Contabilidade Financeira: Saiba o que é

Por: | Data: novembro 8, 2021

Contabilidade Financeira

Você sabe o que é contabilidade financeira? Qual a diferença entre a contabilidade financeira e a contabilidade tradicional? Tire todas as suas dúvidas ao longo do conteúdo.

A contabilidade é uma das funcionalidades mais críticas no acelerado mundo dos negócios de hoje, onde os desafios regulatórios e as mudanças nas condições econômicas devem ser monitorados de perto.

No dia a dia, os contadores ajudam as organizações a avaliar e relatar sua saúde financeira, avaliar o impacto financeiro das decisões de negócios e incorporar o planejamento estratégico em seus fluxos de trabalho de gestão.

Eles fornecem insights profundos sobre receitas e despesas, lucros e perdas, passivos e ativos e outros dados financeiros usados ​​em relatórios financeiros.

O que é contabilidade financeira?

A contabilidade financeira é dedicada à coleta de dados e relatórios sobre o desempenho dos negócios e a saúde financeira de uma organização, normalmente por meio de demonstrações financeiras detalhadas.

As declarações são na maioria dos casos, divulgadas interna e externamente por grandes empresas, como aquelas que estão listadas na Bolsa de Valores e devem obedecer a regulamentos e padrões rígidos. Alguns exemplos desses documentos incluem declarações de renda, balanços e declarações de fluxo de caixa.

Vale destacar que embora a contabilidade financeira possa ajudar as organizações a melhorar seus processos internos, seu objetivo principal é manter as partes externas da empresa informadas sobre tendências e dados financeiros históricos.

Os padrões de contabilidade financeira desempenham um papel importante em como as organizações definem políticas e procedimentos internos, criam demonstrações financeiras factuais e divulgam seu desempenho de negócios.

Qualquer pessoa que trabalhe como contador financeiro deve estar familiarizado com as diretrizes de conformidade relevantes e as tarefas contábeis relacionadas à contabilidade financeira.

Contabilidade Online

Qual é a diferença entre a contabilidade tradicional e contabilidade financeira?

A contabilidade tradicional se diferencia da contabilidade financeira, pois ao invés de concentrar os seus esforços em relatórios e demonstrativos financeiros, está mais preocupada em manter a regularidade fiscal da empresa, o que inclui:

  • Envio de declarações fiscais e contábeis ao fisco;
  • Apuração de impostos e emissão de guias;
  • Elaboração do balanço patrimonial;
  • Gestão e cálculo de folha de pagamento;
  • Controle de certidões negativas;
  • Legalização e registro das empresas;
  • Dentre outras atividades importantes.

Por sua vez, a contabilidade financeira dedica o seu tempo e esforços para pegar todos os dados financeiros do negócio e compilá-los em relatórios, indicadores e demonstrações capazes de resumir a situação financeira da empresa.

A contabilidade financeira envolve a organização de todas as transações financeiras registradas no curso das atividades contábeis normais.

Confira as principais declarações geradas pela contabilidade financeira:

  • Balanço: Fornece uma visão da condição financeira atual da empresa, incluindo seus ativos, passivos, posição de caixa e patrimônio líquido.
  • Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC): As demonstrações do fluxo de caixa resumem como o dinheiro entra e sai de sua empresa ao longo de um período de tempo.

Em outras palavras, a Demonstração de Fluxo de Caixa inclui todas as entradas e saídas de dinheiro na forma de receitas e despesas.

  • Demonstração do Resultado do Exercício (DRE): A DRE é um balanço financeiro completo que relaciona todas as entradas e saídas de recursos e apresenta o resultado dos negócios em determinado período.
  • Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL): A DMPL registra as mutações, ou seja, as mudanças no valor do patrimônio líquido das empresas em determinado período.
  • Demonstração do Valor Adicionado (DVA): A DVA demonstra os lucros conquistados e como foram utilizados em determinado período.
  • Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados (DLPA): Por sua vez, a DLPA demonstra como o Lucro Líquido de uma empresa está sendo utilizado.

Por que a contabilidade financeira é importante?

Podemos listar uma série de motivos que demonstram a importância da contabilidade financeira, dentre eles:

A contabilidade financeira é exigida por lei: Declarações como o Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultados do Exercício e Demonstração de Fluxo de Caixa são exigências legais para as empresas, principalmente aquelas listadas na Bolsa de Valores.

As demonstrações financeiras são divulgadas externamente:  As demonstrações financeiras são normalmente divulgadas externamente para consulta por indivíduos dentro e fora da empresa, incluindo:

  • Gestão: As declarações emitidas pela contabilidade financeira permitem que a administração de uma empresa solucione problemas financeiros e planeje o futuro.
  • Investidores: Os investidores utilizam os relatórios fornecidos pela contabilidade financeira para decidir se o negócio é atraente o suficiente para investir.
  • Advogados: Se houver uma ação judicial ou outra ação legal relacionada às receitas ou despesas de uma empresa, os advogados precisarão ser capazes de analisar essas informações.
  • Fornecedores: Os fornecedores podem querer saber as finanças de uma empresa, antes de fornecer bens ou serviços com pagamento a prazo, para garantir que eles serão capazes de pagar suas faturas.
  • Bancos: Se uma empresa deseja um empréstimo, o banco pode solicitar algumas demonstrações financeiras para verificar a capacidade da empresa em pagar o empréstimo dentro do prazo.

Conheça Já Calculei Contabilidade Online

Procurando serviços completos em contabilidade, incluindo relatórios e demonstrativos que apoiem a tomada de decisão e gestão da sua empresa?

Conheça a Já Calculei Contabilidade Online, aqui você tem acesso a uma série de relatórios relacionados a contabilidade financeira, incluindo:

Além disso, você pode contar com o nosso time de contadores para manter todas as obrigações da sua empresa com o fisco em dia, incluindo:

  • Segurança e controle: Consulte os dados e documentos da sua empresa quando e onde precisar com segurança em nossa plataforma web.
  • Obrigações legais: Elaboramos e transmitimos todas as obrigações legais com a Receita Federal e Prefeitura.
  • Impostos: Calculamos todos os seus impostos e emitimos suas guias.
  • Pró-labore dos sócios: Emissão do pró-labore dos sócios e guias para impostos.
  • Folha de pagamentos: Cálculo da folha de pagamentos e holerite dos funcionários.

E, o melhor, tudo isso com uma mensalidade acessível e que cabe no orçamento da sua empresa.

Deseja saber mais e tirar as suas dúvidas sobre os nossos serviços? Clique aqui e entre em contato conosco, agora mesmo!

Contabilidade Online