Balancete contábil: O que é e qual a sua importância

Por: | Data: novembro 30, 2021

Balancete contábil

Você sabe o que é e qual a importância de um balancete contábil para a gestão empresarial? Qual a diferença entre balanço e balancete?

A contabilidade com seus demonstrativos, documentos, relatórios e termos técnicos costuma gerar uma série de dúvidas nos empresários e empreendedores.

No entanto, como a nossa proposta é facilitar sua vida, descomplicar e desburocratizar a contabilidade, decidimos montar um conteúdo completo com tudo o que você precisa saber sobre o balancete contábil.

Você costuma analisar o balancete contábil enviado pela sua contabilidade ou por considerar um relatório complexo, acaba deixando esse importante instrumento de gestão de lado?

Se você não analisa e acompanha o balancete contábil da sua empresa, continue conosco, vamos auxiliar você a descomplicar e compreender esse documento.

Contabilidade Online

O que é e para que serve o balancete contábil?

Muitos empresários desconhecem a importância do balancete contábil e como esse importante documento e demonstrativo preparado pela contabilidade pode ser útil para a gestão dos seus negócios.

Por meio do balancete, gestores, empresários e administradores podem obter um panorama geral das empresas que administram e um demonstrativo de todas as contas com os seus respectivos saldos.

Devido às suas características, esse documento pode ser emitido em intervalos menores que um balanço, por exemplo, auxiliando na gestão estratégica de curto prazo.

Em alguns casos, os balancetes também podem ser solicitados por bancos e fornecedores que desejam conhecer melhor a saúde financeira de uma empresa, antes de conceder empréstimos, financiamentos ou fornecer produtos a prazo.

Qual a diferença de balanço e balancete contábil?

Balancete contábil e balanço patrimonial possuem nomes parecidos, e por isso, são motivo de dúvida para muita gente. No entanto, os demonstrativos em questão possuem algumas diferenças importantes.

Na prática, o balancete é capaz de demonstrar as contas de ativos, passivos, receitas e despesas de forma detalhada a partir de qualquer período solicitado pelo interessado, funcionando como uma espécie de extrato bancário.

Por sua vez, o balanço é um relatório sintético, que agrupa as contas em ativo e passivo e é emitido apenas ao final de um exercício, a fim de apurar o resultado da empresa (lucro ou prejuízo) em determinado período.

Quais empresas estão obrigadas a apresentar o balanço patrimonial?

De acordo com o artigo 1.179 do Código Civil, todas as empresas estão obrigadas a preparar um balanço patrimonial anual, confira:

“Art. 1.179. O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico. ”

Por sua vez, não há qualquer obrigação quanto à elaboração e apresentação do balancete, apesar deste ser um importante documento de apoio na tomada de decisões e gestão empresarial.

O que compõe um balancete?

Um balancete é composto basicamente, por contas do ativo, passivo e patrimônio líquido.

Abaixo você confere a definição de cada item, segundo as normas contábeis em vigor

Ativo: Ativo é um recurso econômico presente controlado pela entidade como resultado de eventos passados.

Em outras palavras, podemos classificar como ativo, o patrimônio de uma organização, incluindo saldo em caixa, contas bancárias, estoque e imóveis.

Passivo: Passivo é uma obrigação presente da entidade de transferir um recurso econômico como resultado de eventos passados.

Em outras palavras, podemos classificar como ativo, as dívidas e compromissos assumidos por uma organização, incluindo contas a pagar, empréstimos e financiamentos.

Patrimônio Líquido: Patrimônio Líquido a participação residual nos ativos da entidade após a dedução de todos os seus passivos.

Em outras palavras, podemos dizer que o patrimônio líquido é o resultado do Ativo – Passivo.

O patrimônio líquido pode ser positivo (quando uma organização tem mais ativos que passivos) ou negativo (quando uma organização tem mais passivos que ativos).

Como se faz um balancete contábil?

O balancete contábil é um demonstrativo preparado pela contabilidade a partir das movimentações de uma empresa ou organização em determinado período.

Dentre as contas que normalmente estão presentes em um balancete contábil, podemos destacar:

Ativo

  • Disponível;
  • Duplicatas a Receber;
  • Estoques;
  • Outros Créditos;
  • Investimentos;
  • Ativo Imobilizado.

Passivo

  • Fornecedores;
  • Contas a Pagar;
  • Empréstimos e Financiamentos;
  • Tributos a Pagar;
  • Obrigações Trabalhistas e Previdenciárias;
  • Empréstimos e Financiamentos.

Patrimônio Líquido

Para ter acesso a um balancete contábil completo, com informações precisas que sirvam de apoio para a gestão da sua empresa, conte com o apoio e assessoria da Já Calculei Contabilidade.

Aqui na Já Calculei você encontra serviços completos em contabilidade para a sua empresa, incluindo:

Obrigações Legais: Elaboramos e transmitimos todas as obrigações legais com a Receita Federal, Governo do Estado e Prefeitura.

Impostos: Calculamos todos os impostos da sua empresa e emitimos as guias para pagamento.

Folha de Pagamento: Calculamos e emitimos a folha de pagamento e o holerite dos funcionários.

Relatórios Contábeis: Elaboramos e emitimos todos os relatórios contábeis da sua empresa, incluindo:

  • DRE;
  • Balanço Patrimonial;
  • Balancete Contábil;
  • Livro Caixa;
  • Livro Razão;
  • Dentre outros.

Nossos relatórios e demonstrativos são preparados por contadores especializados e registrados no CRC – Conselho Regional de Contabilidade.

Com o apoio e assessoria de profissionais especializados a sua empresa conta com a segurança e tranquilidade que precisa para crescer, tendo a certeza de que todas as suas obrigações com o fisco estão sempre em dia.

Além disso, sempre que necessário, você pode entrar em contato conosco, por meio de um dos nossos canais de atendimento, são eles: 

  • Chat;
  • WhatsApp;
  • E-mail;
  • Telefone (0800).

Como funcionam os serviços da Já Calculei Contabilidade?

Agora que você já sabe o que é um balancete contábil, veja como funcionam os nossos serviços:

  1. Ao assinar um dos nossos planos você tem acesso a uma plataforma web completa;
  2. Envie mensalmente os movimentos da sua empresa, como notas fiscais e extratos;
  3. Nossos contadores registram as movimentações, apuram os impostos, geram as guias, folha de pagamento, obrigações acessórias e relatórios, dentre eles o balancete contábil;
  4. Por fim, você acessa a nossa plataforma web e efetua o download de todos os documentos.

Simples, prático e eficiente como uma contabilidade deve ser. Ficou com alguma dúvida? Deseja saber mais? Clique aqui e entre em contato conosco!

Contabilidade Online