Criar empresa online: confira o passo a passo

Por: | Data: junho 29, 2022

Criar empresa online

Se durante muito tempo, a abertura de empresas foi considerado um processo lento e burocrático, atualmente a tecnologia e a internet já nos permitem criar empresa online.

Sim, você que tem o sonho de empreender, mas não sabe por onde começar, já tem à sua disposição, ferramentas que permitem criar uma empresa sem sair de casa, seja ela, física ou virtual.

Aqui na Já Calculei Contabilidade, você abre a sua empresa, de forma gratuita e através da internet, sem qualquer complicação, independente da sua região no país.

Deseja saber mais, esclarecer todas as suas dúvidas e abrir a sua empresa hoje mesmo? Continue conosco, acompanhe este conteúdo até o final e conheça todas as etapas que envolvem a abertura de uma empresa.

1.Contrate uma contabilidade online

O primeiro passo para criar empresa online, consiste na contratação de uma contabilidade online, ou seja, um serviço contábil que oferece serviços através da internet.

Com o apoio de uma contabilidade online, você não precisa se deslocar ao escritório do contador e consegue resolver tudo o que precisa pela internet, seja através da tela do seu celular ou computador.

A contabilidade online é um novo conceito de serviços contábeis que chegou para ficar, pois além de oferecer comodidade aos clientes, é ágil e possui mensalidades acessíveis.

Pensando em abrir uma empresa, mas ainda não contratou uma contabilidade? Então, você precisa conhecer a Já Calculei Contabilidade Online.

Aqui, a abertura de empresa é gratuita.

Abrir Empresa

2.Separe a documentação necessária

Após contratar um serviço de contabilidade, o próximo passo para criar empresa online, consiste em separar a documentação exigida para a abertura de empresas.

A lista inclui alguns documentos pessoais e também, alguns documentos da sua futura empresa.

  • RG e CPF do empresário individual ou dos sócios;
  • Comprovante de Residência do empresário ou dos sócios;
  • Inscrição Imobiliária ou Carnê IPTU do ponto comercial;
  • Contrato Social ou Requerimento de Empresário Individual em três vias;
  • FCN (Ficha de Cadastro Nacional) modelo 1 e 2, em uma via.

Caso não conheça todos os documentos listados acima, ou tenha algum tipo de dúvida em relação a documentação, não se preocupe, é tudo muito simples e o nosso time de contadores fornecerá toda orientação que você precisa.

3.Escolha o regime tributário e a natureza jurídica da empresa

Na sequência, com o auxílio e orientação da contabilidade, você que pretende criar empresa online, precisará escolher uma natureza jurídica e um regime tributário.

A natureza jurídica é o modelo de constituição que a sua empresa adotará. Existem opções para quem pretende abrir uma empresa individual e opções para quem pretende abrir uma empresa com sócios, incluindo:

  • Empresário Individual (EI);
  • Sociedade Limitada Unipessoal (SLU);
  • Sociedade Empresária Limitada;
  • Sociedade Simples (S/S);
  • Sociedade Anônima (S/A).

Por sua vez, o regime tributário determinará como serão calculados os impostos da empresa. Existem três opções:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real.

4.Registro na Junta Comercial

Após receber a documentação da sua empresa e definir o regime tributário e a natureza jurídica que vão trazer mais benefícios, é hora de iniciar os trâmites perante os órgãos públicos para criar empresa online.

Para isso, a contabilidade entrará com um pedido de registro da empresa na Junta Comercial, uma espécie de cartório que recebe a documentação e registra os pedidos de abertura, alteração e encerramento de empresas.

Com o registro na junta comercial, a empresa é constituída e recebe o NIRE – Número de Identificação no Registro de Empresas.

5.Emissão do CNPJ

Na sequência, a contabilidade irá protocolar na Receita Federal, um pedido para emissão do CNPJ da empresa.

O CNPJ é um documento semelhante ao CPF (utilizado pelas pessoas físicas), e possui caráter obrigatório para empresas e outros tipos de pessoas jurídicas.

Cada CNPJ possui uma sequência de 14 dígitos numéricos e é único, sendo utilizado, dentre outros fins, para identificação da empresa.

6.Emissão da Inscrição Estadual

Dando sequência ao passo a passo para criar empresa online, a contabilidade precisará providenciar a Inscrição Estadual do estabelecimento.

A Inscrição Estadual é um documento obrigatório para empresas que desenvolvem atividades de comércio e também para algumas empresas de prestação de serviços.

A emissão deste documento deve ser solicitada pela contabilidade na Secretaria Estadual de Fazenda do seu estado.

7.Emissão da Inscrição Municipal e do Alvará de Funcionamento

Por fim, a contabilidade cuidará dos trâmites para registro da sua empresa em âmbito municipal, ocasião onde serão emitidos os seguintes documentos:

  • Inscrição Municipal;
  • Alvará de Localização e Funcionamento.

Com a liberação do Alvará de Funcionamento, a sua empresa estará devidamente legalizada e apta para entrar em atividade.

A princípio pode parecer que são muitas etapas, mas no próximo tópico, você descobrirá que com a Já Calculei o processo é bastante simplificado e facilitado.

Criar empresa online de forma gratuita

Com a Já Calculei, criar empresa online é muito fácil e assinando um dos nossos planos em serviços contábeis, a abertura da sua empresa é gratuita.

  • Efetue o seu cadastro em nosso chatbot, clicando aqui;
  • Escolha o plano ideal para as suas necessidades;
  • Efetue o pagamento da primeira mensalidade;
  • Forneça os documentos solicitados e aguarde a abertura da sua empresa.

A partir de R$ 99,00 mensais, você pode abrir a sua empresa e ter à sua disposição, todos os serviços que precisa para manter a sua empresa em dia com o fisco.

Para saber mais e conferir os nossos planos, clique aqui.

Abrir Empresa

Quanto tempo leva para criar empresa online?

O tempo necessário para criar empresa online varia em função da região do país e do tipo de atividade desenvolvida por cada empresa.

Em São Paulo, por exemplo, o tempo médio para abrir e receber toda a documentação de uma empresa, varia de 5 a 10 dias úteis.

Por sua vez, em algumas regiões, principalmente no interior do país, esse prazo pode ser um pouco maior, variando entre 15 e 25 dias úteis.

Para saber mais, clique aqui e fale com um dos nossos contadores por WhatsApp!