Por: Já Calculei | Data: junho 22, 2022
Com o avanço da tecnologia, negócios na área de TI são a bola da vez e opções cada vez mais procuradas por aqueles que desejam empreender e montar o próprio negócio.
Observando o cenário do mercado de tecnologia da informação, a Já Calculei decidiu preparar um conteúdo completo com insights e informações que vão ajudar você a abrir uma consultoria de TI.
Pensando em abrir uma consultoria, mas não sabe por onde começar? Vamos ajudar você! Continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final.
Como o próprio nome sugere, consultoria de TI é a empresa especializada em fornecer suporte e assessoria de tecnologia da informação para empresas e organizações dos mais diferentes portes e segmentos.
Em um mundo cada vez mais conectado e tecnológico, empresas que pretendem crescer e conquistar os melhores resultados precisam investir em estrutura e soluções de TI que incluem dentre outros, os seguintes itens:
Para manter suas áreas de TI em ordem e garantir o perfeito funcionamento dos negócios, as empresas e organizações podem optar por montar um departamento próprio de TI ou contratar os serviços especializados de uma consultoria.
Na maioria dos casos, a segunda opção tem se mostrado a escolha mais eficaz e econômica, principalmente para empresas que dependem da área de TI, mas não atuam diretamente neste segmento de negócios.
Em meio a um cenário onde praticamente todas as empresas e organizações precisam da informática e da internet para desenvolver suas atividades, a demanda por serviços especializados em consultoria de TI vem crescendo bastante.
O empreendedor interessado em abrir uma consultoria de TI precisa de conhecimento técnico na área e também de um plano de negócios que o auxilie a colocar suas ideias no papel e estruturar o seu negócio.
É interessante estudar o mercado, seus principais concorrentes e pensar em diferenciais competitivos que coloquem a sua empresa em posição de destaque frente à concorrência.
Você também precisará definir um público alvo, modelo de trabalho e desenhar processos que o ajudem a oferecer seus serviços e conquistar os primeiros clientes.
Em síntese, a montagem de uma consultoria de TI deve iniciar por um plano de negócios que leve em consideração, dentre outros, os seguintes itens:
Quando o objetivo é abrir uma consultoria de TI, uma das tarefas do empreendedor consiste em definir quais tipos de serviços sua empresa oferecerá ao mercado.
A definição do rol de serviços é fundamental para correta classificação da empresa na tabela CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas).
Como regra geral, o CNAE para consultoria de TI é o 6204-0/00 – Consultoria em tecnologia da informação, no entanto, a depender do rol de atividades da empresa, alguns CNAEs secundários podem ser vinculados ao CNPJ, incluindo:
Quem decide abrir uma consultoria de TI tem três regimes tributários à sua disposição:
Cada regime tributário possui suas próprias características e alíquotas, sendo o Simples Nacional e o Lucro Presumido as opções normalmente mais indicadas para empresas que desenvolvem atividades em consultoria de TI.
No Simples Nacional, as empresas de consultoria de TI podem faturar até R$ 4,8 milhões por ano e contam com o benefício de pagar seus impostos em guia única.
A tributação é calculada sobre o faturamento e conta com alíquotas proporcionais ao faturamento da empresa.
As alíquotas iniciam em 6% ao mês para empresas que possuem despesas com folha de pagamento em volume igual ou superior a 28% do seu faturamento (Anexo III) e em 15,50% para as demais (Anexo V).
Por sua vez, as empresas de consultoria de TI optantes pelo Lucro Presumido, podem faturar até R$ 78 milhões por ano.
Quanto à tributação, as alíquotas variam de 13,33% a 16,33% ao mês, sendo:
Levando em consideração o avanço da internet e da tecnologia, podemos concluir que abrir uma consultoria de TI pode ser um negócio extremamente lucrativo e promissor.
No entanto, muitos dos que estão interessados em empreender neste segmento questionam: “como abrir uma consultoria de TI?”
A boa notícia é que o processo é simples e pode ser resumido em poucos passos, conforme veremos a seguir:
Independente do tipo de negócio, contratar uma contabilidade é o primeiro passo quando o assunto é a abertura de empresa.
A contabilidade auxiliará o empreendedor e cuidará de todos os trâmites burocráticos que envolvem o registro e a legalização de uma empresa.
Na sequência, é necessário reunir a lista de documentos exigida pela Junta Comercial para registrar uma empresa, incluindo:
Por fim, basta aguardar alguns dias, enquanto a contabilidade cuida dos trâmites para emissão dos documentos da empresa, incluindo:
Abrir uma consultoria de TI pode ser mais fácil do que você imagina, conheça os nossos planos e abra a sua empresa de forma gratuita, com o apoio da Já Calculei