Conheça os 4 erros mais comuns nos lançamentos contábeis

Por: | Data: agosto 16, 2021

lançamentos contábeis

Os serviços contábeis são essenciais para qualquer empresa, mas a maioria dos gestores considera que eles são burocráticos e complexos.

As falhas contábeis podem causar graves problemas, influenciando no orçamento e facilitando a ocorrência de autuações do fisco, além de gerar conflitos com fornecedores. É fundamental ter cuidado com a contabilidade para evitar cometer essas falhas. Neste artigo, vamos mostrar os 4 erros mais comuns nos lançamentos contábeis.

A partir do momento em que conhecemos o que é errado, podemos evitar esses deslizes e reforçar as ações adequadas. Confira a seguir o que você não deve fazer e com o que permanecer mais atento!

1. Realizar os lançamentos contábeis de forma errada

Fazer os lançamentos contábeis sem a atenção necessária e sem revisar aumenta as chances de erros que podem ser muito nocivos, ainda que sejam usados sistemas automáticos.

Falhas na digitação e a não conferência dos dados contribuem para causar outros erros que resultarão em problemas mais complicados e custos elevados de última hora que deverão ser solucionados.

2. Não pagar os tributos corretamente

A tributação no Brasil é muito alta, sendo formada de impostos, taxas e contribuições. O não pagamento de tributos deixa a empresa irregular diante do fisco.

Muitas vezes, as empresas esquecem de pagar os impostos ou só pagam com atraso. Consequentemente, incidem multas e, possivelmente, outras penalidades aplicadas pela Receita Federal. A acusação de sonegação fiscal pode trazer consequências ainda mais graves, como detenção do responsável e até fechamento da empresa.

Contabilidade Online

3. Não fazer o uso devido dos relatórios contábeis

Outra falha em lançamentos contábeis é não utilizar corretamente os relatórios de contabilidade como ferramenta.

A contabilidade também é um recurso que oferece soluções a questões referentes às decisões do gestor: até que ponto elas estão dando bons resultados? Além disso, como todos sabem, a contabilidade é uma poderosa ferramenta que registra informações financeiras com o objetivo de cumprir normas fiscais e identificar o total de capital social que o negócio possui.

4. Não contar com uma boa gestão dos documentos

Os papeis ainda não foram abolidos do mundo corporativo, mas a digitalização vem modificando bastante o cenário administrativo do mundo dos negócios.

De qualquer maneira, é necessário realizar uma gestão eficaz dos documentos impressos. Eles precisam ser armazenados corretamente em arquivos físicos seguros e devem ser devidamente categorizados e organizados de acordo com algum critério prático, como ordem alfabética ou data.

Além disso, mesmo os documentos digitais e que foram digitalizados exigem uma boa gestão. Precisam ser armazenados em pastas e subpastas no sistema operacional, categorizados, submetidos a backups, salvos em diretórios confiáveis. É importante fazer uso de senhas e antivírus para otimizar a segurança desses arquivos.

Uma solução muito adotada atualmente é o armazenamento na nuvem. É seguro e exige menos investimento da empresa. O custo-benefício geralmente é vantajoso.

Os lançamentos contábeis ajudam a esclarecer falhas do setor e até ajudam a deduzir valores na hora de declarar tributos. Por isso, os arquivos precisam de armazenamento seguro.

Vale lembrar que esses documentos servem como comprovantes e validam as informações financeiras caso a Receita exija algum esclarecimento. Sem eles, a Receita pode concluir que as deduções foram calculadas erradamente e, assim, modificar o total dos impostos, além de aplicar multas.

Fique atento a esses e outros erros nos lançamentos contábeis para evitar autuações do fisco e suas sanções. Aja sempre dentro da lei e evite recorrer a soluções muito fáceis.

Como mencionamos mais acima, o processo de digitalização torna a gestão do setor de contabilidade mais prática. Veja mais sobre esse tema tão fundamental para o empreendedor moderno — veja como a digitalização da área contábil vai reduzir os erros!

Tags: