Por: Já Calculei | Data: abril 7, 2022
O ROI é uma ferramenta poderosa para medir retornos e fazer para o futuro. Neste conteúdo, você vai encontrar tudo o que precisa entender sobre o conceito e também sobre o como calcular o ROI.
Nos negócios, medir o retorno do investimento em qualquer coisa, desde novos produtos, a equipamentos a serem adquiridos, pode ser uma ferramenta poderosa.
Calcular o ROI de investimentos potenciais pode ajudá-lo a prever melhor as áreas de sua empresa em que vale a pena investir, bem como aquelas em que a melhor escolha é reduzir os investimentos.
Em outras palavras, com o auxílio desse poderoso indicador, gestores, empresários e investidores podem identificar com clareza, onde aplicar seus recursos em busca do melhor retorno financeiro.
ROI significa Retorno sobre o Investimento, uma métrica e indicador de rentabilidade usado para determinar se um investimento em seu negócio é eficiente e rentável.
O ROI leva em consideração o retorno que um investimento pode oferecer em contrapartida ao seu custo inicial.
Considerar o ROI o ajudará a determinar quanto benefício ou lucro você pode obter em troca de um investimento de tempo, dinheiro ou recursos.
Em outras palavras, quanto maior o retorno que um investimento é capaz de oferecer, maior o seu ROI.
A fórmula para calcular o ROI é representada pela seguinte equação:
ROI = (receita – custos e investimentos) / custos e investimentos
Para facilitar o seu entendimento sobre o ROI e a sua importância na gestão empresarial, vamos a um exemplo prático, com base em uma campanha de marketing para vendas:
Suponha que sua empresa esteja pensando em comercializar um novo urso de pelúcia para o Dia dos Namorados.
Para este exemplo, você acompanha as vendas do novo produto por meio de um código promocional utilizado na campanha.
A campanha de marketing veiculada pela empresa custou R$ 600,00 para ser executada e ao final a sua empresa obteve R$ 2.000,00 de lucro com as vendas do produto anunciado.
Seu lucro ou prejuízo (retorno sobre o investimento) é calculado considerando os lucros com a campanha (R$ 2.000) e seus custos de marketing. Nesse caso, seu lucro líquido foi de R$ 1.400,00.
Agora, vamos aplicar isso à fórmula do ROI:
ROI = (receita – custos e investimentos) / custos e investimentos
ROI = (R$ 2.000,00 – R$ 600,00) / R$ 600,00 = 2,33
Nesse caso, seu ROI é de 233%.
Embora essa métrica não leve em consideração o risco ou o tempo para esta campanha de marketing, ela pode lhe dar uma ideia de como as campanhas futuras podem ser e quanto você pode ganhar ou perder, e o tamanho do retorno possível.
Dito isso, é importante esclarecer que um bom retorno sobre o investimento pode ser relativo a depender dos cenários e objetivos de cada negócio. T
Talvez, você analise esses 233% e pense que não vale a pena investir nesse tipo de campanha de marketing ou então, sinta que esse é um bom número e, portanto, decide que investirá em futuras campanhas de marketing semelhantes no futuro.
Veja também: Margem Bruta: entenda o que é e como calcular
Um ROI positivo significa que você está recebendo um bom retorno do seu investimento. Por outro lado, um ROI negativo significa que o custo supera a receita, ou seja, você está ficando no prejuízo.
O ROI é utilizado para ajudá-lo a prever melhor suas futuras decisões de negócios, então pode ser que um retorno de 10%, 30% ou 50% do seu investimento seja o que você gostaria de ver como retorno para seguir em frente.
Existem várias maneiras de usar um cálculo de ROI para procurar oportunidades de investimento em seu negócio.
Aqui estão alguns exemplos:
Você pode usar cálculos de ROI como uma espécie de indicador financeiro que lhe ajudará a definir se deve explorar ou não diferentes tipos de investimentos relacionados ao seu negócio.
No entanto, é importante destacar que esse cálculo não incluirá riscos, dentre outros fatores que também são de grande importância.
Sendo assim, considere usar ferramentas adicionais ou procurar a orientação de um profissional especializado para obter uma visão completa da saúde financeira dos seus negócios, e com isso, gerenciar melhor o seu fluxo de caixa.
Veja também: Break Even: o que é e como calcular
A análise do ROI pode oferecer uma série de benefícios para as empresas, incluindo:
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