7 departamentos fundamentais para abrir uma empresa

Por: | Data: maio 4, 2022

Departamentos fundamentais para abrir uma empresa

Na hora de abrir uma empresa, é importante que haja a divisão apropriada dos serviços em setores e/ou departamentos. Quando o trabalho é organizado em grupos adequados, o gerenciamento do negócio fica bem mais fácil e confiável.

Pensando nisso, separamos 7 departamentos que se mostram fundamentais para abrir uma empresa. Acompanhe o post e verifique o que fazer!

1-    Departamento administrativo

O departamento responsável pela administração, organização, fiscalização de outros setores e o que elabora estratégias é conhecido como administrativo.

Esse departamento é o mais importante em uma empresa, pois ele precisa de uma boa comunicação com os outros setores, contando com profissionais que tenham conhecimento administrativo.

O setor também é responsável pela tomada de decisão de toda a organização, por isso ao abrir uma empresa é fundamental contar com uma equipe administrativa competente e de confiança.

2-    Departamento financeiro

O departamento responsável pelas finanças da empresa, como receitas, despesas, fluxo de caixa, pagamentos e investimentos é o financeiro. Esse setor trabalha diretamente com o administrativo e é de suma importância na gestão financeira de uma organização.

3-    Departamento pessoal

O departamento pessoal ou de recursos humanos é o responsável pela organização dos funcionários, como as contratações, as demissões e todas as demandas dos colaboradores, conforme as leis trabalhistas.

Com um setor pessoal bem gerenciado a empresa consegue estabelecer e manter um ambiente de trabalho mais saudável, com resoluções de conflitos, motivação dos funcionários e consequentemente com o aumento da produtividade.

Abrir Empresa

4-    Departamento comercial

Ao abrir uma empresa no ramo comercial é fundamental criar um setor responsável pelas vendas.

Os colaboradores do departamento comercial são responsáveis não só por vender os produtos, mas também por todo o processo que antecede as negociações e o pós venda. Nesse setor é fundamental que os funcionários sejam treinados para manter uma boa relação com os clientes.

5-    Departamento de marketing

Para uma empresa se sobressair no mercado, a imagem dela deve ser bem divulgada para os clientes e para os próprios funcionários. É no departamento de marketing que os colaboradores deste setor conseguem alavancar as vendas e os serviços prestados pela empresa.

Esse setor fica responsável pela divulgação da empresa nas redes sociais, peças publicitárias, sites, blogs, entre outros.

6-    Departamento de produção

O departamento de produção ou operacional é aquele responsável pelo desenvolvimento dos produtos, ou dos serviços oferecidos. Também fica a cargo desse setor a gestão de estoques, a logística e a manutenção de máquinas e equipamentos.

7-    Departamento jurídico

É comum ao abrir uma empresa que o empresário fique em dúvidas com a legislação comercial e empresarial, por isso um setor jurídico, com profissionais de confiança, é importante para ajudar na elaboração de contratos e na representação da empresa em ações.

Nem sempre é possível, ao abrir uma empresa, que todos os setores sejam criados, porém, à medida que o estabelecimento for crescendo as atividades da organização devem ser divididas em mais departamentos. É imprescindível que os setores estejam sempre integrados e que haja uma boa comunicação interna entre eles.

E aí, você já conhecia esses 7 departamentos fundamentais ao abrir uma empresa? Gostou de saber mais sobre cada um deles? Então aproveite e fique por dentro de várias novidades para a sua empresa, siga as nossas redes sociais! Você nos encontra no Instagram e no Facebook!