Orçamento empresarial: Como montar e qual a sua importância

Por: | Data: novembro 25, 2021

Orçamento empresarial

O orçamento empresarial é uma ferramenta que auxilia o empresário a manter seus negócios em funcionamento e em perfeito equilíbrio financeiro.

Usando essa ferramenta, você pode controlar o dinheiro em caixa, as despesas de negócios e a quantidade de receita necessária para manter o crescimento de sua empresa ou pelo menos manter seus negócios em operação.

Vale destacar que ao colocar os números no papel, suas chances de sucesso em seu negócio são muito maiores, uma vez que você terá em suas mãos números importantes a respeito da empresa, dentre eles:

  • Previsão de receitas;
  • Previsão de despesas;
  • Previsão de lucros;
  • Fluxo de caixa futuros.

Por sua vez, um orçamento empresarial também pode permitir que você identifique os problemas com antecedência e trace estratégias para superá-los de forma que eles não impactem os resultados dos negócios.

Qual a importância do orçamento empresarial?

O orçamento empresarial é um plano financeiro que fornece às empresas informações importantes sobre seu capital, receitas e despesas.

Para proprietários e gestores de empresas, os orçamentos fornecem uma estimativa das receitas e despesas durante um período de tempo especificado, como mensal ou anualmente.

No dia a dia dos negócios, o orçamento empresarial atua como uma mão orientadora para ajudá-lo a determinar como e onde você gastará seu dinheiro.

O propósito de um orçamento empresarial é triplo:

  • Previsão de ganhos: A elaborar de um orçamento ajuda a estimar a quantidade de dinheiro que sua empresa ganhará na forma de receita e consequentemente os seus lucros.
  • Planeje suas despesas: Por sua vez, um orçamento é uma forma de planejar e manter o controle sobre as despesas.
  • Seja responsável: Ter um orçamento permite que você avalie seu plano financeiro em comparação com a realidade do negócio, de forma que você possa avaliar se está realmente atingindo suas metas e as expectativas previstas.

Como fazer um orçamento empresarial passo a passo?

Um bom orçamento empresarial é detalhado, mas flexível e deve funcionar como um documento vivo que você reavalia e ajusta com frequência, conforme sua empresa cresce e evolui.

Aqui estão cinco etapas para ajudá-lo a criar um orçamento empresarial eficaz para seu próprio negócio.

Abrir Empresa Grátis

1.Estime os custos fixos mensais

Ao estimar suas despesas, é útil primeiro dividi-las em custos fixos e variáveis.

Os custos fixos são muito fáceis de identificar, afinal, essas são as despesas consistentes e recorrentes que devem ser pagas todos os meses e são necessárias para manter o negócio funcionando.

É importante destacar que os custos fixos podem ser muito altos ou baixos, dependendo da natureza do seu negócio.

São exemplos de custos fixos que compõem o orçamento empresarial:

  • Energia elétrica;
  • Internet;
  • Telefone;
  • Aluguel;
  • Material de limpeza;
  • Material de escritório;
  • Salário de funcionários.

2.Determine as despesas variáveis

Ao contrário dos custos fixos que raramente mudam, como por exemplo, as despesas com aluguel, os custos variáveis ​​mudam com frequência.

Quando falamos de uma indústria, por exemplo, quanto mais unidades são produzidas, mais insumos você exigirá e maiores serão seus custos variáveis.

Vale destacar que custos variáveis ​​tendem a ser mais flexíveis do que custos fixos, portanto, se você está procurando cortar custos e aumentar suas margens de lucro, considere lidar com seus custos variáveis ​​primeiro.

São exemplos de custos variáveis:

  • Despesas com produção;
  • Despesas com fornecedores;
  • Comissão de vendas;
  • Horas extras;
  • Dentre outras.

3.Elabore uma previsão de receitas

Assim que sua empresa começar a ganhar dinheiro, você precisará usar suas atividades de vendas para prever as futuras gerações de receita.

Você deve ser capaz de estimar as vendas que fará na próxima semana, mês e ano.

Esse tipo de previsão fornecerá a você e à sua equipe as metas que pretendem atingir em diferentes períodos de tempo e permitirá que você compare com precisão o seu desempenho real com o desempenho esperado.

A capacidade de comparar a receita real com a receita projetada ajudará a informar suas previsões de receita projetada para o futuro.

Quanto mais você puder alinhar a receita esperada com a receita projetada, melhor poderá definir um orçamento empresarial que o ajudará a atingir seus objetivos.

4.Tenha uma previsão de lucros

Uma boa indicação do desempenho do seu negócio é a margem de lucro líquido, que é o dinheiro que resta após deduzir as despesas operacionais, os juros e os impostos.

É importante observar que o lucro obtido não é igual à receita gerada. A receita é o dinheiro gerado pelas vendas antes da dedução de qualquer custo.

Mesmo que sua receita seja impressionante, é possível que sua empresa ainda esteja sofrendo sérios prejuízos.

Primeiro, some todos os ganhos do mês e depois as despesas incorridas. Em seguida, basta subtrair as despesas dos ganhos para ver se sua empresa está tendo lucro (um resultado positivo) ou prejuízos (resultado negativo).

Ao elaborar um orçamento empresarial e compreender sua verdadeira saúde financeira, você pode tomar decisões orçamentárias mais criteriosas, como onde precisa cortar custos ou se deve aumentar os preços para compensar as margens de lucro baixas.

5.Crie um fundo de emergência

Ao administrar seu próprio negócio, algumas despesas irão surgir quando você menos esperar.

Sendo assim, ao invés de ser pego de surpresa por essas demandas ou cenários financeiros imprevisíveis, abra espaço para quaisquer despesas imprevistas por meio de um fundo de emergência.

Este fundo serve principalmente para apoiá-lo em momentos de necessidade, sendo uma prática recomendada, a reserva de dinheiro suficiente para cobrir de três a seis meses de despesas.

Por fim, com todas as informações em mãos, organize o seu orçamento empresarial com o auxílio de um software de gestão financeira empresarial ou mesmo de uma planilha em Excel.

Agora que você já sabe como montar e qual a importância do orçamento empresarial, salve o blog da Já Calculei nos favoritos e fique por dentro das novidades e dicas que disponibilizamos por aqui.

Pensando em abrir uma empresa, mas não sabe por onde começar? Conte com o nosso apoio, entre em contato conosco e abra a sua empresa gratuitamente!

Contabilidade Online