Contabilidade para agência de publicidade: Veja como funciona

Por: | Data: fevereiro 14, 2022

Contabilidade para agência de publicidade

Você sabe como funciona e qual a importância da contabilidade para agência de publicidade?

Com a mudança dos hábitos de consumo e o crescimento da competitividade em diferentes segmentos, as empresas investem cada vez mais em propaganda e publicidade como uma estratégia para captar clientes e fortalecer suas marcas.

Por sua vez, em função da demanda crescente, novas agências de publicidade surgiram e continuam surgindo no mercado.

Em meio a esse cenário, é importante destacar que para que as agências consigam ser lucrativas e ao mesmo tempo competitivas, o apoio de uma contabilidade especializada é fundamental.

Procurando um serviço de contabilidade para agência de publicidade? Então, você chegou ao lugar certo! Tire todas as suas dúvidas na sequência do conteúdo.

O que faz uma agência de publicidade?

As agências de publicidade atuam no desenvolvimento de campanhas que visam promover marcas, produtos e serviços por meio de diferentes canais.

Dentre os serviços prestados pelas agências de publicidade, podemos destacar:

  • Produção e veiculação de anúncios em cadeia de rádio e televisão;
  • Produção e veiculação de anúncios nas redes sociais;
  • Construção e desenvolvimento de sites;
  • Disparo de campanhas de e-mail marketing;
  • Edição de vídeos e imagens;
  • Dentre outros serviços.

As agências de publicidade são classificadas no CNAE 7311-4/00 que compreende:

  • A criação e a produção de campanhas de publicidade para qualquer finalidade, para veiculação em quaisquer tipos de veículos de comunicação;
  • A colocação, em nome de clientes, de material publicitário em jornais, revistas, rádio, televisão, internet e em outros veículos de comunicação;
  • Os representantes dos veículos de comunicação para venda de tempo ou espaço de publicidade a clientes;
  • A prestação de serviços para merchandising em rádio e televisão.

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Como funciona a tributação para agência de publicidade

Quem procura uma contabilidade para agência de publicidade descobre que pode optar por um dos seguintes regimes tributários:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real.

Como cada regime possui características próprias, vamos explorar na sequência, os principais detalhes de cada opção.

Simples Nacional para agências de publicidade

O Simples Nacional é um regime tributário que atende agências de publicidade com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.

Neste regime, as agências pagam todos os seus impostos em uma guia única com vencimento mensal.

A guia em questão, pode ser calculada com base nas alíquotas e faixas de faturamento do Anexo III ou V do Simples Nacional, conforme o seu Fator R.

A regra do Fator R determina que as agências de publicidade que possuem despesas com pró-labore e folha de pagamento em percentual igual ou superior a 28% do seu faturamento, são tributadas no Anexo III, enquanto as demais devem ser tributadas no Anexo V.

Confira os anexos do Simples Nacional para agências de publicidade:

Anexo III

Faixa Receita em 12 meses Alíquota Valor a deduzir
Até 180.000,00 6,00%
De 180.000,01 a 360.000,00 11,20% R$ 9.360,00
De 360.000,01 a 720.000,00 13,20% R$ 17.640,00
De 720.000,01 a 1.800.000,00 16,00% R$ 35.640,00
De 1.800.000,01 a 3.600.000,00 21,00% R$ 125.640,00
De 3.600.000,01 a 4.800.000,00 33,00% R$ 648.000,00

Anexo V

Faixa Receita em 12 meses Alíquota Valor a deduzir
Até 180.000,00 15,50%
De 180.000,01 a 360.000,00 18,00% R$ 4.500,00
De 360.000,01 a 720.000,00 19,50% R$ 9.900,00
De 720.000,01 a 1.800.000,00 20,50% R$ 17.100,00
De 1.800.000,01 a 3.600.000,00 23,00% R$ 62.100,00
De 3.600.000,01 a 4.800.000,00 30,50% R$ 540.000,00

Lucro Presumido para agências de publicidade

De acordo com a legislação em vigor, as agências de publicidade também podem optar pelo Lucro Presumido, desde que não faturem mais de R$ 78 milhões por ano.

Neste caso, a tributação funciona da seguinte forma:

  • Impostos Federais (IRPJ, CSLL, PIS, COFINS): 11,33% sobre o faturamento.
  • Imposto Municipal (ISS): 2% a 5% sobre o faturamento.

A alíquota de ISS varia de 2% a 5% em função da legislação tributária de cada município.

Lucro Real para agências de publicidade

Por fim, as agências de publicidade também podem ser tributadas no Lucro Real, por opção ou obrigatoriedade.

São obrigadas ao regime tributário do Lucro Real as grandes agências, cujo faturamento anual excede a R$ 78 milhões de reais.

Nos demais casos, a adesão a esse regime tributário é opcional e ao mesmo tempo, pouco procurada em função da sua complexidade e elevada carga tributária.

Como abrir uma agência de publicidade

Procurar o apoio e assessoria de uma contabilidade para agência de publicidade, é o primeiro passo para quem deseja empreender nesse segmento.

O contador, cuidará de todos os trâmites para legalização da agência, o que inclui:

É fundamental colocar toda a documentação em dia antes que a agência inicie suas atividades.

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Quanto custa abrir uma agência de publicidade

Dentre aqueles que procuram uma contabilidade para agência de publicidade, uma das dúvidas mais frequentes diz respeito aos custos para regularização do negócio.

Muitos acreditam de forma equivocada, que os custos para abertura e regularização de uma agência de publicidade são elevados.

Os custos para abrir uma agência de publicidade são os seguintes:

  • Honorários da Contabilidade;
  • Taxa de Registro na Junta Comercial.

No entanto, os assinantes do nosso plano anual não precisam arcar com honorários contábeis para abertura da sua empresa.

Aqui na Já Calculei Contabilidade, quem assina o plano anual, garante abertura de empresa gratuita. Veja como funciona:

  • Efetue o seu cadastro em nosso chatbot, clicando aqui;
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