Como funciona a implantação da contabilidade online na sua empresa

Por: | Data: setembro 20, 2021

contabilidade online

Não adianta fugir da realidade — a transformação digital está modificando decisivamente a forma de trabalho nos mais variados setores da economia.

Você não pode ficar alheio a essas mudanças para não perder competitividade. É importante se manter sempre atualizado para não perder seu espaço no mercado. Vamos mostrar, neste post, como funciona a implantação da contabilidade online na sua empresa. Observe a seguir!

Pesquise por escritórios que oferecem contabilidade online

O passo inicial é procurar, na internet, empresas de contabilidade que oferecem serviços online. Hoje em dia, é uma atividade comum, praticada por muitos profissionais da área.

Há, inclusive, os que migraram da contabilidade convencional para a contabilidade online a fim de reduzir gastos, principalmente com infraestrutura física.

Há também os que atuam de forma híbrida, ou seja, tanto trabalham com contabilidade tradicional quanto com a digital, atendendo assim a públicos com diferentes preferências.

Compare os escritórios a partir de critérios relevantes

Após pesquisar empresas que oferecem contabilidade online, você pode separá-las de acordo com alguns critérios. Em geral, os preços cobrados são mais acessíveis que os de um escritório contábil físico e, além disso, representam custos bem mais baixos que os gastos que você vai ter se instalar um setor contábil em seu negócio, com profissionais contratados.

Para ter um departamento de contabilidade, é necessário ter um espaço específico, uma equipe especializada (ou, pelo menos, um funcionário com capacidade para resolver as demandas da empresa), tecnologia adequada (hardware, softwares), mobiliário e assim por diante. Terá, ainda, que assumir salário e encargos trabalhistas.

Em relação aos critérios que você deve considerar para comparar empresas de contabilidade online, podemos citar:

  •         os serviços disponibilizados;
  •         os preços e planos oferecidos;
  •         a qualificação dos profissionais;
  •         as certificações;
  •         a segurança dos dados;
  •         a tecnologia;
  •         os prazos estimados;
  •         as necessidades de seu negócio.

Deve ser uma análise cuidadosa. Não se precipite na escolha.

Contabilidade Online

Entre em contato com a empresa terceirizada

Se, mesmo após sua análise, você sentir dúvidas sobre qual o fornecedor de serviços mais adequado para sua empresa, não perca tempo — entre em contato com eles.

Assim, terá a oportunidade de avaliar o nível de atendimento dos profissionais e a disponibilidade deles. Poderá sanar suas dúvidas e compreender melhor a forma como eles trabalham.

Converse com seu pessoal

É importante também saber a opinião de seus colaboradores sobre o assunto. Eles podem, inclusive, sugerir algum escritório contábil online ou ajudar na escolha.

Eles devem ficar cientes do que significa a digitalização da área contábil. Em princípio, poderá haver resistência da parte de alguns, mas logo se acostumarão — principalmente, quando perceberem as facilidades oferecidas.

Além disso, não são todos que terão que recorrer aos serviços contábeis. Provavelmente, somente um pequeno número ou apenas o próprio gestor terá uma relação mais direta com a contabilidade online.

Escolha e experimente

A contabilidade online é totalmente escalável. Após escolher, você terá a oportunidade de avaliar a prestação de serviços. Caso se sinta satisfeito, poderá ampliar os serviços. Também poderá reduzi-los se notar que a empresa, naquele momento, não requer algumas atividades.

A flexibilidade do sistema online é uma grande vantagem. Você pode adicionar ou cancelar serviços por custos mais acessíveis, sem grandes prejuízos ou mesmo sem perder nada.

Não é complicado implantar a contabilidade online. O que você precisa fazer é pesquisar, comparar, conversar e escolher. E se está procurando profissionais para a abertura de sua empresa, já pode iniciar o processo recorrendo aos serviços contábeis online. Verá como esse processo será bastante simplificado!

O que achou das nossas dicas? Já se habituou com as inovações da digitalização do trabalho? Aprofunde-se mais neste tema: confira como digitalizar a área contábil de sua empresa nesse contexto de transformação digital!