servindo para uma ou mais máquinas. O A3 tem a validade de até três anos. De acordo com a ANCD (Associação Nacional de Certificação Digital), no ano de 2020, mais da metade dos certificados ativos eram do formato A3.

Qual o papel do certificado A1 na abertura de uma empresa?

Agora que você já sabe o que é um certificado digital e consegue diferenciar o certificado A1 do A3, vamos falar mais do seu papel na abertura de uma empresa. O certificado digital, seja qual for, é condição necessária para se abrir uma empresa.

Para agir de acordo com a lei, a companhia deve ser identificada e estar autorizada a emitir notas fiscais, que são parte da obrigação fiscal de qualquer empresa.

Para a emissão do melhor certificado para a sua empresa, vale a pena contar com uma boa contabilidade digital, junto com a abertura do CNPJ. Afinal de contas, o processo de cadastro e emissão junto à autoridade certificadora pode ser complicado de fazer sozinho.

Saber o que é certificado A1 e o seu papel no processo de abertura de empresa é algo muito importante. Esse documento é o que legitima as ações que a companhia realiza, e a identifica perante o mercado. Além de permitir à PJ a emissão de notas fiscais, por exemplo.

Com certeza, esse assunto é importante e deve ser tratado com bastante atenção. Você quer ficar por dentro de tudo que postamos sobre a abertura de empresas? Cadastre-se em nossa newsletter e receba um material gratuito.

Abrir Empresa