O que é contabilidade gerencial e qual sua importância?

Por: | Data: setembro 8, 2021

Um profissional de contabilidade é uma figura de destaque em todas as empresas. Sua área de atuação que tem maior relevância para as organizações é a contabilidade gerencial. As empresas que se utilizam dela apresentam um grande diferencial perante a concorrência.

Nesse texto, iremos mostrar o que é contabilidade gerencial e qual a sua importância. Leia o artigo até o final e saiba mais. Aproveite também para visitar o nosso site e conhecer nosso trabalho de contabilidade online.

Conceito de contabilidade gerencial

O conceito de contabilidade gerencial é um conjunto de procedimentos e técnicas contábeis que, quando são combinados, oferecem informações muito importantes para os procedimentos de tomada de decisão dentro de uma organização. Entre essas técnicas e procedimentos temos a análise de demonstrações contábeis e a contabilidade de custos e financeira.

A contabilidade gerencial é voltada para os colaboradores das empresas. Ela faz uso da alimentação de relatórios e planilhas, além de outras ferramentas capazes de fornecer informações importantes para elaborar orçamentos, fazer comparações, conceber o mix de produtos, delimitar o ponto de equilíbrio, definir metas, objetivos e os preços corretos dos serviços e produtos oferecidos pela empresa.

Você pode ainda realizar uma comparação entre a sua empresa e as concorrentes utilizando a contabilidade gerencial. Além disso, é possível usar os dados do mercado para tentar compreender adequadamente o contexto em que sua empresa se encontra, usando previsões e tendências para fazer a projeção do futuro das atividades e do negócio.

Ela ainda pode ser usada para a adequação de ferramentas de gestão com o momento atual de uma empresa. Isso porque há variadas estratégias a serem usadas na busca de novos mercados e clientes, para expansão ou para lançamento de produtos.

Gestão empresarial e contabilidade gerencial

A contabilidade gerencial pode ajudar a gestão das empresas a driblar momentos de crise, pois ela pode mostrar quais são as melhores alternativas quanto aos custos de produção. Além disso, pode apontar possibilidades para otimizar atividades, operações e até mesmo departamentos. Tudo isso pode ajudar a empresa a manter a sua competitividade no mercado.

Para colaborar com a gestão empresarial, a contabilidade gerencial pode também fazer uso de ferramentas não financeiras para avaliar um negócio (Valor Econômico Agregado – EVA). Outro exemplo é o Valor Agregado de Mercado (MVA), muito utilizado para criar valor para os sócios ou os acionistas.

Sendo assim, o contador de uma empresa pode providenciar dados de todos os aspectos quanto à geração de resultados de uma empresa, incluindo a possibilidade de encontrar alternativas para que eles aumentem e maneiras de manter o negócio em destaque.

Qual o papel do contador nisso tudo

O contador hoje pode ser considerado um grande aliado quando o assunto é gestão estratégica de um negócio. Isso porque a contabilidade gerencial se origina em demonstrações de contabilidade que são geradas por ele.

É muito importante para as empresas conhecer seus passivos e ativos, suas receitas e seus custos, e somente o contador vai poder dar detalhes da movimentação de todo o patrimônio, além das variações que podem afetar as atividades.

O contador pode fazer sugestões sobre estratégias de tributação, tanto para a empresa em si quanto para seus diferentes produtos. Isso porque a compreensão sobre regulamentos, impostos e tributos pode ser usada como uma espécie de diferencial competitivo, pois o impacto nas organizações brasileiras é grande.

Como o contador conhece com profundidade os números de um negócio, ele pode sugerir modificações de processo ou estruturais. Elas podem impactar positivamente na redução de custos e no aumento de receitas.

Benefícios da contabilidade gerencial em uma empresa

Um grande benefício da contabilidade gerencial é a quantidade de informação gerada que pode ajudar a melhorar os resultados de um negócio. O contador torna-se o braço direito do empreendedor, pois fornece a ele qualquer informação importante para que as tomadas de decisão sejam melhores embasadas.

A contabilidade gerencial ajuda saber se as metas estão sendo cumpridas, pois o contador poderá mostrar os dados de fluxo de caixa, lucro e faturamento, por exemplo. Esse apoio faz com que as decisões da gestão sejam tomadas com embasamento em dados reais do negócio. Assim, os planejamentos a curto, médio e longo prazo são mais seguros.

Vejamos outras vantagens:

1. Otimização da eficiência da gestão

A contabilidade gerencial é capaz de dar o apoio necessário ao gestor para que ele tome as decisões corretas, fazendo com que seu gerenciamento se torne melhor.

2. Controle do desperdício

Muitos empreendedores não sabem quais áreas da empresa desperdiçam mais recursos. A contabilidade gerencial pode ajudar a resolver essa falha, pois oferece dados organizados para que se possa ver para onde os recursos estão indo.

3. Aumento do controle financeiro

A contabilidade gerencial pode ajudar, através de seus dados, no controle das finanças de uma empresa, estando sempre um passo à frente de tudo, para evitar surpresas desagradáveis.

Gostou desse conteúdo? Agora que você já sabe o que é contabilidade gerencial e sua importância, visite o nosso site. Leia outros artigos com temas semelhantes e conheça nossos serviços.

Entre em contato para solicitar orçamento, tirar alguma dúvida e saber mais sobre nosso trabalho em contabilidade online!

Contabilidade Online

Tags: