Conheça os 4 erros mais comuns nos lançamentos contábeis

Por: | Data: setembro 13, 2021

Lançamentos contábeis

Erros sempre geram algum tipo de problema. No setor contábil, eles ainda são comuns porque ninguém é perfeito e a rotina do profissional geralmente é bastante agitada: ele trabalha com muitos clientes e processos.

Com a contabilidade digital, felizmente esses erros se reduzem devido à utilização de ferramentas tecnológicas que garantem maior precisão nos processos.

Neste post, vamos mostrar 4 erros muito comuns nos lançamentos contábeis. Leia até o final e conheça mais sobre esse assunto. É importante evitar esses erros para garantir um trabalho mais eficiente e seguro para a empresa-cliente!

1. Erros na emissão de notas fiscais

Para emitir notas fiscais, é da máxima importância, entre outras coisas, preencher da forma certa os campos referentes ao PIS, Cofins e ISS.

A emissão desses documentos, contudo, pode apresentar falhas — principalmente, se forem emitidos por profissionais com pouca experiência. Deve-se tomar cuidado para que as empresas não assumam tributos indevidos ou recebam multas por causa de erros de preenchimento.

A automação na emissão de notas fiscais é uma forma de evitar esse problema. Você também pode terceirizar o serviço, recorrendo à contabilidade online. Os profissionais utilizam tecnologia avançada para executar o trabalho, o que garante resultados melhores, sem falhas.

2. Erros de cálculos nos lançamentos contábeis

Os erros nos cálculos de tributos podem gerar muitos prejuízos ao negócio. A empresa pode pagar tributos a maior ou ser multada por cálculos errados que podem levar à suspeita de sonegação fiscal. Uma apuração tributária equivocada pode causar uma cadeia de eventos como a que está relacionada abaixo:

  •         cálculo errado;
  •         pagamento errado;
  •         entrega da declaração com apuração/pagamento equivocado;
  •         trabalho apressado e desgastante para identificar as falhas e decidir pela retificação;
  •         retrabalho de apuração;
  •         pagamento da diferença do tributo pago a menos ou solicitação para compensar o valor majorado nos meses seguintes;
  •         retificação da declaração entregue com erros;
  •         revisão dos resultados causados pela falha sobre eventuais créditos fiscais usados no cálculo do tributo retificado.

Lançamentos contábeis

3. Violação dos princípios contábeis

Outro erro grave que pode ocorrer nos lançamentos contábeis é a violação dos princípios de contabilidade. Isso pode acontecer com mais frequência quando os serviços são realizados por profissionais pouco qualificados e/ou capacitados.  

Uma falha é a supervalorização dos ativos. É um erro que pode camuflar o efetivo patrimônio empresarial. Pode ser algo aparentemente sem grandes consequências. Porém, no longo prazo, tende a gerar problemas na tomada de decisões.

Isso passa a ideia de que o negócio se encontra em condições financeiras muito boas, mas a realidade é diferente. Como consequência, haverá muita confusão até que seja identificado o erro. Muito tempo será despendido para consertá-lo, haverá prejuízos financeiros, colaboradores se ocuparão com um transtorno que poderia ser evitado — se os princípios contábeis fossem respeitados.

Do ponto de vista jurídico, camuflar a contabilidade é proibido e, se o fisco perceber que isso foi feito na ECD, ele multará a empresa baseando-se na receita informada.

4. Arquivos mantidos sem organização

Os documentos contábeis devem ser guardados em segurança. Eles comprovam que todas as declarações são verdadeiras.

Entre as consequências dessa desordem, podemos citar a duplicidade/omissão de lançamentos contábeis, a apropriação nos centros de custos indevidos, as trocas de contas.

Assim, o arquivamento de documentos na versão digital assegura a efetividade das informações prestadas e valoriza o trabalho dos contadores que elaboram as escriturações a partir dessa documentação. Ademais, custos são reduzidos e não é necessário um espaço físico para armazenar os arquivos.

É preciso muita cautela e atenção na hora de realizar os lançamentos contábeis. Erros aparentemente simples podem causar transtornos no futuro.

Viu como a tecnologia pode otimizar os serviços contábeis? Que tal digitalizar a área contábil de sua empresa e aderir à transformação digital? Aproveite essa ideia!