Contabilidade online x contabilidade tradicional: 4 motivos para você migrar sua contabilidade para o digital

Por: | Data: agosto 2, 2021

contabilidade online

Os processos contábeis são fundamentais para que uma empresa se desenvolva com boa saúde financeira e conforme a lei. Mas, com a Era Digital, muitas transformações ocorreram no modo como as atividades contábeis são realizadas.

Está em dúvida sobre adotar ou não essa solução online para seu negócio? Não perca tempo: vamos mostrar alguns motivos para você migrar da contabilidade tradicional para a contabilidade online!

1. A contabilidade online permite o atendimento remoto

Na contabilidade presencial, o atendimento é feito presencialmente. Além da necessidade da presença física do cliente, é necessário acumular muitos papeis em pastas e arquivos. Consequentemente, há mais demora na coleta de documentos e no processamento da documentação fiscal.

O resultado disso, em alguns escritórios, é que as obrigações são entregues com atrasos. E, muitas vezes, é preciso fazer retificações juntos aos gestores das empresas clientes.

Atualmente, com a contabilidade online, o trabalho pode ser realizado por meio de um scanner ou mesmo de fotos dos documentos. Já há a assinatura e a certificação digitais. Os processos são efetivados com rapidez, o que economiza dinheiro e tempo. Isso oferece mais produtividade no escritório contábil.

Os documentos não ocupam espaço físico, pois são digitais ou digitalizados. Além disso, podem ser compartilhados entre a empresa cliente e o escritório através da nuvem, o que torna mais fácil o monitoramento deles com informações mais confiáveis em tempo real.

Outro diferencial da contabilidade digital é a possibilidade de atender empresas de diferentes localidades, de outras cidades e até de outros estados.

contabilidade online

2. A contabilidade digital simplifica o processo de abertura

Outro motivo para adotar a contabilidade online é que, em poucos dias, é possível abrir uma empresa, respeitando toda a regulamentação pertinente.

Tudo é feito digitalmente, oferecendo mais agilidade e qualidade a esse processo. A empresa que usufrui os serviços digitais fica mais próxima devido aos canais de comunicação.

3. A nova contabilidade é uma contabilidade consultiva

A inovação tecnológica contribuiu para que os serviços contábeis se transformassem em contabilidade consultiva. Isso porque os contadores ficam mais perto do cliente e o cliente fica mais perto dos contadores.

Como resultado, há mais abertura para a tomada de decisões relevantes e também para retificações pontuais referentes aos negócios da empresa cliente.

4. A contabilidade online ajuda a reduzir gastos

Podemos considerar a redução de gastos com a contabilidade digital de duas formas. Primeiramente, pelo fato de os serviços serem prestados através da internet, o gestor pode pesquisar mais facilmente e tem mais possibilidades de encontrar profissionais que cobrem valores que estejam dentro de seu orçamento.

Não há barreiras de localização em sua escolha. Assim, uma empresa situada em uma cidade do interior pode contratar os serviços de um escritório contábil sediado na capital.

Em segundo lugar, torna-se desnecessária a impressão de documentos. A contabilidade online reduz (e pode até eliminar) a necessidade desse recurso. A empresa diminuirá, portanto, despesas com impressões, armazenamento, envio de documentos até o escritório de contabilidade.

A contabilidade online envia, processa, armazena e analisa tudo por meio de computação na nuvem. E os processos são realizados com total segurança e respeito à privacidade do cliente.

A tendência é que a maioria das empresas migre, pouco a pouco, para a contabilidade online. Essa se tornará uma necessidade para que as organizações aumentem sua produtividade. E muitos escritórios convencionais vão se sentir instigados a adotar o novo formato de trabalho para manter sua competitividade.

O que pensa sobre o assunto? Já trabalha com serviços digitais? Aproveite para saber mais sobre transformação digital e como digitalizar a área contábil de sua empresa!

Tags: