Qual o papel do RH dentro de uma empresa? Conheça a estrutura organizacional e o conceito

Por: | Data: junho 15, 2022

Qual o papel do RH dentro de uma empresa

Quando falamos em RH no contexto das organizações, estamos nos referindo a um departamento que deve zelar pelo bem-estar das pessoas e funcionários, dentro de uma organização.

O RH deve ser parte integrante de toda e qualquer organização empresarial e dependendo do tipo ou tamanho da empresa, o departamento pode ser formado por uma grande equipe liderada por um gerente ou ser constituída por apenas uma pessoa.

No mundo moderno, a gestão de RH é vital para o sucesso das organizações, pois além de contribuir para o bem-estar de todos, colabora para que cada colaborador entregue seus melhores resultados.

Deseja saber mais sobre o conceito e o papel do RH dentro das organizações? Continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final.

O que é RH?

RH é a sigla para Recursos Humanos, departamento, que como o próprio nome sugere, é o responsável por cuidar dos recursos humanos, ou seja, das pessoas que compõem uma organização.

O trabalho deste departamento envolve o gerenciamento eficaz das operações de RH e a implementação de estratégias para garantir que a organização possa ter sucesso e alcançar seus objetivos.

Em poucas palavras, a gestão de recursos humanos é fundamental quando se trata de gerenciar com sucesso e estrategicamente as pessoas em uma organização.

Dentre as principais atividades deste departamento, podemos destacar:

  • Recrutamento e seleção;
  • Treinamento e desenvolvimento;
  • Saúde e bem-estar dos funcionários;
  • Gestão de desempenho;
  • Gestão de Benefícios e compensação.

Contabilidade Online

Qual a diferença entre DP e RH?

Muitos acreditam que DP e RH são sinônimos e que estes departamentos na prática, desenvolvem as mesmas funções e atividades.

No entanto, precisamos alertar que pensar desta forma é um verdadeiro equívoco, tendo em vista que DP e RH desempenham tarefas diferentes.

Na prática, enquanto o RH cuida do recrutamento e seleção, políticas de treinamento, benefícios e gestão de desempenho, o DP fica com a parte burocrática, que envolve, dentre outras atividades, o cálculo da folha de pagamento e a emissão dos holerites.

Em outras palavras, enquanto o departamento de recursos humanos cuida do bem-estar dos funcionários, o DP cuida da regularização das relações trabalhistas, calculando a folha e seus respectivos encargos.

Além disso, apesar do RH ser o responsável pelo recrutamento e seleção de novos funcionários, cabe ao DP processar e registrar admissões, demissões e afastamentos.

Quais são as funções do RH?

Como mencionamos, a gestão de recursos humanos abrange uma ampla variedade de funções de RH em uma organização. Sendo assim, separamos este tópico para apresentar mais detalhes e informações sobre o papel do RH dentro das organizações.

1.Recrutamento e seleção

Recrutar e selecionar funcionários é uma função chave na gestão de recursos humanos. Para que uma organização seja bem-sucedida, é preciso encontrar e reter os melhores talentos, o que só pode ser feito por meio de políticas de recrutamento e seleção eficazes.

A gestão de recursos humanos inclui o gerenciamento do processo de recrutamento do início ao fim, incluindo, desde a triagem dos currículos até as entrevistas.

É papel do RH garantir que as pessoas certas sejam selecionadas para as funções certas na empresa, e além disso, contribuir para a retenção de funcionários.

2.Treinamento e desenvolvimento

O treinamento e desenvolvimento de funcionários é outra função-chave do gerenciamento de recursos humanos que os gerentes de RH devem focar consistentemente.

É importante que as organizações invistam na formação e desenvolvimento dos seus colaboradores para que possam crescer e atingir o seu maior potencial, o que seria benéfico para o negócio a longo prazo, pois permite-lhes reter uma força de trabalho de elevada qualidade.

Ajudar os funcionários a perceber a importância de escolher a carreira certa também é importante, porque o treinamento e o desenvolvimento podem ser mais eficazes quando os funcionários sabem o que querem fazer na vida.

3.Planejamento de Recursos Humanos

Outra função do RH é o planejamento de recursos humanos, que envolve a análise da oferta atual de mão de obra da organização e também a avaliação das necessidades atuais e futuras.

Esse tipo de planejamento é essencial e ajuda a empresa a evitar desequilíbrios no seu quadro de funcionário, seja em função da carência de profissionais em determinadas áreas ou mesmo em razão do excesso de colaboradores.

4.Saúde e bem-estar dos funcionários

Esta é uma parte muito importante da gestão de recursos humanos, pois a saúde e o bem-estar dos funcionários devem sempre ser uma prioridade para os gerentes e equipes de RH.

Diversas pesquisas já comprovaram que funcionários com a saúde física e mental em dia tendem a produzir mais, pois trabalham com maior satisfação.

Aqui, o papel do RH inclui cuidar da saúde física e mental dos funcionários e garantir que sempre haja suporte disponível para eles.

5.Gestão de Desempenho

A gestão de desempenho é uma parte vital da gestão de pessoas nas organizações. Isso inclui monitorar e avaliar o desempenho dos funcionários/equipes para que os objetivos estratégicos da organização possam ser alcançados e os funcionários possam atingir todo o seu potencial.

Por sua vez, embora esta seja uma das funções do RH, a gestão de desempenho também é algo que deve ser realizado por gerentes de linha e supervisores.

6.Benefícios e Remuneração

Outro papel do RH, diz respeito à gestão de benefícios e remuneração e o desenvolvimento de políticas salariais que colaborem para atrair e manter os melhores talentos dentro da organização.

Não tenha dúvidas, uma parte importante da gestão de recursos humanos é garantir que os benefícios e os pacotes de remuneração da empresa sejam atraentes para os funcionários atuais e futuros.

Abrir Empresa

Gestão de folha de pagamento

Agora que você já conhece o papel do RH dentro de uma empresa e a diferença entre DP e RH, conte com o apoio e assessoria da Já Calculei Contabilidade para gerenciar sua folha de pagamento.

Calcule o pró-labore dos sócios e a folha de pagamento da sua empresa conosco!

A Já Calculei é uma contabilidade online e moderna que atende empresas de todas as partes do Brasil, levando serviços contábeis de qualidade por mensalidades acessíveis.

Para saber mais sobre os nossos serviços e soluções, clique aqui e entre em contato conosco!