Por: Já Calculei | Data: julho 29, 2022
Personal trainer pode ser MEI? Essa é uma dúvida muito comum entre profissionais de educação física que atuam como personal e desejam abrir um CNPJ para pagar menos impostos e se manter em dia com o fisco.
Sabendo disso, a Já Calculei Contabilidade decidiu preparar um conteúdo completo sobre o assunto, visando esclarecer as principais dúvidas relacionadas ao tema.
Aqui neste conteúdo, você vai ter a oportunidade de conferir:
Sendo assim, continue conosco, acompanhe este conteúdo até o final e aproveite para esclarecer todas as suas dúvidas de forma simples e objetiva.
MEI é a sigla para Microempreendedor Individual, um tipo de empresa para negócios que faturam até R$ 81 mil por ano, ou seja, em média R$ 6.750,00 por mês.
De acordo com a legislação em vigor, esse tipo de empresa oferece uma série de benefícios importantes, incluindo:
Por sinal, é justamente em função destes benefícios que muitos daqueles que atuam como personal trainer avaliam a possibilidade de ser MEI.
Mas afinal, será que o personal trainer pode ser MEI? De acordo com a lista de ocupações permitidas para o microempreendedor individual, não existe essa possibilidade.
Em outras palavras, o que queremos dizer é que o personal trainer não pode ser MEI, devendo, portanto, optar por um outro tipo de empresa, caso deseje abrir um CNPJ.
Personal trainer não pode ser MEI, pois esse tipo de atividade é desenvolvida pelos professores de educação física, que por sua vez, são considerados profissionais liberais.
Como profissional liberal, o personal trainer tem suas atividades regulamentadas por lei e fiscalizadas por um conselho de classe profissional.
Devido às características em questão, não pode ser MEI, tendo em vista que o Microempreendedor Individual tem por objetivo, facilitar a formalização de atividades que até então não são regulamentadas.
Justamente por isso, não apenas o personal trainer, mas também outros profissionais liberais, como médicos, dentistas, engenheiros, arquitetos, nutricionistas, advogados e contadores, não podem ser MEI.
De acordo com a legislação em vigor, o CNAE para personal trainer é o 9313-1/00 – Atividades de condicionamento físico, que por sua vez, inclui as atividades de condicionamento físico em geral, tais como:
Ao abrir um CNPJ, a escolha do CNAE correto é fundamental para evitar o pagamento de impostos em excesso e algum tipo de problema com o fisco.
O valor que um personal trainer paga de imposto depende de uma série de fatores, dentre eles, a sua forma de atuação (pessoa física ou jurídica), sua localidade (município) e o seu faturamento.
No entanto, podemos afirmar que como regra geral, o personal trainer pessoa física é aquele que paga mais impostos, pois os seus rendimentos estão sujeitos à tributação com base no IRPF – Imposto de Renda Pessoa Física, cuja alíquota pode chegar a 27,50%.
Por sua vez, aqueles que possuem CNPJ podem optar pelo Simples Nacional, cuja carga de impostos para este tipo de profissional pode iniciar em apenas 6% sobre o faturamento.
A lista de documentos para abrir CNPJ de personal trainer é bastante simples e normalmente inclui os seguintes itens:
Por sua vez, além dos itens acima, o profissional precisará elaborar um documento de constituição para o seu CNPJ, que poderá ser um Contrato Social ou um Requerimento de Empresário a depender do caso.
O personal trainer que deseja abrir CNPJ não pode ser MEI, mas tem diversos tipos de empresa à sua disposição, incluindo:
Para fazer uma boa escolha, conte com a orientação de uma contabilidade.
Agora que você já sabe que personal trainer não pode ser MEI e esclareceu uma série de dúvidas sobre o assunto, é hora de conferir um passo a passo para abertura do seu CNPJ.
1.Contrate um serviço de contabilidade: Independente do tipo de empresa e porte do seu negócio, contratar um contador é o primeiro passo em direção a conquista do seu CNPJ.
2.Separe os documentos necessários: Após contratar um contador, você precisará separar os documentos necessários para abertura da sua empresa.
3.Aguarde a liberação dos documentos: Por fim, basta aguardar a liberação do CNPJ, da Inscrição Municipal e Alvará de Funcionamento para passar a exercer suas atividades como personal trainer PJ.
Personal trainer não pode ser MEI, mas você pode abrir a sua empresa de forma gratuita e sem sair de casa com o apoio da Já Calculei Contabilidade.
Para saber mais sobre os nossos serviços, clique aqui e entre em contato conosco!