O que é um balancete de verificação e como é feito? Já Calculei





O que é um balancete de verificação e como é feito?

Por: | Data: fevereiro 23, 2022

O que é um balancete de verificação e como é feito

Várias técnicas são utilizadas na contabilidade para conferir e compreender os lançamentos contábeis de determinado período e o balancete de verificação é uma delas.

Como todas as demonstrações contábeis, o balancete de verificação é importante para a análise de dados financeiros e tributários de uma empresa.

Quer saber mais sobre e como é feito um balancete de verificação? Continue a leitura deste post e esclareça suas dúvidas!

Contabilidade Online

O que é um balancete de verificação?

O balancete de verificação é uma demonstração auxiliar contábil que reúne todas as contas com movimento e seus respectivos saldos. É baseado no método das partidas dobradas: não há crédito sem um débito correspondente.

Por apresentar o resultado parcial antes da apuração do resultado do final do exercício, a verificação do balancete é feita usualmente antes do balanço patrimonial. Utilizado para conferir e apurar erros, ele também auxilia na criação de outras demonstrações contábeis, como a DRE.

Para que serve o balancete de verificação?

A vida patrimonial de uma empresa precisa ser analisada não somente no final de cada ano, mas sim em períodos menores. Para realizar essa conferência dos saldos das contas utilizamos o balancete de verificação.

De grande importância, o balancete de verificação também é utilizado em algumas situações:

  •         acompanhar periodicamente o resultado das metas estabelecidas;
  •         apurar dados para o planejamento dos meses seguintes;
  •         levantar dados para tomada de decisões futuras;
  •         identificar possíveis ganhos e reduzir despesas e custos;
  •         relatar informações para bancos, sócios, fornecedores, entre outros;
  •         antecipar erros na escrituração contábil.

A análise do balancete de verificação antes do encerramento do exercício diminui prováveis erros, facilitando assim a apuração do resultado (lucro ou prejuízo).

Como é feito um balancete de verificação?

No balancete de verificação são registradas todas as operações a débito ou crédito do período. Ele mostra os saldos das contas de outro demonstrativo contábil, o Razão. A soma de todas as contas apresentadas no Razão será demonstrada no balancete de verificação, sintetizando todas as informações financeiras em um único documento.

O total dos débitos e créditos deverá ser igual no balancete de verificação. Caso algum lançamento seja feito de forma incorreta, o balancete não será saldado.

Para construir o balancete de verificação é importante seguir alguns passos. Veja!

Determine o período do balancete de verificação

O período que o balancete de verificação irá envolver é determinante. Poderá ser verificado mensal, trimestral, anualmente ou conforme necessário. O balancete deverá ser feito com eficiência e com base nos documentos financeiros da empresa para garantir uma análise adequada.

Avalie quais informações estarão presentes no relatório

Além do básico é importante definir quais são os elementos que estarão presentes no balancete de verificação. As contas podem ser apresentadas detalhadamente ou somente com as movimentações e seus saldos. Um balancete simples e direto também é eficaz, desde que apresente as informações corretas.

Faça os lançamentos contábeis e apure o resultado

Faça os lançamentos contábeis de crédito e débito, conforme os documentos financeiros e depois a cada final de período some o total de cada conta e preencha o balancete de verificação.

Contabilidade Online

Construa seu balancete de verificação

Para montar um balancete de verificação adicione o total de débitos ao saldo anterior e deduza o total de créditos, com esse processo você encontrará o saldo atual da conta. Para finalizar, estruture as contas na sequência correta, conforme exemplo abaixo:

CONTAS Saldo Anterior Movimento do período Saldo Atual
Devedor Credor Débito Crédito Devedor Credor
ATIVO
PASSIVO
DESPESA
RECEITA
TOTAL            

O balancete de verificação é um relatório importante e essencial para sua empresa. Por ele é possível realizar a análise financeira e planejar metas e resultados. Ele também é um grande aliado na contabilidade, pois é por ele que se verificam possíveis erros para uma apuração do resultado do exercício segura e eficaz.

E aí, gostou dessas informações sobre o balancete de verificação? Aproveite e contrate uma plataforma online para seus relatórios, incluindo os balancetes, conheça a solução da Já Calculei, entre em contato conosco!