Livro Razão: O que é e para que serve

Por: | Data: novembro 23, 2021

Livro Razão

Você já ouviu falar sobre Livro Razão na contabilidade, sabe o que é e para que serve esse importante documento?

Nesse conteúdo, vamos apresentar o Livro Razão com todos os seus detalhes e características, a fim de tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, não deixe de conferir!

O que é e para que serve o Livro Razão?

O Livro Razão é um controle utilizado na contabilidade para registro em ordem cronológica de todas as movimentações registradas no Livro Diário, agrupadas por contas e subcontas.

Com o apoio do Livro Razão na contabilidade, é possível controlar a movimentação e o saldo de todas as contas contábeis de uma empresa de forma separada, o que permite aos interessados, apurar os seus saldos e resultados.

Em outras palavras, podemos dizer que o Livro Razão é um histórico detalhado de transações e o saldo das contas que compõem o plano de contas e o balanço patrimonial de uma empresa.

Além de contribuir para a gestão dos negócios, esse tipo de livro é essencial como fonte de dados para a elaboração de relatórios contábeis como o balancete e o balanço patrimonial.

Livro Razão é obrigatório?

Apesar de ser importante para toda e qualquer empresa, o Livro Razão é obrigatório apenas para aquelas que estão enquadradas no regime tributário do Lucro Real.

Além de obrigatório para empresas do Lucro Real, o Livro Razão precisa ser elaborado por um contador com registro no CRC – Conselho Regional de Contabilidade.

Por sua vez, é importante destacar que apesar de dispensadas, caso venham a apresentar o Livro Razão, as empresas do Simples Nacional ficam isentas da apresentação do Livro Caixa conforme determina a Resolução n° 140/2018, do Comitê Gestor do Simples Nacional.

  • 3º A apresentação da escrituração contábil, em especial do Livro Diário e do Livro Razão, dispensa a apresentação do Livro Caixa. (Lei Complementar nº 123, de 2006, art. 2º, inciso I e § 6º)

Quais são as características do Livro Razão?

De acordo com a legislação em vigor, o Livro Razão precisa seguir uma apresentação específica, com base nas seguintes características, confira:

  • Nome e código da conta contábil;
  • Data de lançamento com dia, mês e ano da ocorrência do fato;
  • Histórico de lançamento com a descrição do movimento;
  • Valor da movimentação;
  • Indicação da natureza do saldo escriturado (devedor ou credor).

Vale destacar que quando impresso, o Livro Razão precisa ser encadernado em capa dura.

Contabilidade Online

Como se faz o Livro Razão?

O Livro Razão é feito por um serviço de contabilidade a partir das movimentações financeiras e patrimoniais das empresas ao longo do tempo.

A sua empresa ainda não escritura o Livro Razão? Saiba que manter a contabilidade, suas demonstrações e livros contábeis em dia é um dever de toda e qualquer empresa, conforme determina o artigo 1.179 do Código Civil.

Sendo assim, a empresa que mesmo obrigada, não mantém a escrituração dos seus livros em dia fica sujeita a multas e sanções a serem aplicadas pelo fisco. Confira o que diz a lei:

“Art. 1.179. O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.”

Quais são os principais livros usados na contabilidade?

Vale destacar que além do Livro Razão temos outros livros importantes na contabilidade, são eles:

Livro Diário: O Livro Diário registra todas as movimentações contábeis e financeiras das empresas, incluindo seus respectivos valores, data, local, histórico e valor.

As empresas obrigadas ao preenchimento deste livro, também estão obrigadas a transmitir as suas informações para a Receita Federal por meio do SPED.

Livro Caixa: No livro caixa são registradas todas as movimentações financeiras relacionadas às contas bancárias e ao próprio caixa da empresa, sendo um documento fundamental para a elaboração do DFC – Demonstrativo de Fluxo de Caixa.

Livro de Inventário: Por sua vez, o Livro de Inventário, é utilizado para registro e controle de todas as movimentações envolvendo mercadorias e bens.

Livro de Apuração do Lucro Real – Lalur: Por fim, temos o Livro de Apuração do Lucro Real que é utilizado para o controle de adições, exclusões e compensações de empresas do Lucro Real.

Como fazer o livro razão da minha empresa?

Agora que você já sabe o que é Livro Razão e conhece as suas principais características, é hora de manter a escrituração desse importante livro em dia para evitar problemas com o fisco e manter a sua empresa em dia.

Seu contador não fornece o Livro Razão e outros livros importantes para a sua empresa? Então, não perca mais tempo, venha para a Já Calculei Contabilidade Online!

Aqui você tem acesso a um serviço completo de contabilidade que não só garante que a sua empresa permaneça em dia com o fisco, como também, apoia a gestão dos seus negócios.

Venha para a Já Calculei, conte com o apoio do nosso time de especialistas e com todos os benefícios que o serviço de contabilidade online que mais cresce no Brasil pode oferecer para o seu negócio!

Com a Já Calculei você pode trocar de contador em poucos passos e sem qualquer complicação, veja como é fácil:

  1. Inicie o seu cadastro pelo nosso chatbot, clicando aqui;
  2. Escolha um dos nossos planos e efetue o pagamento da primeira mensalidade;
  3. Por fim, a nossa equipe entrará em contato com a sua contabilidade anterior, solicitando os documentos necessários para migrar a sua empresa.

Deseja saber mais sobre os nossos serviços em contabilidade? Entre em contato conosco e fale com um dos nossos especialistas!

Atendemos empresas de todo o país! Não perca mais tempo, conte com o apoio do nosso time e descomplique a contabilidade da sua empresa!

Com mensalidades a partir de R$ 99,00 você mantém todas as obrigações da sua empresa em dia com o fisco, tem acesso a uma plataforma web disponível 24 horas por dia e muito mais!