Por: Já Calculei | Data: fevereiro 14, 2022
Você sabe como funciona e qual a importância da contabilidade para agência de publicidade?
Com a mudança dos hábitos de consumo e o crescimento da competitividade em diferentes segmentos, as empresas investem cada vez mais em propaganda e publicidade como uma estratégia para captar clientes e fortalecer suas marcas.
Por sua vez, em função da demanda crescente, novas agências de publicidade surgiram e continuam surgindo no mercado.
Em meio a esse cenário, é importante destacar que para que as agências consigam ser lucrativas e ao mesmo tempo competitivas, o apoio de uma contabilidade especializada é fundamental.
Procurando um serviço de contabilidade para agência de publicidade? Então, você chegou ao lugar certo! Tire todas as suas dúvidas na sequência do conteúdo.
As agências de publicidade atuam no desenvolvimento de campanhas que visam promover marcas, produtos e serviços por meio de diferentes canais.
Dentre os serviços prestados pelas agências de publicidade, podemos destacar:
As agências de publicidade são classificadas no CNAE 7311-4/00 que compreende:
Quem procura uma contabilidade para agência de publicidade descobre que pode optar por um dos seguintes regimes tributários:
Como cada regime possui características próprias, vamos explorar na sequência, os principais detalhes de cada opção.
O Simples Nacional é um regime tributário que atende agências de publicidade com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.
Neste regime, as agências pagam todos os seus impostos em uma guia única com vencimento mensal.
A guia em questão, pode ser calculada com base nas alíquotas e faixas de faturamento do Anexo III ou V do Simples Nacional, conforme o seu Fator R.
A regra do Fator R determina que as agências de publicidade que possuem despesas com pró-labore e folha de pagamento em percentual igual ou superior a 28% do seu faturamento, são tributadas no Anexo III, enquanto as demais devem ser tributadas no Anexo V.
Confira os anexos do Simples Nacional para agências de publicidade:
Anexo III
Faixa | Receita em 12 meses | Alíquota | Valor a deduzir |
1ª | Até 180.000,00 | 6,00% | — |
2ª | De 180.000,01 a 360.000,00 | 11,20% | R$ 9.360,00 |
3ª | De 360.000,01 a 720.000,00 | 13,20% | R$ 17.640,00 |
4ª | De 720.000,01 a 1.800.000,00 | 16,00% | R$ 35.640,00 |
5ª | De 1.800.000,01 a 3.600.000,00 | 21,00% | R$ 125.640,00 |
6ª | De 3.600.000,01 a 4.800.000,00 | 33,00% | R$ 648.000,00 |
Anexo V
Faixa | Receita em 12 meses | Alíquota | Valor a deduzir |
1ª | Até 180.000,00 | 15,50% | — |
2ª | De 180.000,01 a 360.000,00 | 18,00% | R$ 4.500,00 |
3ª | De 360.000,01 a 720.000,00 | 19,50% | R$ 9.900,00 |
4ª | De 720.000,01 a 1.800.000,00 | 20,50% | R$ 17.100,00 |
5ª | De 1.800.000,01 a 3.600.000,00 | 23,00% | R$ 62.100,00 |
6ª | De 3.600.000,01 a 4.800.000,00 | 30,50% | R$ 540.000,00 |
De acordo com a legislação em vigor, as agências de publicidade também podem optar pelo Lucro Presumido, desde que não faturem mais de R$ 78 milhões por ano.
Neste caso, a tributação funciona da seguinte forma:
A alíquota de ISS varia de 2% a 5% em função da legislação tributária de cada município.
Por fim, as agências de publicidade também podem ser tributadas no Lucro Real, por opção ou obrigatoriedade.
São obrigadas ao regime tributário do Lucro Real as grandes agências, cujo faturamento anual excede a R$ 78 milhões de reais.
Nos demais casos, a adesão a esse regime tributário é opcional e ao mesmo tempo, pouco procurada em função da sua complexidade e elevada carga tributária.
Procurar o apoio e assessoria de uma contabilidade para agência de publicidade, é o primeiro passo para quem deseja empreender nesse segmento.
O contador, cuidará de todos os trâmites para legalização da agência, o que inclui:
É fundamental colocar toda a documentação em dia antes que a agência inicie suas atividades.
Dentre aqueles que procuram uma contabilidade para agência de publicidade, uma das dúvidas mais frequentes diz respeito aos custos para regularização do negócio.
Muitos acreditam de forma equivocada, que os custos para abertura e regularização de uma agência de publicidade são elevados.
Os custos para abrir uma agência de publicidade são os seguintes:
No entanto, os assinantes do nosso plano anual não precisam arcar com honorários contábeis para abertura da sua empresa.
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