O que é ativo? Saiba mais sobre os bens e direitos de uma empresa

Por: | Data: abril 7, 2022

O que é ativo

O ativo é um elemento fundamental na contabilidade de uma empresa, pois a partir da combinação de ativos e passivos podemos elaborar o balanço e as demonstrações financeiras.

Sabendo da importância do tema, decidimos preparar um conteúdo completo sobre o assunto, fornecendo orientações para que você retire de forma definitiva, todas as suas dúvidas sobre o ativo na contabilidade.

Deseja saber mais sobre o ativo e compreender a sua importância para as empresas? Continue conosco e acompanhe esse conteúdo até o final.

Abrir Empresa

O que é ativo na contabilidade?

Ativo é o conjunto de bens, direitos e outros recursos que a empresa possui, sejam eles tangíveis ou intangíveis, dos quais é provável que se possa obter benefícios no futuro.

Podemos distinguir o ativo em:

Ativo não circulante: Bens e direitos adquiridos com a intenção de permanecer na empresa por mais de um ano, que não tenham sido adquiridos para fins de venda.

  • Exemplo: máquinas e imóveis.

Ativo circulante: Bens e direitos adquiridos com a intenção de permanecer na empresa por menos de um ano.

O que é patrimônio na contabilidade?

Na contabilidade, diversos conceitos estão interligados entre si e são peças fundamentais para o bom entendimento dos aspectos contábeis, um desses conceitos é o de patrimônio.

Para que você tenha uma compreensão geral e efetiva sobre o que é ativo e a sua aplicação na contabilidade, é fundamental que conheça o que é patrimônio e como funciona a sua composição.

Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculadas a uma determinada entidade, com ou sem fins lucrativos, utilizados na consecução de seus objetivos.

Bem: É qualquer coisa que satisfaz a necessidade humana e que pode ser avaliado economicamente.

  • Exemplo: Imóveis, veículos, máquinas, etc.

Direito: São todos os créditos de uma empresa contra terceiros. Referem-se a uma operação que, no futuro, será transformada em dinheiro, logo em bem.

  • Exemplo: duplicatas a receber, adiantamentos a fornecedores, etc.

Obrigações: São os débitos (dívidas) da empresa com terceiros. São bens de propriedade de terceiros que se encontram em poder da empresa.

  • Exemplo: duplicatas a pagar, impostos a recolher, etc.

Patrimônio Líquido: Em uma equação patrimonial o patrimônio líquido é o resultado dos bens e direitos (ativo) – obrigações (passivo).

De acordo com as normas contábeis, o patrimônio líquido de uma entidade pode ser positivo, negativo ou nulo.

Equação patrimonial e composição de ativo e passivo

Dos itens listados acima e que entram para a composição do patrimônio, temos os bens e direitos, que juntos são os responsáveis por constituir o ativo de uma empresa.

Por sua vez, temos também as obrigações, que em conjunto com o patrimônio líquido forma o lado passivo de um balanço patrimonial.

Patrimônio
Ativo Passivo
Bens

 

Direitos

Obrigações

 

Patrimônio Líquido

A contabilidade atribui um nome a cada um dos lados do gráfico, em forma de T, chamando de ATIVO o conjunto de bens e direitos que formam o conjunto de elementos “positivos” do patrimônio.

Ao lado direito do gráfico chamamos de PASSIVO, temos o conjunto composto pelas obrigações, que formam o grupo de elementos “negativos” da entidade e representam as “origens” de recursos.

Do lado direito também aparece um outro grupo de elementos, chamado de PATRIMÔNIO LÍQUIDO, que representa a diferença entre ATIVO e PASSIVO.

Sendo assim, temos a seguinte equação:

Patrimônio Líquido = Bens + Direitos – Obrigações

O que é ativo circulante?

O ativo das empresas é separado em dois grupos: ativo não circulante e ativo circulante.

Essa divisão leva em consideração o prazo para conversão dos bens que compõem o ativo em dinheiro.

Sendo assim, são considerados itens do ativo circulante, aqueles que registram dinheiro em espécie, como conta caixa, banco e aplicações financeiras.

Também entram no grupo do ativo circulante, os bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro no curto prazo, ou seja, até o término do ano seguinte ao fechamento do balanço patrimonial.

Na prática, isso significa que no balanço patrimonial encerrado em 31 de dezembro de 2021, todos os bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro até 31 de dezembro de 2022, entram como ativo circulante.

De acordo com o art. 179 da Lei 6.404/76, temos o seguinte conceito para ativo circulante:

Art. 179. As contas serão classificadas do seguinte modo:

        I – no ativo circulante: as disponibilidades, os direitos realizáveis no curso do exercício social subsequente e as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte;

Contabilidade Online

O que é ativo não circulante?

Por sua vez, o ativo não circulante é representado pelo grupo de bens e direitos que não pode ser convertido em dinheiro no curto prazo, ou seja, em até 12 meses.

Na prática, isso significa que no balanço patrimonial encerrado em 31 de dezembro de 2021, todos os bens e direitos que não podem ser convertidos em dinheiro até 31 de dezembro de 2022, entram como ativo não circulante.

De acordo com o art. 179 da Lei 6.404/76, temos o seguinte conceito para ativo não circulante:

Art. 179. As contas serão classificadas do seguinte modo:

 II – no ativo realizável a longo prazo: os direitos realizáveis após o término do exercício seguinte, assim como os derivados de vendas, adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas ou controladas (artigo 243), diretores, acionistas ou participantes no lucro da companhia, que não constituírem negócios usuais na exploração do objeto da companhia;

Importância do balanço patrimonial na contabilidade

Ao longo desse conteúdo você descobriu o que é ativo e a sua relevância para composição do balanço patrimonial na contabilidade.

Diante disso, vale destacar que além de obrigatório, o balanço patrimonial possui outras finalidades importantes, dentre as quais, podemos citar:

  • Auxilia na análise financeira dos negócios;
  • Serve de base para uma série de obrigações contábeis;
  • Auxilia na elaboração de relatórios e demonstrativos diversos;
  • É um importante instrumento para o planejamento tributário das empresas;
  • É considerado um importante instrumento para auxiliar nas tomadas de decisão.

Você acompanha a evolução do ativo, do passivo e do balanço patrimonial da sua empresa como um todo?

Conte com o apoio e assessoria de uma contabilidade que está realmente preocupada com os resultados dos seus negócios. Venha para a Já Calculei Contabilidade Online.

Clique aqui e entre em contato conosco para conhecer mais sobre os nossos planos e serviços.